Minilua

Estudos científicos que vão fazer seu dia mais feliz

A ciência sempre está buscando a resposta para alguma pergunta. Infelizmente, a verdade que ela acaba descobrindo nem sempre é boa, mas em algumas ocasiões, as descobertas podem ser uma alegria para todos nós:

Tente coisas novas

Um estudo conduzido por Rich Walker, na Winston-Salem State University, envolvendo mais de 30 mil eventos da vida cotidiana de 500 pessoas, revelou qual é o caminho para uma vida mais positiva e alegre.

Hoje em dia é muito normal ouvirmos que alguém só reclama ou vive falando mal de tudo. E para sair dessa paranoia de “mundo ruim” existe uma ótima saída. A pesquisa de Rich revelou que a melhor maneira de fazer alguém ver a vida com “outros olhos” é experimentar novas experiências.

Você gosta de jogar futebol aos domingos? Esqueça! Esse final de semana jogue vólei. Você gosta de beber com os amigos no bar. Esqueça! Dessa vez vá a uma cafeteria ler um livro. Você vai acampar de novo? Que tal pular de paraquedas?

Segundo a pesquisa, novas experiências são a chave para um mundo melhor dentro de nossa própria cabeça, por isso, saia da rotina e nunca deixe uma oportunidade para uma nova experiência passar.

Velhas fotos

Existem diversas coisas que fazemos quando estamos de mau humor na tentativa de melhorar o ânimo e alegrar o dia. Mas talvez você nunca tenha pensado em fazer algo que pode, cientificamente, melhorar seu humor para valer.

O estudo feito pela United Kingdom’s Open University mostrou que ver fotos antigas é o melhor remédio para a tristeza. Durante a pesquisa, os psicólogos mediram o estado de espírito das pessoas em diversas situações. Primeiros eles viam o humor do voluntário, depois deixavam ele fazer algo que lhe deixava bem e feliz, depois mediam “o novo humor”.

Muitas pessoas bebiam, comiam chocolate, olhavam TV ou navegavam na internet. Mas o resultado na melhora de humor nesses casos ficou nulo ou no máximo chegou a 1%. A grande surpresa veio com uma atividade pouco comum: olhar fotos antigas. Curtir o passado por meio de imagens conseguiu melhorar o humor das pessoas em 11%.

Por isso, se o seu dia não está sendo dos melhores, curta umas boas fotos antigas.