Minilua

Evento raro nesse domingo: Eclipse Total + Superlua

Os últimos dias vem há muito sendo esperado por astrônomos e entusiastas. E não é para menos, pois o próximo domingo, dia 27, reserva uma bela e rara surpresa, onde um Eclipse Lunar Total vai ocorrer simultaneamente a uma Superlua.

Para se ter uma ideia da raridade do evento, a NASA afirma que acontecimentos como esse ocorreram apenas cinco vezes ao longo do século passado, vale lembrar que o último de que se tem noticia foi no ano de 1982 e que o próximo “encontro” de um Eclipse Total com Uma Superlua só deve ocorrer em 2033.

Essa Superlua não será a primeira de 2015, como já noticiamos aqui, porém será a mais próxima da Terra, ou seja, maior e mais brilhante.

O mais legal disso tudo que poderemos conferir o evento aqui do Brasil sossegados, já que o evento astronômico ficará visível para praticamente todo o território nacional.

Em torno das 22:00 a Lua começará a ficar escura e aos poucos vai ganhar uma coloração avermelhada, depois de uma hora prevê-se que ela estará inteiramente eclipsada, só voltando ao estado normal por volta das 01:30, durante a madrugada da segunda-feira.

Devido ao fato das órbitas elípticas, existem momentos em que a Lua se encontra mais próxima da Terra, o evento batizado como Superlua ocorre justamente quando a Lua está cheia e o satélite está muito mais próximo da Terra, por isso temos a impressão que o astro está maior e mais brilhante.

O Eclipse Lunar Total acontece quando a Lua passa pela sombra que nosso planeta projeta a partir da luz que recebe do Sol, as consequências visuais começam a ser notadas a olho nu quando o satélite natural entra na região mais central e escura da sombra, chamada de Umbra.

 

Gostou do post? Então não esqueça de compartilhar logo abaixo!

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/Minilua

E se inscreva em nosso canal para acompanhar nossos vídeos semanais clicando na imagem abaixo!