Minilua

A estrutura mais complexa do Universo

A humanidade evoluiu muito, a ponto de conhecer várias coisas que fazem parte do nosso Universo, indo de simples átomos até as complexas galáxias. E mesmo assim a estrutura mais complexa que o homem descobriu até hoje está dentro dele:

 

Uma máquina de pensar

Tendo apenas 2% de toda a massa de nosso corpo, o cérebro suga 25% do oxigênio que respiramos e 20% de toda a nossa energia. Ou seja, mais de um quarto de tudo que precisamos para viver é direcionado para o cérebro, afinal essa máquina poderosa precisa de muita energia.

Com 100 bilhões de neurônios trabalhando freneticamente, o cérebro consegue processar 100 milhões de MIPS (Million computer Instructions Per Second, em tradução livre: Milhão de instruções computacionais por segundo). Se ele fosse um computador normal, gastaria tanta energia que precisaríamos duas ou três Itaipus só para fazê-lo funcionar. Felizmente a evolução o deixou bem afinado, assim, para realizar tantas coisas, ele usa apenas a energia necessária para uma lâmpada.

Além de ter a capacidade de processamento de mais de 500 dos melhores processadores atuais juntos, ele consegue guardar na memória mais de 3 terabytes de informação, podendo chegar aos 10 em um cérebro bem treinado.

Ao contrário de um computador que precisa de novas peças para ficar melhor, o cérebro precisa apenas que você o treine. Muitas pesquisas mostraram que quando estimulado, o cérebro se fortalece, melhorando as ligações internas e nos deixando mais inteligentes. Para isso basta fazer ele resolver problemas complexos, manter o corpo em boa forma e estimular “sua cabeça” sempre que der.

A estrutura mais complexa do Universo

Com todos esse poder e complexidade incrível, o cérebro é de longe a estrutura mais complexa que a humanidade conhece, nem mesmo as maiores galáxias são tão complexas como ele.

E apesar de todo conhecimento que já existe sobre tal órgão, ainda estamos longe de sabermos realmente como ele funciona totalmente, como as memórias são guardadas, como consegue ser tão eficiente e rápido.

Talvez chegue o dia em que nossos computadores serão mais rápidos que nosso cérebro e que todos mistérios dele sejam desvendados, ou mesmo o dia em que ele deixe de ser a maior complexidade que conhecemos, mas até lá, essa maravilha da evolução está dentro da sua cabeça. Então o use!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/