Legalização da eutanásia: Você é a favor ou contra?

 - Eutanásia, ainda hoje, um dos assuntos mais polêmicos. Em nossa sociedade, fruto de debates e discussões recorrentes.

- A prática em si, pode ser catalogada de duas formas principais: a passiva e ativa. Esta última, com o consentimento total do paciente.

- Ciente de seu estado, este poderá optar “pelo fim de sua vida”, resultando, pois, no encerramento de um ciclo.

- Entre os defensores da prática, a co-relação entre dor e sofrimento. Já para os grupos contrários, a usurpação do direito a vida.

- Em todo o mundo, a sua recorrente difusão. Na Holanda, por exemplo, a sua legalidade plena. Por aqui, o assunto é ainda questionável. O mesmo, aliás, é válido para Portugal, onde a ação é tratada como ilegal. 

  1. Nátalie Jaded

    22 de janeiro de 2013 em 18:01

    Sou a favor, acho que para uma pessoa chegar ao ponto de pensar em uma eutanásia é por que o sofrimento dela é insuportável, um absurdo é vc obrigar uma pessoa a sofrer lentamente até morrer , a vontade deve vir do paciente sempre, ao menos que ele não tenha condições de responder por si

  2. Rafael Corrêa

    2 de janeiro de 2013 em 09:48

    eu sou a favor pq a vida é de cada um e nós temos o direito de fazer oq quisermos com ela. quero ver uma dessas pessoas contra a eutanásia ficar tetraplégica (assim que escreve?), cega, surda e muda, duvido q essa pessoa ainda teria vontade de viver :/

  3. Lil west evil

    7 de setembro de 2012 em 09:54

     Eutanásia…lindo nome esse da sua mae hein tobi

  4. Antonio Beteli

    22 de agosto de 2012 em 08:44

    Acho a eutanásia um direito da pessoa, assim como doar orgãos, deve ser autorizada se a pessoa está de posse de todas as suas faculdades mentais. Uma vez que cada um tem a sua religião, ou não tem nenhuma, pq quem não segue religião nenhuma tem que se submeter a idéias religiosas alheias. A lei civil nunca deve ser baseada em religião, pois se fossemos seguir ditames religiosos existentes até hoje, talvez ainda estivessemos na idade da pedra. Libertemos-nos de dogmas religiosos e seremos donos de nossas vidas. Afinal, Deus não nos criou cativos, mas sim livres. 

  5. Eddie Vedder

    8 de agosto de 2012 em 15:33

    A pessoa não pode morrer…

  6. Raposa fêmea

    22 de maio de 2012 em 17:57

    se a pessoa estiver a sofrer, se quiser talvez seja um caso a pensar.. mas mesmo assim não concordo muito.

  7. juggernaut t

    13 de abril de 2012 em 01:45

    Observaçoes antes da minha resposta: eu acredito em Deus como meu salvador etc…
    Se Deus me deu o livre arbitrio certamente eu uso como bem quero, seja para decidir se quero ou nao a vida. O mais importante é lembrar-se que a vida em si para nos humanos é o bem mais prescioso, e enquanto estamos vivos procuramos o mais auto patamar de satisfaçao, ou seja a auto-realizaçao.
    Obviamente nao podemos conquistar a auto-realizaçao em uma casca que chamamos de corpo que encontra-se em estado de decomposiçao ou inapta a realizar qualquer atividade fisica.
    Se o paciente em casos comuns venha a solicitar a eutanasia, que a ele seja concedido.
    se o estado for grave e do paciente nao ouver resposta, que os familiares decidam.
    Assim como decidimos doar orgaos apos o falecimento de nossos corpos, assit tambem devemos decidir sobre a eutanasia.

    • juggernaut t

      13 de abril de 2012 em 01:59

      Fiquei feliz em saber que de acordo com a lei eu nao tenho o direito de morrer.
      Deve ser essa lei que deu origem aos seriados de zumbis, a pessoa morre, o governo lhe nega o direito a morte, ai ela volta com o corpo cheio de problemas e inicia o apocalipse ^^
      Sou imortal e nem sabia =D
      Acho que o mesmo cara que criou a ideia da cadeira eletrica e pena de morte, foi o mesmo que deu aos governos o direito de negar aos individuos em estados terminais o direito a eutanasia ¬¬
      Aqui no Brasil sera que vai ter eleiçao para que eu cidadao de uma sociedade decida se em meu pais vai ter pena de morte e direito a eutanasia, ou sera que meu governo ira decidir isso sem consultar-nos??

  8. Gabriel Sales

    18 de janeiro de 2012 em 02:09

    MAS Q P#### É EUTANÁSIA???

  9. Uzumaki Nagato

    17 de janeiro de 2012 em 15:48

    Todos tem o direito de morrer quando e como quiserem,si vc ja viveu o quanto vc queria vive vc pode morre quem decide si quer ou não é a pessoa,não adiantas as igrejas interferirem,nem parentes,amigos etc..O que importa é a vontade da pessoa e chega de deixar a igreja quere domina tudo,ja passo a época das trevas,onde a igreja governava e fazia o q bem indendesse.Ja ta mais do q na hora da humanidade percebe onde acaba a crensa e começa a realidade!É isso q eu tenho a dizer

  10. Amina Munsy

    7 de dezembro de 2011 em 13:33

    sou contra, nao existe eutanasia com o consentimento da pessoa.é o mesmo k perguntar “podemos mater te? é k ja nao aguentamos vir aki ao hospital todos dias”.Deus permitiu k a pessoa continuasse conosco por algum motivo…parabens pelo site, to viciada e entro todos os dia. bjns

    • Uzumaki Nagato

      17 de janeiro de 2012 em 15:53

      Vc esta falando errado “Deus” ti deu a vida e acabo.O q vc faz com ela não tem nada a ve com “Ele”!Vc vive como quiser,”Ele” só espera q vc seja feliz independente do q vc faça,independente si é certo ou errado pra sociedade ou pra qualquer religião do mundo,o ÚNICO Q CUIDA DA SUA VIDA É VC MSM,e si vc ta vivo não é pq “Deus” permitiu é pq vc não concluiu seu propósito

  11. Yasmim Magalhães

    14 de outubro de 2011 em 22:24

    Quando amamos demais uma pessoa simplismente nao queremos vê-la partir, simples assim. Ter a decisão de vida ou morte de uma pessoa nas mãos não deve ser fácil, vê-la sofrer também não, mas penso que todos merecem uma chance.

  12. Natália Soares

    5 de outubro de 2011 em 14:14

    sabe eu fico em duvida sobre esse asunto !!

  13. Raphaella Gonçalves

    18 de setembro de 2011 em 01:05

    Sou a favor.No caso da professora francesa Chantal Sebiré por exemplo,tinha um tipo raro de câncer, irreversível,e que causaria a morte dela pra todos os efeitos…O máximo que ela poderia fazer é retardar um pouco a doença.Daí ela teve que pedir autorização para o Nicolas Sarkozy para que fosse feita a eutanásia,mas o pedido dela foi rejeitado.Resultado:Ela passou o resto da vida que tinha com enxaquecas fortíssimas,cega,sem olfato,sem paladar e com o rosto desfigurado…Ela se matou tomando remédios!

    Agora eu me pergunto,será que valeria a pena dar continuidade à essa “vida”? Duvido! 

  14. Iori Yagami

    4 de setembro de 2011 em 22:45

    a favor e horrível ve uma pessoa sofre numa cama de hospital 

  15. Brendow washington

    4 de setembro de 2011 em 20:57

    Completamente a favor…… quando a medicina consegue dar uma cura a pessoa quando tem alguma chance mesmo sendo minima tudo bem convem manter aquele ser vivo vivo….Agora quando não quando não a nada a fazer quando a vida daquela pessoa e so sofrimento que so esta viva pelas maquinas feitas ´por mão humanas e direito da pessoa e dos seus familiares a deixar a vida seguir o seu curso Natural ou seja a morte…… agora e serio morro de medo que algun dia isso aconteça cmg todos estamos sujeitos a isso seja de um tombo bobo em uma escada em uma tarde de domingo ate mesmo uma queda de para quedas…….. isso e muito complicado mas eu preferiria a morte (que Deus nos proteja de qualquer mau)

  16. Ernandes,Conde de Melo

    4 de setembro de 2011 em 00:51

    Não sou a favor.Já aconteceu com meu pai.Ele ficou 3 anos em coma irreversivel e eu lutei na justiça pelo direito dele ficar vivo e com tratamentos custeados pelo plano de saúde.Não me arrependo nem um dia de ter cuidado dele e garanto que mesmo nessa situação ele preferiria viver à morrer.No brasil eutanásia é crime e nem de brincadeira eu proporia um absurdo desses.Ele morreu agora em maio.aprendi muito e a vida continua.não vou carregar nenhum peso na consciencia pois não fui responsável pela morte de ninguem.

  17. Robert J

    4 de setembro de 2011 em 00:49

    =/ triste

  18. Franco Viali

    4 de setembro de 2011 em 00:04

    Totalmente a favor tbm..
    c for pra eu vive nesse sofrimento eu prefiro morre sim…

  19. F

    3 de setembro de 2011 em 23:55

    Totalmente a favor. É um absurdo ampliar o sofrimento de alguém por fé pessoal. Puro egoísmo e mau-caratismo.

  20. Luiz Dutra

    3 de setembro de 2011 em 22:36

    Sou a favor. Viver é um direito, não uma obrigação.

  21. Paulo Gomes

    3 de setembro de 2011 em 17:15

    Sou contra, não faria em pessoas da minha família, mas se outras pessoas querem fazr LIBERA!!

  22. estanys

    3 de setembro de 2011 em 10:52

    assunto muit polemico

  23. Yuzo Ueti

    3 de setembro de 2011 em 05:40

    Sou contra o sofrimento..com ênfase nessa parte..

  24. K'

    3 de setembro de 2011 em 02:17

    Cara, eu sou a favor.
    Esse situação nunca aconteceu com ninguém da minha família, mas se um dia acontecesse, eu optaria em por um fim na sofrimento dele(a). Se um dia eu ficasse eu uma situação dessas, onde eu ficaria condenado a passar o resto da minha vida em uma cama de hospital cheio de tubos e aparelhos, eu preferiria que acabassem com o meu sofrimento tbm.

    • ShiniWolF,The Chaotic Darkness

      3 de setembro de 2011 em 09:13

      irado essa foto no seu avatar

    • ShiniWolF,The Chaotic Darkness

      3 de setembro de 2011 em 09:12

      somos 2 cara

  25. Rodolfo Metz

    2 de setembro de 2011 em 23:15

    No caso de uma Eutanásia ativa eu sou totalmente a favor. Uma pessoa mentalmente sã, consciente de seu estado deve ter o direito de escolher uma morte rápida e indolor, ao invés de ficar semanas, meses ou anos sofrendo, sabendo que terá um mesmo fim.

  26. Onigiri Heidi

    2 de setembro de 2011 em 22:39

    Sou a favor… Principalmente no caso de pacientes c doenças terminais. Com os avanços da medicina cada vez mais capaz de prolongar a vida do paciente, mas ate onde isso é prolongar a vida com qualidade e dignidade ou manter se vivo apenas sendo uma distanasia (prolongamento da dor e sofrimento artificialmente) do mesmo? Sou extremamente contra o prolongamento do sofrimento e a perda da dignidade humana. Sou a favor de uma vida com qualidade e dignidade. Até onde podemos ser egoistas em relação a morte de uma pessoa querida? 

  27. Lucas Pereira

    2 de setembro de 2011 em 22:08

    em casos de estado vegetativo, ou q a pessoa realmente esteja sofrendo muito com muitas dores, eu sou meio que a favor mas mesmo assim acabar com uma vida é …

  28. Maiel

    2 de setembro de 2011 em 22:06

    hmm
    eu sou a favor…. n entendo o pq de dexar a pessoa lah em coma ou numa cadeira de rodas sem poder se mexer e falar…. issu pra mim n eh vida…
    talvez por egoismo dos familiares de querer ter a pessoa por perto mas realmente n entendo =s
    se algo assim acontecer comigo eu prefiro a eutanasia…

  29. brunojross

    2 de setembro de 2011 em 21:54

    ops, mandei tudo como resposta, foi malz ae.

  30. Zóio verde

    2 de setembro de 2011 em 21:46

    Eu não pedi pra nascer,então,se eu não tiver satisfeito,tenho todo o direito de morrer

    • brunojross

      2 de setembro de 2011 em 21:51

      “Eu não pedi pra nascer,então,se eu não tiver satisfeito,tenho todo o direito de morrer”²
      concordo com vc…

      “Não concordo com a Eutanásia! Ninguém possui o direito de morrer”
      heeiimm? como assim ninguém tem o direito de morrer? cada um tem uma vida e faz o que bem entende com ela…

  31. Sparky, The Pikachu

    2 de setembro de 2011 em 21:39

    Não concordo com a Eutanásia! Ninguém possui o direito de morrer, se não o auxílio ao suicídio não seria considerado crime

    • Laharl, the Lord of Terror

      2 de setembro de 2011 em 21:42

      Uma pessoa nao pode escolher entre viver e morrer?

      • Sparky, The Pikachu

        2 de setembro de 2011 em 22:06

        não, porque quando ela escolhe que quer morrer, significa que não esta mentalmente sã

        • @Rebobine

          3 de setembro de 2011 em 11:58

          Suicídio não é sinônimo de loucura. Hitler se suicidou não por que ele era louco e sim por que se os americanos tivessem pego ele em Berlin eles o teriam torturado ele pelo resto de sua vida. Prefere morrer ou ser torturado pelo resto de sua vida?

          • George Luiz

            4 de setembro de 2011 em 00:48

            … mas hitler era louco… ‘-‘

        • @Rebobine

          3 de setembro de 2011 em 11:56

          Uma hipótese: Uma pessoa está terrivelmente doente, ela sofre de uma doença grave que causa dores nele todos os dias, dores que nem os analgésicos conseguem amenizar. Ele vê todos os seus familiares chorarem por ela, todos os dias dela. Um dia ela disse:”Eu quero morrer.” Escolha: Você prefere deixar ele sofrer com dores terríveis todos os dias da vida dela e deixar ele vê todos os seus familiares sofrerem com ela por causa dessa doença ou você prefere concretizar o desejo dela e acaba com o sofrimento dela(Os seus familiares também concordam com a Eutanásia).
          Ser contra a Eutanásia é deixar essa pessoa sofrer todos os dias de vida dela e vê as outra pessoas sofrerem com ela.
          Ser a favor é acaba com a dor e o sofrimento dela e de seus familiares que apesar da dor da perda podem ser pensar que pelo menos sua dor acabo e ela descansa em paz agora.

        • Doppelganger copycat

          2 de setembro de 2011 em 22:29

          acho suicidio de uma pessoa saudavel uma grande idiotice tb

          mas o que vc falou não tem o menor sentido…nos moldamos nossos caminhos, nossos pensamentos, nossas escolhas, nossas atitudes, etc. Se não pudermos fazer nada disso, então perdemos o sentido da vida, nos tornamos inuteis e tornamos a vida em nos inutil tb

  32. Doppelganger copycat

    2 de setembro de 2011 em 21:31

    se for da vontade do paciente…

    dependendo da pessoa, em situações assim ela perde o sentido da vida, então pra que fazer ela sofrer mais?

  33. Adriano Hidden®

    2 de setembro de 2011 em 21:20

    EUTANASIA é qndo a pessoa sofre muito e prefere a morte nao é?????
    pelo tanto de gente q sofre com as porcarias musicais de hj em dia….vai faltar caixao….

  34. Victor Corrêa

    2 de setembro de 2011 em 21:18

    Bom,acho que chegamos num dos assuntos mais polemicos dos dias atuai(mais que mamilos),acredito que a vida é uma grande maravilha dada pelo criador(ou ñ),porém existem pessoas por ai que estão sofrendo e sendo humilhados em várias situações. Eu vejo assim: se uma pessoa quer perder a vida por uma doença grave está OK,mas se for por viadagem e drogas ñ,tipo: Um cara está tetraplégico,ñ pode andar,ñ pode comer com as própias mãos,ñ pode limpar(vcs sabem oq), está todo infeliz numa cama de um hospital,ñ tem nenhuma espectativa de vida,deseja morrer mas é ilegal,quem gostaria de viver nessas condições ?,eu mesmo tentaria me matar.

  35. Isa

    2 de setembro de 2011 em 21:16

    Se for um caso que não tenha mais solução… tipo, se a pessoa tenha se tornado um vegetal e só vive através de aparelhos..

  36. George Luiz

    2 de setembro de 2011 em 21:01

    não tenho um idéia formada sobre isso. todos tem o direito de viver. mas,como diz no video e morrer? será que só porque está naquele estado ela quer morrer? não se pode ler a mente de uma pessoa…
    e para os fanaticos religiosos eu pergunto… que Deus é esse que deixa uma pessoa nesse estado? com dor,sofrendo,sem pespectiva de melhora,familia toda sofrendo com isso tudo… que Deus é esse?!
    antes que me xinguem… reflitam…

    P.S: maldito vegeta mau posso ver seus movimentos auhauhauhauha

    • George Luiz

      2 de setembro de 2011 em 21:22

      perspectiva*

      • Laharl, the Lord of Terror

        2 de setembro de 2011 em 21:40

        Se tem um cara mal barbeado, quer dizer que nao existe barbeiro no mundo?

  37. JoON

    2 de setembro de 2011 em 20:38

    A minha opnião não importa,fico indeciso se sou contra ou a favor

  38. phi

    2 de setembro de 2011 em 20:24

       Religião é usado como disculpa para os não preparados. 
      Pois pode ser facilmente dito que é a vontade de deus.

  39. Dyego

    2 de setembro de 2011 em 20:21

    Só vim pra marcar presença kkk
    não gosto de comentar essas coisas 🙁

  40. Izaya Orihara

    2 de setembro de 2011 em 20:14

    bom que diminui a quantidade de pessoas no planeta

  41. Uchiha Zeerow

    2 de setembro de 2011 em 20:06

    to enfrentando bugs

  42. DJ William Toten Eventos

    2 de setembro de 2011 em 20:04

    É uma coisa muito delicada de se discutir!
    ja ouvi falar que pessoas ficaram em coma durante anos e depois quando acordaram, se quer conseguem andar por si próprias. Se foce meu caso eu prefiro que utilizem do “método” Eutanásia do que me deixar 5 anos em coma ( exemplo), causando sofrimento para meu familiares e depois ficar dependendo de outras pessoas pra viver!!
    e se no fim disso ainda me restar um pouco de consiencia ainda é lucro.

    mas minha análise final é: quem for a favor deveria estipular tipo um “testamento” onde a mesma autoriza a pratica em determinadas situações, caso contrario sou totalmente contra porque ninguem tem o direito de escolher quando uma pessoa deve morrer.
    finalizo

    • Alline Santos

      26 de dezembro de 2011 em 03:57

      a maioria diz q ‘e a favor mas se fosse no caso de um ente qerido meu ficasse em coma eu preferia passar minha vida cuidando dele do qe ver ele morrer

      • Antonio Beteli

        22 de agosto de 2012 em 08:40

        É a sua vontade, mas vc não pode interferir na vontade de quem já está morrendo.

  43. Anônimo

    2 de setembro de 2011 em 20:02

    na hora que entrei no ”descubra qual é a música” ele sumiu /tenso

    • Vaca Atolada

      2 de setembro de 2011 em 20:04

      Aconteceu comigo também.

  44. Jeff Dantas

    2 de setembro de 2011 em 19:55

    Concordo com o Vegeta. Por outro lado, é sempre bom discutir assuntos polêmicos, e mais do que isso, aprender com opiniões contrárias. xD

    • Zóio verde

      2 de setembro de 2011 em 20:06

      Eu prefiro pular fora dessa.Prefiro não ficar me desgastando sendo q ninguem vai mudar de ideia.Sem falar q tem gente q pira quando é contrariada

    • Anônimo

      2 de setembro de 2011 em 19:59

      Assuntos polêmicos #mamilos

      Verdade,ai cada um dá sua opinião do modo que pensa e na maioria das vezes cada um sai com a mesma opinião que entrou na conversa xD

      • Vaca Atolada

        2 de setembro de 2011 em 20:02

        Concordo,mesmo assim é bom saber a opinião do próximo. =P

  45. Zóio verde

    2 de setembro de 2011 em 19:53

    Esse post vai dar umas belas discussões religiosas

    • Uchiha Zeerow

      2 de setembro de 2011 em 20:00

      Não se preocupe não irei comentar NADA

      • Zóio verde

        2 de setembro de 2011 em 20:04

        Não tava falando só de vc

        • Uchiha Zeerow

          2 de setembro de 2011 em 20:11

          ha foi mal

    • Anônimo

      2 de setembro de 2011 em 19:54

      Estava pensando a mesma coisa XD

  46. Zóio verde

    2 de setembro de 2011 em 19:52

    Se a pessoa quer morrer,por q não?

  47. RRF

    2 de setembro de 2011 em 19:51

    n quero ser chato mais ja fizeram uma postagem igual a essa’-‘

    e como o kra ali de cima disse se for vontade da pessoa fazer o que né

  48. phi

    2 de setembro de 2011 em 19:51

      Eu Aprovaria um de um ente querido meu . prefiro ele morrer rapido e feliz do que sofrendo numa cama de hosptal imposiblitado de vier.
    se isso acontecer com migo mostrem isso e me maten!!!!!

    • Guilherme seth

      18 de setembro de 2011 em 00:43

      Se a minha ex-professora de português visse o comentário que você escreveu, talvez você não precisasse esperar tanto tempo.

  49. Ramon Felix

    2 de setembro de 2011 em 19:49

    isso é,muito complicado, pois como pedir a uma mãe , para ” matar ” sua filha?

    mas acho se é vontade do paciente, entao…

  50. Vaca Atolada

    2 de setembro de 2011 em 19:46

    Nem sei direito,nunca aconteceu com membros da minha familia…sou um pouco a favor.

    • Zóio verde

      2 de setembro de 2011 em 19:51

      O q seria “um pouco a favor”?

      • Vaca Atolada

        2 de setembro de 2011 em 19:59

        Não sei,não tenho uma opinião formada ainda,mas e se você soubesse que um membro da sua família ficasse em coma,por anos,vivendo naquele hospital e os médicos afirmassem que não teria uma melhora?! o que você faria?

        • Zóio verde

          2 de setembro de 2011 em 20:03

          Aí realmente seria difícil,mas se a pessoa tiver consciência ou tivesse opinado sobre esse assunto antes de ficar mal,e disser q quer morrer,eu acho q devia ser liberado

    • Vaca Atolada

      2 de setembro de 2011 em 19:49

      De qualquer maneira,é uma forma de assassinato…ou suicido,no caso na ativa.

      • (Alone) Leonardo Bellini

        24 de janeiro de 2012 em 14:14

        assassinato não se enquadra no uso da eutanasia, afinal assassinato é concebido como ato de matar silenciosamente por motivos politicos e/ou militares. Ou seja, no caso seria omicidio doloso qualificado se isso não fosse fazer bem ao paciente, afinal, sofrer não é legal.

        Falo isso mas prefiria morrer sofrendo do que dormindo, si lá, é uma sisma minha que eu botei na cabeça que eu tenho que saber como estou morrendo.

  51. Anônimo

    2 de setembro de 2011 em 19:45

    Se for da vontade da pessoa…

    • Nice! =) #Parei com o Minilua

      3 de setembro de 2011 em 09:10

      se for a vontade da pessoa (3)

    • Ana Monalisa

      2 de setembro de 2011 em 20:33

      se for da vontade da pessoa ²
      se estiver sofrendo muuito e a doença não tiver cura ,eu acho q a familia deveria optar por esse procedimento

      • Anônimo

        3 de setembro de 2011 em 11:35

        po eu so afavor se a pessoua quise ta tudo bem

      • Bulbasaur

        2 de setembro de 2011 em 21:24

        Concordo..
        Triste, mas é a única opção ;x

84 Comentários
mais Posts
Topo