Fatos curiosos sobre os sonhos

115301

Sonhos são fenômenos misteriosos, que há milhares de anos intrigam os seres humanos. Mas, na medida em que os cientistas vão sendo capazes de explorar mais profundamente a nossa mente, algumas respostas estão sendo encontradas. Veja aqui 7 coisas que se sabem sobre o que se passa nesse estranho e fascinante país dos sonhos:




SONHOS TÊM SIGNIFICADOS

sonhandoSerá que quem sonha em ganhar na loteria ou em sofrer um acidente, deve se preparar para que essas coisas realmente aconteçam? Há quem diga que sim. As pessoas acreditam em seus sonhos e julgam aqueles que se encaixam em suas expectativas mais significativos do que os que vão contra essa corrente. Interpretações do significado dos sonhos variam muito. Mas as pesquisas mostram que as pessoas acreditam que seus sonhos fornecem informações significativas para si mesmas e para o seu dia a dia.




PESADELOS PODEM SER ALERTAS SOBRE SAÚDE

Como se já não bastasse os pesadelos serem aterrorizantes, um certo transtorno do sono leva as pessoas a “atuar” nos seus sonhos,  com movimentos violentos, chutes e gritos. Esses sonhos violentos podem ser um sinal de desordens do cérebro, incluindo o Mal de Parkinson e demência. Pesquisas sugerem que estágios iniciais dessas doenças neurodegenerativas podem começar muitos anos antes de alguém ser diagnosticado.




DORMIR TARDE = MAIS PESADELOS

Pessoas que costumam dormir muito tarde estão mais sujeitas a ter pesadelos. Numa pesquisa, 264 estudantes universitários disseram quantas vezes tiveram pesadelos. Os que tinham o hábito de dormir tarde tiveram uma média bem mais alta do que aqueles que dormiam cedo.
Os pesquisadores não souberam explicar o que causava essa ligação entre hábitos de sono e pesadelos. Entre as possibilidades, está o hormônio do estresse, o cortisol, que atinge seu pico de manhã, pouco antes de uma pessoa acordar, um momento em que estamos mais propensos ao sono REM (*). Se a pessoa ainda estiver dormindo nesse momento, talvez o aumento do cortisol possa provocar pesadelos.

(*) O sono R.E.M., (em Inglês, Rapid Eye Movement = Movimento Rápido dos Olhos), é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.




SONHOS PODEM SOLUCIONAR PROBLEMAS

Parte da razão para sonharmos pode ser o pensamento crítico. Um estudo descobriu que os sonhos podem nos ajudar a resolver problemas que enfrentamos durante o dia. De acordo o estudo, é o aspecto visual, e muitas vezes ilógico, dos sonhos, que os tornam adequados para o tipo de pensamento que é necessário para resolver certos problemas. “Seja qual for o estado em que estamos de sono, nós ainda estamos trabalhando nos mesmos problemas”, afirmou um pesquisador, acrescentando que os sonhos podem ter evoluído para uma outra finalidade, mas é possível que tenham sido aperfeiçoados pelo tempo para várias tarefas, inclusive para ajudar a “reiniciar” o cérebro e resolver problemas.




HOMENS TÊM MAIS SONHOS ERÓTICOS

Os homens são mais propensos do que as mulheres a sonhar com sexo. Aliás, as mulheres são mais propensas a ter pesadelos com sexo. Em um estudo com quase 200 homens e mulheres com idades entre 18 a 25 anos, descobriu-se que os pesadelos das mulheres podiam ser divididos em três tipos:

• Assustadores (ser perseguida ou ter a vida em perigo).
• Os que envolvem a morte de um ente querido.
• Sonhos confusos.

Se as mulheres têm que relatar o sonho mais importante que já tiveram, elas são mais propensas do que os homens a relatar um pesadelo muito perturbador. Elas relatam mais pesadelos e eles são mais fortes do que os dos homens. Isso não significa que as mulheres não se divertem em seus sonhos. Uma pesquisa revelou que, dos cerca de 3.500 relatos de sonhos, aproximadamente 8% continham algum tipo de atividade sexual. O mais comum envolvia penetração, seguido de proposições sexuais, beijos, fantasias e masturbação.




É POSSÍVEL CONTROLAR OS SONHOS

Está interessado em sonhos lúcidos? Comece a jogar videogame. As duas coisas representam realidades alternativas. É claro que não são completamente iguais; os videogames são controlados por computadores e consoles, enquanto os sonhos surgem da mente humana.
Os jogadores são usados para controlar seus ambientes de jogo, de modo que isso pode se traduzir em sonhos. Uma pesquisa mostrou que as pessoas que jogam videogame são mais propensas a ter sonhos lúcidos, nos quais se veem fora de seus corpos e também são capazes de interagir com os seus sonhos, como se controlassem um jogo. Esse controle pode ajudar a transformar um pesadelo horripilante num sonho tranquilo.




SONHOS AJUDAM A RELAXAR

Cientistas descobriram que, durante a fase de sonho do sono (o sono REM, mencionado anteriormente), há uma diminuição dos níveis de certas substâncias químicas no cérebro associadas ao estresse. Durante o sono REM há uma diminuição acentuada dos níveis de norepinefrina, um produto químico cerebral associado ao estresse. Ao reprocessar experiências emocionais anteriores – neste ambiente neuroquimicamente seguro de norepinefrina baixa durante o sono REM – acordamos no dia seguinte e essas experiências foram enfraquecidas em sua energia emocional. Sentimo-nos melhores a respeito delas, sentimos que podemos lidar com esses problemas.

Bons Sonhos!

images

Fonte: Você Sabia?

  1. Aline Santos

    20 de junho de 2013 em 18:12

    Sonhei que estava acordada, mas quando acordei, percebi que estava dormindo e que tudo não passava de um sonho…

  2. Derp Herp

    11 de junho de 2013 em 19:31

    Já tive um sonho em que eu estava fazendo um piquenique com a minha família,eu olhei pro céu e estava vários planetas vindos em direção a terra.eu me levantei e quando olhei pra trás o Diabo tava na minha frente olhei para o lado e Deus tava lá!Do nada e corri pra atacar o Diabo e olhei para onde tinha visto Deus ele não estava mais lá,olhei para frente e o Diabo virou um povo gigante voador e eu subi em cima de uma combi voadora e junto de mariachis (que estavam dentro da combi em quanto eu estava em cima) começamos a tocar uma música mexicana em quanto lutávamos conta o povo gigante,que antes era o Diabo,que também nops atacava!Eu pulei de cima da combi porque ela iria colidir com uma montanha e antes de colidir o Diabo,que agora é um povo gigante,engoliu eles!O resto eu não lembro 🙁

  3. Reika

    6 de junho de 2013 em 18:02

    Já sonhei com apocalipse zumbi, com dinossauros, com navio fantasma, guerras, aliens, acidentes, e alguns sonhos parecidos com jogos que já havia jogado * vou parar com os jogos um pouco :S

  4. Alvaro Silva

    5 de junho de 2013 em 21:53

    sabe quando vc acha q ja aconteceu uma coisa, eu acho q quando eu acho q uma coisa ja aconteceu é pq eu sonhei com aquilo, tipo uma visão do futuro, pq as vezes vc dorme mais não se lembra do sonho talvez esse sonho seja seu futuro não muito distante. essa é minha teoria.

    • Aline Santos

      7 de junho de 2013 em 11:07

      Volta e meia tenho isso, estranha essa sensação

  5. Loko

    4 de junho de 2013 em 19:32

    Eae galera! sou novo aki nos coments mas eu conheço tdos vcs… tdo blz?

    • Dark Vampire

      4 de junho de 2013 em 19:58

      Eae.

  6. Shun dlç

    4 de junho de 2013 em 12:37

    Haha não tenho sonhos eróticos, fuck yeah!

    • Emerson

      4 de junho de 2013 em 15:12

      Permissão para fazer a piada que você só tem eles com o Hyoga?

  7. Hawk

    4 de junho de 2013 em 12:24

    Naboa ? Pelo que eu me lembre quase todos os meus sonhos são “lucidos” Seila é como se eu soubesse que estou sonhando… é maneiro u.u

  8. Allan Ribeiro

    4 de junho de 2013 em 11:40

    Meu Sonho Fazer isso no sonho

    [img]http://www.rua.ufscar.br/img/s27/origem4.jpg[/img]

  9. Felix Henrique

    4 de junho de 2013 em 11:32

    eu sempre tenho pesadelos, mas sempre sao muito interessantes, se eu contar, parecem historias, com começo meio, e as vezes ate fim,
    em todos eu sempre posso me controlar, pensar em saidas, tramar algo, me esconder procurar armas e fugir também, é como um jogo, sempre tem um enredo.
    ja houve sonhos em que eu estava em uma especie de missao, contra zoombies em um galpao cheio de caixas, e labirintos, e eu “joguei errado” fui atacado, morri, e voltei pro mesmo lugar de onde comecei, com direito a uma vinheta (aqueles filminhos que passam sempre antes de começar o jogo) ,detalhe, eu tentei fugir do lugar no começo, por uma passagem de um muro quebrado do galpao, mas eu tentava passar e o “jogo” nao permitia. foi mto bom, e olha que e nao sou viciado em games, e nem nunca fui.

  10. Juliana Amador

    4 de junho de 2013 em 11:13

    Sempre que eu vou ficar doente (febre, resfriado, catapora) eu sempre tenho o mesmo sonho mas eu nunca consigo explica-lo. As vezes quando eu sonho parece que eu to lá mesmo, parece verdade.

  11. samuel pimentel

    4 de junho de 2013 em 10:50

    sonhei que tinha matado todo mundo mais ae acordei e vi que todo mundo tinha morrido

  12. Daylan Steffen

    4 de junho de 2013 em 09:35

    consigo controlar facilmente meus sonhos e sempre me vejo em terceira pessoa XD
    Meus sonhos são sempre de invasão alienígena para cima, o que torna meus sonhos bem divertidos quando tenho controle XD

    • Aline Santos

      7 de junho de 2013 em 11:06

      O ruim é sonhar que está caindo e não sentir o pé no chão pq está deitado

  13. Orochimaru - Dono

    4 de junho de 2013 em 09:04

    kkkkkkkkk
    O que eu mais tenho são sonhos eróticos O.o
    kkkkkkkk

  14. Renan Ribeiro

    4 de junho de 2013 em 00:31

    Ja tive alguns sonhos lúcidos, e vou falar, é uma das melhores sensações do mundo. Imagine vc em um lugar em q vc eh a lei. Eu simplesmente parava e pensava, quero voar, e saia voando. ou qro ter poderes telecineticos, e saia levantando as coisas com a mente…….. MAS O MELHOR DE TUDO, pensei…. Pow, agora pra fechar, qro soltar um kamehameha….. EH A MELHOR COISA DO MUNDO!!! Espero ter um sonho lucido essa noite xDDD

    • Wander

      4 de junho de 2013 em 01:11

      Realmente, eu adoro quando isso acontece.

  15. Kuro Black

    3 de junho de 2013 em 23:22

    Sonho lúcido, eu já tive um sonho lúcido, ficavam olhos me perseguindo por toda a parte, eu não conseguia respirar e tinha correntes me apertando, então eu fui dormir dentro do sonho, e sonhei o sonho dentro do sonho lúcido, o ruim é que eu não consegui sonhar e acabei acordando no mundo real confuso se estava acordado ou dormindo, meus parabéns se você entendeu -,-“

    • Wander

      4 de junho de 2013 em 01:14

      sonho dentro de sonho ja tive tambem (ja cheguei a 4 “camadas” de sonho) o pior e que alguns era iguais a minha casa real o difícil foi acreditar que eu tinha acordado mesmo.

  16. Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

    3 de junho de 2013 em 21:42

    Vocês já sonharam em um dia morra comigo ?

    • Super

      3 de junho de 2013 em 21:47

      não quero que você morra.. (eu acho)

      • Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

        3 de junho de 2013 em 21:50

        O certo seria “Morar comigo” mas né, teclado do inferno costuma ser meio vagabundo. Feito a base de fogo e.e

        • Super

          3 de junho de 2013 em 22:03

          ah..tá!

          • Slenderzinho (Governante dos bosques)

            3 de junho de 2013 em 23:19

            Pai-do-Belzebu-drogado Troll

            [img]http://1.bp.blogspot.com/_fcsxewdQ__A/TMcMhjHrFEI/AAAAAAAABLc/RTU2PRV61dc/s1600/DIABO_E_DEM%C3%94NIO.jpg[/img]

  17. fake de alguem

    3 de junho de 2013 em 21:40

    “Lembro-me da primeira vez que controlei o sonho eu tava num baile funk e comecei a bater nos funkeiros ai depois eles me bateram também ai eu nao lembro mais de nada so sei que acordei com a cara inchada”…….cara como eu amo Cabras

    #EEUSOUOBATIMA

    • Super

      3 de junho de 2013 em 21:45

      o fato de que voce ama cabras.. já viu alguma? serio? tentou cria las? elas são o capeta, e só serve pra detonar o pasto! e voce não é o batima por que ele não perde o tempo batendo em funkeiros aqui no brasil.. devia ter vergonha de apanhar dos funkeiros..

  18. Allan Ribeiro

    3 de junho de 2013 em 21:00

    Uma vez no sonho eu sabia que estava dormindo, é tanto que falei dentro do sonho ‘Oba, estou dormindo!”…

    • Super

      3 de junho de 2013 em 21:36

      me acontece o tempo todo..

      • Wander

        4 de junho de 2013 em 01:09

        Isso é otimo em pesadelos já que (pelo menos eu) quando sei que estou sonhando consigo acordar a hora que eu quiser (embora n seja a coisa mais fácil do mundo)

  19. Junior Morato

    3 de junho de 2013 em 20:55

    Sabe, a maioria dos meus sonhos eu posso controla-los, por exemplo, uma vez eu tive um pesadelo, eu tava caindo ai eu me liguei que tava sonhando, e sei lá, virei quase um deus lá, as vezes eu acordo do nada nos sonhos e eu volto para onde eu tava do nada

  20. Drubscky

    3 de junho de 2013 em 20:33

    os sonhos sao controlados pelos illuminates .. por isso q as pessoa tem esses pesadelos horrendos .. ELES QUEREM BOTÁ MEDO EM NOIS .. Ate quando brasil ? O_õ

    • Marcel Saviolo

      1 de dezembro de 2015 em 13:53

      A gente vota na dilma e os iluminatis entram nos nossos sonhos… é bem por ai msm ;c

    • Super

      3 de junho de 2013 em 21:35

      já ouviu falar em pesadelos eróticos?
      #ACORDA BRASIL!!

      • Drubscky

        3 de junho de 2013 em 23:40

        sim kra , já tive um e foi muito legal e tals , mais oq isso tem haver ? .. O_õ
        #MORTE AOS ILLUMINATES

  21. Dark J

    3 de junho de 2013 em 20:22

    Ultimamente tenho parado de jogar muito videogames (não estou no meu magnifico castelo), agora sei por que não tenho controlado meus sonhos ultimamente.

  22. Little Uchiha™

    3 de junho de 2013 em 20:16

    Essa do videogame eu desconfio,nos sonhos eu sempre tentava matar o cara da serra elétrica e eu que sempre ficava cortado.

    • Gooby

      5 de junho de 2013 em 19:34

      Cara é só penar na sua mente pra ele sumir seja dono do seu sonho sempre funciona cmg

      • Gooby

        5 de junho de 2013 em 19:35

        *Pensar

    • John Rambo

      3 de junho de 2013 em 20:27

      Leatherface?

      • Little Uchiha™

        3 de junho de 2013 em 21:13

        ele e outros, eu sempre morria.

        • John Rambo

          3 de junho de 2013 em 21:16

          Kkkkkkkkk

  23. Nameless

    3 de junho de 2013 em 20:14

    Durante a noite passada tive um pesadelo muito estranho… Um assassino com a cara do Javier Bardem com cabelos compridos me perseguia com um machado enorme e tentava me matar de todo jeito… Bom, ele tentou… No final eu acabei tirando o machado dele e cortei o pescoço do infeliz… Mas ele parecia não ter morrido! Então, mesmo com um corte no pescoço, tive que enterrar a ferramenta no meio do crânio dele pra acabar com tudo. Porém, Bardem voltou! O vi saindo de dentro de um caixão, novamente vindo atrás de mim… Dessa vez joguei o corpo dele num turbilhão de água e por algum motivo ele se afogou e parou de me encher. Foi um dos pesadelos em que mais tive trabalho pra matar meu inimigo. Parece que a história da demência pode se aplicar ao meu caso… Mas no fundo eu sempre soube que era meio louco mesmo.

  24. Lucas Rodrigues

    3 de junho de 2013 em 20:09

    Eu já sonhei com tanta coisa maluca, mas nunca tive um sonho lúcido (eu acho) 😛
    Já sonhei com tsunamis, com o fim do mundo (acho que umas 4 vezes), com almas penadas, com guerra nuclear, com o colégio etc.

    • John Rambo

      3 de junho de 2013 em 20:11

      Já sonhei que todos ficavam contra mim pareciam uns “zumbis” me seguindo e ai eu ficava fugindo deles,eu também tive vários outros sonhos(ou pesadelos,tudo coisa do capeta)bem estranhos(sonhos ou pesadelos estranhos são comigo mesmo).

      • Lucas Rodrigues

        3 de junho de 2013 em 20:16

        Já sonhei que a noite virava dia e o dia virava noite constantemente e as pessoas agiam como se isso fosse normal, foi o mais estranho que eu já tive.

        • John Rambo

          3 de junho de 2013 em 20:27

          Kkkkkkkk cada um com seus sonhos estranhos.

          • Slenderzinho (Governante dos bosques)

            3 de junho de 2013 em 23:13

            Já sonhei ( com uns 7 anos acho ) que tava na praça da cidade e fui em um banheiro público, e quando fui, tinha um espelho (WTF) e quando fui mijar, olhei para o espelho, e refletia eu, mas não exatamente eu, como se fosse outro eu (WTF²), mas de forma mais maligna, e ele dava um sorriso (maroto) maligno, como se dissesse ”eu vou te matar, eu vou te matar…”, e daí saí correndo do banheiro. Depois acordei. E até agora tenho medo de espelhos (e as Creepypastas ajudam muito ‘-‘)

  25. Mother of Dragons

    3 de junho de 2013 em 20:06

    A tanto tempo n tenho um sonho legalzin :T sem emoção..

  26. Xion

    3 de junho de 2013 em 20:01

    Sonhos lúcidos é oque eu mais tenho,hora de deixar o XBOX um pouquinho de lado.

    • sawada tsunayoshy

      4 de junho de 2013 em 21:50

      muito massa né

    • John Rambo

      3 de junho de 2013 em 20:03

      Nunca tive um sonho lúcido.Poderia me dizer como é?!

      • Xion

        3 de junho de 2013 em 20:06

        É legal ficar controlando tudo.

        • John Rambo

          3 de junho de 2013 em 20:07

          Deve ser bom ou não!

  27. Xion

    3 de junho de 2013 em 19:59

    Acho que só tive 1 pesadelo na vida e 2 dias depois peguei gripe.

    • Lucas Rodrigues

      3 de junho de 2013 em 20:03

      Eu nunca tive pesadelo, acredite rsrsrsrs

      • Super

        3 de junho de 2013 em 21:41

        deveras não ser uma pessoa humana..

    • John Rambo

      3 de junho de 2013 em 20:00

      Sempre tenho pesadelos e sonhos confusos.Mas o meu maior e melhor sonho é ficar com você,sua linda!

      • Super

        3 de junho de 2013 em 21:38

        ficar com alguém pela internet? isso não existe!!

        • Josiane Rodrigues

          18 de novembro de 2014 em 15:47

          Eu acho que existe!

      • Xion

        3 de junho de 2013 em 20:01

        Só em sonhos mesmo.

        • John Rambo

          3 de junho de 2013 em 20:05

          Fiquei magoado agora!

          • Slenderzinho (Governante dos bosques)

            3 de junho de 2013 em 23:07

            Cantadores
            [img]http://www.dvdactive.com/images/reviews/screenshot/2005/12/untitled.jpg[/img]
            Cantadores Everywhere

  28. Dark Vampire

    3 de junho de 2013 em 19:58

    Jogo muito videogame e nunca tive um sonho lúcido 🙁

    • Wander

      4 de junho de 2013 em 01:05

      Eu já e garanto que é muito louco e embora dure pouco tempo (o maximo que consegui controlar foi 5 minutos) vc consegue fazer QUALQUER coisa.

      • sawada tsunayoshy

        4 de junho de 2013 em 21:49

        eu consigo controlar meus sonhos, se eu não tiver muito estressado ‘-‘

    • Ero-Cook

      3 de junho de 2013 em 20:37

      Já tive apenas um

    • John Rambo

      3 de junho de 2013 em 20:29

      Eu também Kkkkkk

    • Jaque-chan

      3 de junho de 2013 em 20:01

      Tbm n… =(

  29. John Rambo

    3 de junho de 2013 em 19:56

    Sono REM

    [img]http://www.revistainterludio.com.br/wp-content/uploads/2012/03/rem.jpg[/img]

    • Allan Ribeiro

      3 de junho de 2013 em 20:57

      Losing My Religion..Clássico!

      • John Rambo

        3 de junho de 2013 em 21:04

        Verdade Hehehehe

  30. Jaque-chan

    3 de junho de 2013 em 19:56

    Não tenho sonhos faz mais de 2 anos… 🙁

    • Jaque-chan

      3 de junho de 2013 em 19:59

      Ah, eh msm, eskeci… algum tempinho atrás tive um sonho.. Pesadelo na vdd… Não faz mto tempo. Eu tava sendo perseguida pelo Jeff, The Killer. ‘-‘ Dps eu acordei e acendi as luzes todas, fikei morrendo de medo la na cama, enqt lembrava da frase dele “Go to Sleep”… Pqp.. Véi, tomei um kgasso akela noite… Kkkkkkk

  31. John Rambo

    3 de junho de 2013 em 19:54

    Os Sonhos são sonhados!

    • Super

      3 de junho de 2013 em 21:40

      os sonhos são coisa da sua cabeça!

      • John Rambo

        3 de junho de 2013 em 21:53

        Vish ‘-‘

  32. Estudante

    3 de junho de 2013 em 19:53

    Eu sou estudante universitário,durmo o mais tarde possível e não tenho pesadelos ‘-‘
    [img]http://www.8balls.com.br/wp-content/uploads/2013/06/tira.jpg[/img]

    • Jaque-chan

      3 de junho de 2013 em 20:02

      Pesadelos em 3… 2… 1…

      • Slenderzinho (Governante dos bosques)

        3 de junho de 2013 em 23:22

        Viache, dahora a vida, viache
        E aquele cara de zóionosmamilo tem muita cara de estuprador

81 Comentários
mais Posts
Topo