Experiências psicológicas que deram errado #2

A Psicologia é uma ciência relativamente nova, mas desde sua criação tem nos ajudado a compreender quem somos e como interagimos com o mundo. Porém, nem sempre as experiências saem como planejado. Confira alguns exemplos desses experimentos que saíram do controle.




Fosso do desespero

macaco

Um bebê macaco em uma das câmaras de isolamento de Harlow

Em 1970, o psicólogo Harry Harlow, estava obcecado com o conceito de amor, mas ao invés de escrever poemas ou canções, ele apresentou doentes experimentos em macacos. Uma de suas experiências girava em torno de confinar macacos isolando-os em um aparelho que ele chamou de “fosso de desespero” (uma câmara vazia que privava o animal de qualquer estímulo ou socialização) - o que resultou em macacos loucos e mortes por fome. Harlow ignorou críticas de colegas. No entanto, seu tratamento horrível aos macacos foi origem de movimentos dos direitos dos animais e busca pelo final de experimentos cruéis.




Crianças fascistas em 67

fascista

Em 1967, foi realizado um experimento com a finalidade de explorar as maneiras pelas quais as sociedades democráticas podem ser influenciadas pelo fascismo. Usando uma classe de estudantes de ensino médio, o pesquisador criou um sistema em que alguns alunos eram considerados membros de uma ordem de prestígio. Os alunos mostraram uma maior motivação para aprender, mas o mais preocupante, tornaram-se ansiosos para continuar com práticas malévolas, como excluir e marginalizar os não-membros da classe. Ainda mais assustadoramente, este comportamento continuou fora da sala de aula. Depois de apenas 4 dias, o experimento foi encerrado por ficar fora de controle.




Terapia contra homossexualidade

homo

Nos anos 60, a homossexualidade era frequentemente descrita como doença mental, com muitos indivíduos que procuravam (voluntariamente ou não) uma maneira de curar-se de sua atração sexual por pessoas do mesmo sexo. Terapias experimentais na época incluía terapia de “aversão” - onde as imagens homossexuais foram tratadas com “torturas”, como choques elétricos e injeções que causavam vômitos. A ideia era que o paciente associasse a dor com a homossexualidade. Ao invés de “curar” a homossexualidade, essas experiências danificavam profundamente o psicológico dos pacientes, um deles entrou em coma.




Troca de sexo “acidental”

david

David Reimer

Em 1966, quando David Reimer tinha 8 meses de idade, sua circuncisão não deu certo e ele perdeu o pênis por queimaduras. O psicólogo John Money sugeriu que o bebê David poderia ser trocado de sexo. Os pais concordaram, mas o que eles não sabiam era que o psicólogo secretamente queria usar David como parte de um experimento para provar seu ponto de vista, de que a identidade de gênero não era inata, mas sim determinada pela educação. David passou a se chamar Brenda, cirurgicamente alterado para ter uma vagina, e recebeu suplementos hormonais. Mas tragicamente o experimento saiu pela culatra. “Brenda” agiu como um menino estereotipado ao longo da infância e a família Reimer começou a desmoronar. Aos 14 anos foi dito a verdade à Brenda, que decidiu voltar a ser David. Ele cometeu suicídio com 38 anos.

Se você gostou da série, compartilhe nas redes sociais aqui embaixo e/ou comente, para ver mais posts sobre esse assunto em breve. 

  1. Peter Christian

    25 de agosto de 2014 em 20:02

    A psicologia é uma falsa ciência tentando entender o que se passa dentro do cérebro humano, porém creio que isso é impossível para pseudo-cientistas que olham para as pessoas através de estereótipos limitados entenderem algo desta forma. Cada pessoa é um indivíduo único e teria de ser analisado como tal!

  2. Rafael Bas

    22 de agosto de 2014 em 13:44

    Esse das crianças facistas foi retratado em um filme, se não me engano se chamava A Onda.

    • Yasmim Mesquita

      24 de agosto de 2014 em 20:49

      Achei que so eu assisti :3

  3. wesley prado

    21 de agosto de 2014 em 15:25

    q coisa de louco

  4. Adriano Saadeh

    21 de agosto de 2014 em 07:26

    Nossa a história de último, do menino(a), foi bizonha
    O_O

  5. Gabriele Gomes

    20 de agosto de 2014 em 17:04

    Não sei pra quê circuncidar uma criança de 8 meses, se é mesmo pra fazer isso que espere a criança crescer

    • Adriano Saadeh

      21 de agosto de 2014 em 07:27

      coisa mias tosca mesmo

    • Cacuety Comment

      20 de agosto de 2014 em 20:09

      E nem precisa msm, se for pequeno da pra tirar normal sem cirurgia nos primeiros anos de vida, o pessoal tinha pouco conhecimento

  6. Li Syaoran

    20 de agosto de 2014 em 16:16

    O filme alemão “A Onda” fala sobre a experiência do fascismo nas escolas. É bem interessante.

  7. Lhama Charmosa

    20 de agosto de 2014 em 15:29

    Oq isolar e matar macacos tem a ver c/ amor? .-. Q cara doente…

  8. Dr.V

    20 de agosto de 2014 em 13:31

    Ótima matéria.

  9. VanDrak SubZero

    20 de agosto de 2014 em 12:29

    Crianças facistas… a Alemanha no tempo de Hitler fez isso tão bem u.u

  10. Furão

    20 de agosto de 2014 em 11:54

    por que colocaram uma imagem do filme Laranja Mecânica pra falar de homossexualidade? nem no livro e nem no filme o Alex era gay… então a imagem não tem nenhum sentido com homossexualidade

    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2014/08/homo.jpg[/img]

    • Max Siqueira

      21 de agosto de 2014 em 14:04

      essa era uma das torturas para a cura da homossexualidade. Obrigar a pessoa a ver pornografia para a cura; Assista “American Horror Story: Asylum” para saber mais sobre as técnicas medievais.

      • Furão

        22 de agosto de 2014 em 08:28

        já assisti American Horror Story: Asylum
        mas você já assistiu Laranja Mecânica?ou leu o livro? no meu caso apenas vi o filme, e essa imagem é uma cena do FILME, em que tentam curar a violência e psicopatia desse personagem, não a homossexualidade dele, o que eu quero dizer é que a imagem não condiz com o assunto

  11. Terrorista

    20 de agosto de 2014 em 03:04

    O Fascismo é bom e mau ao mesmo tempo.

  12. Ophelia Dilaurentis Soares

    20 de agosto de 2014 em 01:56

    esses pesquisadores e psicólogos realmente me entristecem , o cara quer saber sobre o amor e faz testes em animais , o outro quer provar sei la o que e troca o sexo de uma criacinha , essas pessoas nunca se importaram com o que fariam para obter os seus ”resultados” e não se importam de usar os seus semelhantes , mas a maioria avassaladora é feita em animais , os mais prejudicados e os menos beneficiados. Que Deus me perdoe mas não sinto nada por essas pessoas alem de ódio.

  13. Garota Infernal

    20 de agosto de 2014 em 00:12

    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2014/08/homo.jpg[/img]
    Gosh! <3

    O que eu luto contra sempre que tenho o mínimo de oportunidade, é contra o controle do ser. Existe um lugar dentro de cada um de nós que não deve ser tocado pela sociedade, pelos pais, pelo bullying, pelos professores, os médicos ou a merda que seja. Esse lugar é só seu, e nessa tortura psicológica impulsionada pelo ego dos profissionais esquece-se da humanidade. É um horror querer mudar as pessoas, seu jeito de pensar, seus impulsos. Havia ali um homem que queria apenas ser homem mas esse direito natural lhe foi negado e ele foi oprimido por puro capricho dos pais. E daí se ele fosse um homem sem pênis? Era só dar uma porra de um carinho e fazer a cabeça dele para que não ligue para isso e viva a vida da melhor forma. Mas não, tinham que molda-lo, afinal, o que é de um homem sem um pênis? Uma mulher. Eles disseram isso. Ele continua sendo um ser humano.
    Moldar crianças influenciáveis a mania de grandeza, arrogância e maldade vai contra qualquer tipo de ética médica! Qualquer tipo de ética humana ou universal!
    Privar o macaco de contatos sociais poderia ser um mal “melhor” se pelo menos dessem comida a ele. Isso pra mim não tem nexo, pra mim foi pura perversidade do médico. O que ele descobriu? Nada. O que descobriria se o alimentasse e se fizesse tido certo? Talvez alguma coisa, mas um macaco é uma vida e tem direito a viver.
    Choques em homossexuais? É sério isso? É lamentável. Loucos porque amavam da forma socialmente/moralmente errada?

  14. Rowling

    19 de agosto de 2014 em 22:25

    Me deixa fula da vida ver como as pessoas tratavam e ainda traram a homossexualidade.
    Esses tolos tem que entender de uma vez,que o que uma pessoa faz com o corpo dela,e problema dela,ponto final -‘-

    • Kirito Macho

      19 de agosto de 2014 em 22:26

      Tipo o povo que fica zuando minha orientação sexual com base nas fotos que eu ponho no meu nick .-.

      • Marvelunatico

        19 de agosto de 2014 em 22:28

        Mas todos sabem da sua sexualidade .-.

        • Kirito Macho

          19 de agosto de 2014 em 22:30

          Viu Rowling o meu ponto? É só eu comentar que esse bando de desocupados vem aqui se preocupar com o que eu faço ou deixo de fazer com minha sexualidade.

          • Marvelunatico

            20 de agosto de 2014 em 02:00

            É porque o que você faz e deixa de fazer com sua sexualidade é tudo viadagens de animes :3

          • Rowling

            19 de agosto de 2014 em 23:53

            Tem um remedio mt bom que uso as vezes,se chama ” /Ignored”.
            Se nao der certo,cante…

            “Deixa que digam
            Que pensem
            Que falem
            Deixa isso pra lá […]”

  15. Greg

    19 de agosto de 2014 em 22:12

    NO Brasil devia fazer terapia contra a corrupção…. do jeito que esses politicos são… capaz de nem funcionar

    • 3 Hits

      19 de agosto de 2014 em 22:18

      Eles acabariam influenciando os psicólogos a serem corruptos tbm. Ai terminaria de lascar tudo.

      • Greg

        19 de agosto de 2014 em 22:33

        bem essa mesmo

  16. 3 Hits

    19 de agosto de 2014 em 22:12

    Esses 2 últimos só mostram como é atrasado o pensamento de que o comportamento e a sociedade é responsável pela sexualidade da pessoa. Várias pesquisas que vi, mostraram que os homosexuais não são doentes, e não são resultado de comportamento libidinoso. Eles são apenas pessoas normais, como todos, que nasceram com essa tendencia a ser atraído por pessoas de mesmo sexo. Pena que alguns ainda teimem continuar com esse pensamento preconceituoso.

    • ultramen Tiga

      20 de agosto de 2014 em 08:23

      neste caso eu diria que a notícia que é atrasada 😀

    • Greg

      19 de agosto de 2014 em 22:14

      Belo comentário Mona rçrçrç

  17. Greg

    19 de agosto de 2014 em 22:10

    ESsa terapia contra sexualidade é foda hein rçrçrç

    [img]http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vStqdLteIcudIs4JoQnKGTl4paljJXf9OqQdfgogqWxxcaGh7QKdxmC3HqPuBy7otdkH1MdHjGziL8eB4SV98-AJtU9VCc6K6S5v6AWraUKKSc9uWUvjBQGg.jpg[/img]

    • Max Siqueira

      21 de agosto de 2014 em 14:05

      isso é “homofobia porra”. Porque não pega um negro e diz: Vira Branco Porra!

  18. Greg

    19 de agosto de 2014 em 22:06

    Esse último aí foi triste demais hein :/

  19. Truta Limão

    19 de agosto de 2014 em 22:05

    Véi… na boa

  20. meu nome é um grande texto e não faz sentido, no qual eu falo sobre minha vida, tanto do passado como do presente e ainda falo sobre o futuro, porem não falo apenas de mim, mas de todos ao meu redor incluse sobre os meus futores amigos aqui do minilu

    19 de agosto de 2014 em 22:03

    qual foi o experimento que criou o DC? Provavelmente foi um bem gay
    [img]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/10610947_1486282804950924_3525193076050894528_n.jpg[/img]

    • Cão Solitário

      21 de abril de 2015 em 14:36

      SEUS PUTINHOS SE MATEM HIHIHIHIHIHIHIHIHI

    • Kirito Macho

      19 de agosto de 2014 em 22:12

      Sabe eu tenho a leve impressão de que você é o Radioativo .-.

      • cara anonimo

        19 de agosto de 2014 em 22:16

        Na verdade ele é o exterminador de minilunatis ! .-.

        • Kirito Macho

          19 de agosto de 2014 em 22:18

          Eu sei disso mas ele pode ser o Radioativo também tem muita gente com fakes que não aparecem IP.

          • DCemblemático

            20 de agosto de 2014 em 07:20

            Na verdade ele é fake do vatre, eu zuei o vatre no chat aí ele não gostou é ficou puto e criou esse fake de merda he-he-he

          • meu nome é um grande texto e não faz sentido, no qual eu falo sobre minha vida, tanto do passado como do presente e ainda falo sobre o futuro, porem não falo apenas de mim, mas de todos ao meu redor incluse sobre os meus futores amigos aqui do minilu

            19 de agosto de 2014 em 22:36

            [img]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/s526x395/1924365_1486288668283671_148554817715000994_n.jpg?oh=846c344e7dc95deec69f0e1b46ca528b&oe=54701219[/img]

        • cara anonimo

          19 de agosto de 2014 em 22:16

          * Minilúnaticos

  21. 3 Hits

    19 de agosto de 2014 em 22:01

    Essa última eu tinha visto. Muito tenso. Pior, pra mim, foi os pais terem concordado com isso.

  22. Luís Felipe

    19 de agosto de 2014 em 21:39

    Psicólogos são os q mais necessitam ir num psicólogo.

    • ErlyJy

      19 de agosto de 2014 em 21:41

      Ou em psiquiatras.

  23. cara anonimo

    19 de agosto de 2014 em 21:36

    Eu ate agora me pergunto o do porque deles fazerem experimentos terríveis com animais, poxa eles deveriam fazer isso com pessoas que são um mal para a sociedade ( ladroes, pedófilos. ) ! >:(

    • chapolim do mal

      20 de agosto de 2014 em 12:04

      O seu comentário é perfeitamente plausível pq o ser humano com a educação e o juízo certo tende a não gostar de pessoas que cometem atos horríveis contra outros seres e os seres humanos mas o uso de humanos no lugar desses animais tambem é errado apesar do nosso desejo.

      • icaron

        21 de agosto de 2014 em 18:54

        Isso me lembra …. humm …. NAZISMO!

    • ultramen Tiga

      19 de agosto de 2014 em 23:19

      olá amigo não se usam seres humanos para testes como estes por vários motivos,
      dentre eles o fato de que os humanos demoram mais ou menos 1 ano para ter filhotes,
      enquanto ratos demoram muito pouco, sem contar com o fato de que você não sabe o que um pedófilo ou um ladrão fazia antes de ser preso(como saber se ele tem um câncer por usar cigarro sendo que ele não foi acompanhado por um médico?), e também mapear a genealogia é um grande problema.
      TL;DR
      os seres humanos tem muitas variáveis sendo que outras espécies não, e quando se faz pesquisa a ultima coisa que se precisa é + 1 variavel.

    • Kirito Macho

      19 de agosto de 2014 em 22:01

      Oh muito bom fica com raiva quando falam dos animais mas quer mandar ladrões e pedófilos eles sentem dor e desespero como qualquer pessoa porque ao invés de oferecer pessoas você não se oferece? Você é um Deus que pode julgar quem deve sofrer e quem deve ter uma vida tranquila baseada em suas ações?

      • Android

        25 de agosto de 2014 em 03:07

        Ah é?! Eles sentem dor e desespero? Nossa tadinho deles! São só uma vítima da sociedade opressora. Tipo a vítima que ele estuprou ou a família em que ele matou alguém, que devem ter tido as melhores experiências de suas vidas. Ser estuprado, roubado ou ter algum ente querido morto por pura maldade deve realmente ser coisas muito atoas. Eles só são pobres humanos que sentem dor.
        Vamos deixar então que eles continuem fazendo isso pois não somos Deuses, então não podemos fazer nenhum mal a estas almas caridosas!

      • Thiago Messias

        23 de agosto de 2014 em 14:00

        Cara mais os animais também sofrem, só porque eles são animais, não quer dizer que não sofrem. Mas também sou contra com esses experimentos cm ladrões e pedófilos e pessoas do tipo. Porque mesmo eles terem cometido esses atos atrozes., mesmo assim são humanos.

      • Terrorista

        20 de agosto de 2014 em 03:15

        Sabe quem sofre mais do que os criminosos?
        As suas vítimas:
        As crianças abusadas que vão carregar este trauma pelo resto de suas vidas;
        As mulheres que são estupradas e que vão ter o mesmo problema;
        As famílias das pessoas mortas por meliantes, seja em tentativas de assalto, seja em que caso for;
        As famílias que têm suas vidas afetadas de alguma maneira por este governo marxista e corrupto e etc.
        A dor e o desespero que os criminosos sentiriam ao serem executados, não é nada comparado ao sofrimento de suas vítimas.

        • Bru No

          20 de agosto de 2014 em 21:58

          “Governo marxista”
          Pera, o quê? Sobre que governo marxista você está falando? Os governos marxistas (em especial a URSS) foram dissipados pelos capitalistas corruptos.

          • Terrorista

            21 de agosto de 2014 em 07:59

            Este em que vivemos. A influência marxista na vida do cidadão brasileiro vem desde a universidade.
            E é claro que isso iria acontecer, o socialismo como um todo, é uma ideologia perversa fadada ao fracasso.

          • Thanatos

            23 de agosto de 2014 em 08:11

            Penso dessa maneira também. O interessante é notar que poucos conseguem ver essa influência. E quando é mencionada acham que é pura teoria da conspiração inventada pela “direita”. O pior é que vivemos em um verdadeira “ditadura” vermelha.

        • André Silva

          20 de agosto de 2014 em 11:40

          Belo comentário, também penso o mesmo, pois defender o bandido é fácil, o difícil é saber todo o trauma que suas vítimas tem de carregar. Uma vez fui assaltado e fiquei o dia inteiro assustado, era só tocar no assunto que eu acabava ficando com uma angústia inexplicável. Agora imagina uma pessoa que foi estuprada ou que sofreu alguma agressão ou ameaça durante o assalto? Por isso sou a favor de uma boa pena de morte!

      • cara anonimo

        19 de agosto de 2014 em 22:07

        Não, mas eu pensei nisso também, eu sei que eles também são humanos e que eles sentem dor ou sofrimento.

        • Kirito Macho

          19 de agosto de 2014 em 22:11

          Então por favor pense melhor antes de comentar eu sinceramente odeio pessoas que se acham superiores por motivo A ou B, tipo os rosqueiros e pessoas que julgam outras como se fossem Deuses (seu caso).

          Ps: Para futuras pessoas me chamando de hipócritas por causa de comentários tipos Mangás>>>>>>>>>>>>HQ’s fodaci geralmente é só treta.

          • cara anonimo

            19 de agosto de 2014 em 22:29

            Eu tecnicamente não me considero um deus, na verdade não desejo mal para ninguém ( exceto esse comentário que escrevi sem pensar duas vezes ). Mas eu só queria que eles parassem com esses teste com animais.

          • André Silva

            19 de agosto de 2014 em 22:43

            Também acho que esses testes deveriam parar, como o Kirito falou, ninguém tem o direito de decidir quem deve e quem não deve sofrer.

          • Tiny Lilah

            21 de agosto de 2014 em 00:24

            —Caaindo de para-quedas—
            Eu achoo que quem gosta de testar coisas, devia ser a própria cobaia, assim ninguem fica p* da vida nem sofre alem do próprio idiota que tem uma idéia estupida, que precisa ser testada 🙂 U_u

          • André Silva

            19 de agosto de 2014 em 22:22

            Deixa de implicar com o cara, ele só deu a opinião dele!
            Esses testes com animais deveria ser banidos, assim como nós, eles também sentem dor e sofrimento.

          • Kirito Macho

            19 de agosto de 2014 em 22:25

            Sim eu sei disso, mas minha implicância veio com base no fato de ele ter falado para usarem ladrões e pedófilos julgando-os como seres inferiores isso é uma coisa que eu não suporto, por mais que alguém seja um lixo por completo ninguém tem o direito decidir quem deve e quem não deve sofrer, nos somos humanos e não Deuses ninguém é perfeito e ninguém tem o poder de julgar.

          • cara anonimo

            19 de agosto de 2014 em 22:46

            Alias, gostei da forma como você pensa ! 😀

          • cara anonimo

            19 de agosto de 2014 em 22:45

            P.S : Eu sei que algumas vezes quando escrevo uma coisa errada ( tipo esse meu comentário acima ) , eu penso sobre meus conceitos !.

          • Marvelunatico

            19 de agosto de 2014 em 22:30

            Cala a boca, você é otaku.

          • cara anonimo

            19 de agosto de 2014 em 22:36

            Qual o problema dele ser Otaku ?

          • Marvelunatico

            19 de agosto de 2014 em 22:40

            Ser otaku.

          • Kirito Macho

            19 de agosto de 2014 em 22:31

            Quando você tiver algum argumento valido volte aqui e comente okay 😀

          • Cacuety Comment

            20 de agosto de 2014 em 20:18

            Vishhh depois dessa mudo até de Ip -q

          • Marvelunatico

            19 de agosto de 2014 em 22:40

            Quando oce usar uma foto e um nick de homenzinho ce volta aqui.

    • Gustavo Amorim

      19 de agosto de 2014 em 21:40

      politicos

      • cara anonimo

        19 de agosto de 2014 em 21:53

        Também.

  24. Jeff Dantas

    19 de agosto de 2014 em 21:36

    Nossa, dá um certa angústia em ver essa foto: http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2014/08/homo.jpg

    • Marvelunatico

      19 de agosto de 2014 em 22:43

      [img]http://2.bp.blogspot.com/-Q21-O_nwP7c/U5KYOFzqQAI/AAAAAAAAArY/zBJ_ry7xqdc/s1600/08.gif[/img]

      • Cacuety Comment

        20 de agosto de 2014 em 20:12

        hm… com um feijão tropeiro e uma carninha assada ficava uma diliça 😀

        • Marvelunatico

          20 de agosto de 2014 em 20:17

          HUEHUEHUE uma farofinha ein 😀

    • cara anonimo

      19 de agosto de 2014 em 21:38

      A laranja mecânica – 1971

      • Jeff Dantas

        19 de agosto de 2014 em 21:40

        Sim, até hoje, não assisti inteiro! 🙁 Uma vergonha!!!! 🙂

        • Gabriele Gomes

          20 de agosto de 2014 em 17:00

          Nem eu, parei de ver na metade do filme e nunca mais assisti 🙁

        • Garota Infernal

          20 de agosto de 2014 em 00:13

          Jeff Dantas, eu te odeio… Que merda, essa praga é legal s2

        • 3 Hits

          19 de agosto de 2014 em 22:02

          Cara, assista. Vale muito apena. Um dos maiores clássicos do cinema, e um dos maiores filmes da história.

        • cara anonimo

          19 de agosto de 2014 em 21:43

          Não se preocupe… eu também não assisti ! 🙁

  25. Luís Felipe

    19 de agosto de 2014 em 21:32

    CAPS LOCK: ON

    • Greg

      19 de agosto de 2014 em 22:08

      Nossa cara que comentário mais interessante esse seu hein…

      • Luís Felipe

        19 de agosto de 2014 em 22:27

        Tô me referindo ao site em geral, q tá todo em letras maiúsculas. Vc é burro assim msm ou só tá fingindo?

        • Greg

          19 de agosto de 2014 em 22:32

          Que bom que perguntou… eu estou fingindo …

          • Near

            20 de agosto de 2014 em 17:31

            fingindo que ta fingindo…

89 Comentários
mais Posts
Topo