Minilua

Filmes inesquecíveis: O Exorcista #16

Confira abaixo, um dos filmes mais marcantes da história: O Exorcista. Relembre ainda, os principais fatos relacionados. Uma boa leitura!

– O Exorcista é, ainda hoje, uma das produções mais respeitadas. Em sua origem, a genialidade de um dos mais completos profissionais: William Peter Blatty.

– A produção em si, é originária dos Estados Unidos. Já a sua criação, datada de 1973.

– No longa-metragem, duas atuações centrais: a do Padre Merrin e o da garota Renan. A segunda, por sua vez, protagonista da história, e possuída pelo demônio Pazuzu.

– Com apenas 12 anos, ela passa a sofrer as piores barbáries. Somam-se a isso, os seus poderes sobrenaturais e o seu dom para levitação.

– Em seu país de origem, o filme se tornaria um verdadeiro épico, ganhando não apenas telespectadores, como entusiastas, no geral.

-Seu orçamento, pouco mais de 12 milhões de dólares. Não obstante, a sua receita, superando, pois, a marca dos 513 milhões.

– Em alta, a conquista de diversos prêmios. Entre os quais: “melhor roteiro adaptado” e “melhor som”.

– Prestigiado, o longa contaria com mais algumas sequências. São elas: “Exorcista II- O Herege” (1977), “O Exorcista III” (1990), e “O Exorcista- O início” (2004).

– Além destas, a execução de mais um trabalho: “Domínio: Prequela de “O Exorcista” (2005).

– Atualmente, a sua divulgação em fóruns e sites específicos. Ainda na Internet, o sucesso feito no Youtube e em páginas especializadas.

Curiosidades

– Em seu país de origem, o filme faria sua estreia em 26 de dezembro de 1973. Por lá, a sua distribuição por meio da Warner Bross.

 – Durante as filmagens, a convocação de um padre de verdade. Seu objetivo é claro, benzer o set, e espantar “as energias negativas”.

– Com o sucesso alcançado, diferentes produtos são lançados. De camisetas e DVDs, passando por livros e jogos.

– No Brasil, a sua apresentação por meio do SBT e da Rede Telecine. Ainda no país, a divulgação dos chamados “extras”.

Personagens Principais

Regan Macneil (Linda Blair)

Chris Macneil (Ellen Burstyn)

Padre Merrin (Max Von Sydow)

Padre Damien Karras (Jason Miller)

Tenente Kinderman (Lee J. Coob)