Minilua

As faces do Universo

Nós possuímos uma clara tendência de enxergar, nas coisas a nossa volta, rostos e formas conhecidas. E caso você ande enxergando esse tipo de coisa por aí, não se preocupe, você não é louco:

Pareidolia

Olhe para essas imagens:

Nelas você provavelmente deve ter visto alguns rostos e isso é a pareidolia, uma coisa que nosso cérebro insiste em fazer. Por algum motivo, ele sempre tenta relacionar algo que vemos com alguma forma que nós já conhecemos. Parece que o cérebro não gosta de não conhecer algo.

Por isso, mesmo em imagens totalmente abstratas, nós costumamos enxergar formas de pessoas, animais, objetos… Quem nunca olhou para um nuvem e deu de cara com uma mão, um cachorro, ou qualquer coisa assim?

Resumindo, isso é a pareidolia, uma tendência humana quase inevitável. Ela é tão forte que até mesmo longe do planeta Terra ela aparece:

Nebulosa de Orion

Se você é uma pessoa “normal” provavelmente já deve ter notado a pareidolia dessa nebulosa, pois nela quase todo mundo vê o que aparenta ser um cavalo.

Marte

Essa imagem causou alvoroço logo que foi publicada pela NASA, afinal qual prova melhor teríamos de vida inteligente no planeta vermelho do que um rosto? Infelizmente se provou que essa imagem era apenas mais uma enganação criada pelo nosso cérebro.

Quem bate os olhos nessa imagem marciana, logo vê um elefante ali, mas não passa de uma bela pareidolia.

Conhecida como a sereia marciana, essa imagem também chamou a atenção do mundo, contudo nada mais foi que um ataque da boa e velha pareidolia.

PSR B1509-58

Essa não é tão aparente assim, porém muitas pessoas enxergam, nessa imagem, uma mão formada de poeira indo em direção a parte vermelha.

Nebulosa de Carina

Talvez essa nebulosa seja a prova de que o Universo não vai muito com nossa cara, afinal basta olhar bem…

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/