Minilua

FBI pede ajuda a internautas para solucionar enigma

Já fazem mais de dez anos que o FBI (Federal Bureau of Investigation, "Departamento Federal de Investigação" em tradução livre) está tentando decifrar um código, que é a única pista existente de um caso de assassinato, porém nem mesmo os melhores criptógrafos da agência conseguiram extrair alguma informação.

Sem mais opções e com pouquíssimas esperanças, o FBI resolveu trazer a público o código, para que talvez alguma pessoa consiga quebra-lo para eles. Claro que é algo quase impossível, afinal alguns dos melhores criptógrafos do mundo tentaram, com todos os recursos possíveis e falharam.

Enfim, qualquer pessoa pode tentar decifrar o código e para ajudar nessa tarefa o FBI abriu para o público a história do assassinato e como o código foi encontrado:

No dia 30 de julho de 1999, Ricky McCormick, 41 anos, foi encontrado morto em um campo. No local não havia nenhuma pista que pudesse ajudar na investigação, exceto duas folhas de papel que ele trazia no bolso.

As duas páginas continham um texto criptografado, que segundo parentes do morto, era um código que ele utilizava desde adolescente, porém ninguém sabia como decifra-lo.

O FBI acredita, que as folhas foram escritas três dias antes da morte de Ricky e que poderiam de alguma maneira ajudar a elucidar o caso.

Seguem as imagens das duas folhas encontradas:

Qualquer pessoa que conseguir decifrar o código, ou mesmo ter alguma pista que ajude nesse caso pode entrar nessa página, feita especialmente para isso: http://forms.fbi.gov/code.