Minilua

Famosas siglas e seus significados que ninguém conhece #3

3M, WMA, BMW e tantas outras. A verdade é que usamos siglas para diversas coisas, mas, na maioria dos casos, as pessoas não fazem ideia do que elas significam, por isso vamos descobrir o que essas letrinhas famosas querem nos dizer:

Radar

Assim como muitas outras invenções feitas pelo homem, o Radar surgiu em uma época de guerra e foi descoberto sem querer. Em 1922, alguns físicos americanos estavam trabalhando em um sistema de transmissão de mensagens através do Rio Potomac. Durante os testes, eles notaram que a passagem de um barco entre o local da transmissão e o da recepção fez com que as ondas enviadas acabassem voltando, em parte, para a origem.

Depois disso, muitas pesquisas sobre a propagação das ondas de rádio e como elas voltavam quando atingiam objetos foram realizadas. Por volta de 1941, diversos países já tinham acesso à tecnologia de radar.

A palavra radar, apesar de não parecer, é uma sigla para “Radio Detection And Ranging”, que significa algo como detecção e telemetria pelo rádio.

Wi-Fi

O Wi-Fi é uma das coisas que possibilitou a popularização de diversos dispositivos, como os celulares e tablets, permitindo que as pessoas tivessem acesso à internet rápida sem a necessidade de fios.

Essa tecnologia deu seus primeiros passos em 1985, mas sua consolidação só ocorreu em 1999, quando uma aliança de empresas se uniu para padronizar o Wi-fi. A padronização foi a responsável por tornar o Wi-Fi popular e altamente utilizado, pois, caso o contrário, cada local usaria uma tecnologia diferente, causando problemas e limitações de conexão.

O nome original do Wi-Fi era “Direct Sequence IEEE 802.11b” e para criar algo melhor uma empresa foi contratada, criando o famoso Wi-fi e também o símbolo dessa tecnologia, que copia os traços do yin-yang.

Muitas pessoas pensam que Wi-Fi é uma abreviação de Wireless Fidelity, mas a sigla é uma variação de Hi-Fi, que significa High fidelity (grande fidelidade).

Adidas

A Adidas é uma das maiores empresas de material esportivo do mundo e já tem quase 100 anos de história. Fundada em 1920 por dois irmãos, a Adidas teve eles no comando até 1948, quando uma briga os separou. Um deles ficou com a empresa original e o outro abriu uma nova companhia, que também ficou mundialmente famosa: Puma.

O nome Adidas vem do nome de seu fundador, Adolf Dassler. O apelido dele era Adi, assim ele juntou as três letras do seu apelido com as iniciais do sobrenome.

BIC

Muito conhecida por sua caneta clássia, a Société Bic é uma empresa francesa que produz isqueiros, ímãs, lâminas de barbear, produtos em papel impresso e até equipamentos para mergulho.

Criada em 1945, a empresa foi fundada por Marcel Bich, que resolveu tirar o ‘h’ de seu nome, pois se ele não fizesse isso, o nome da empresa poderia ser confundido com a palavra americana “bitch”, que significa vadia.