O fim do mistério das Pirâmides

As Pirâmides do Egito, além de serem uma das obras mais belas e magníficas de todos os tempos, também guardam seus mistérios. O maior de todos eles é: Como elas foram construídas?




As pirâmides

pg0

Algumas pessoas acham que extraterrestres ajudaram os Egípcios a construir as pirâmides, outros pensam que eles tinham um tipo de conhecimento avançado ou que eles dominavam alguma magia negra, mas a verdade é menos interessante do que isso.

A Necrópole de Gizé é aquela famosa construção com três Pirâmides e a Esfinge. A mais chamativa de todas é a Pirâmide de Quéops, a maior das três. Ela tem 146 metros de altura, com uma base medindo 230 metros de cada lado. Durante milhares de anos, ela foi a maior construção humana já feita.

Uma construção tão grande, feita em um tempo tão antigo, realmente desperta certas dúvidas, mas quando os números são colocados no papel, as coisas parecem fazer mais sentido, ainda mais com as novas descobertas feitas por lá.




Os números da construção

pyramid_building

A grande pirâmide foi construída com algo em torno de 2 milhões de blocos, cada um pesando em média 2,5 toneladas. A maior parte desses blocos veio de pedreiras próximas as pirâmides, apenas as pedras que compõem a câmara do Faraó e o revestimento externo são diferentes. Essas foram trazidas através do Nilo.

Como ninguém sabe quantas pessoas trabalharam nas obras das pirâmides, alguns cálculos feitos por matemáticos e engenheiros revelaram o possível número de trabalhadores. Segundo o estudo feito pela empresa de construção Daniel, Mann, Johnson, e Mendenhall seriam necessários 15 mil homens na construção, com um pico de 40 mil em alguns momentos. A obra completa levaria dez anos para ser terminada, com um expediente diário de dez horas. Nesse ritmo, 180 pedras seriam colocadas por hora, mas o número de horas trabalhadas em um dia pode aumentar, assim como o tempo de construção. Normalmente o Faraó começava a construção da pirâmide logo que tomava o trono para si, por isso a Grande Pirâmide pode ter sido construída em um período bem longo de tempo, algo em torno de 20 anos.




Água e areia

article-2617275-1D7C42B300000578-587_634x306

Algo que faz muitas pessoas pensarem ser impossível que as Pirâmides tenham sido feitas por mãos humanas é o peso dos blocos, mas esse problema é facilmente resolvido.

Uma nova descoberta revelou que areia molhada pode ter sido uma das grandes armas usadas pelos egípcios. Estudantes da Universidade de Amsterdã descobriram que areia molhada na quantidade certa faz com que o material sendo arrastado por ela tenha “metade do peso”. Ou seja, a força de tração necessária cai pela metade.

thesetupinth

O estudo conduzido pelos pesquisadores mostrou que a areia molhada não se acumula na frente do trenó, criando uma pista lisa, que facilita o movimento de maneira extraordinária. Usando essa técnica, o trabalho feito pelos egípcios cairia pela metade.

Como já foi provado em testes, apenas 20 pessoas são o bastante para arrastar um bloco de 2,5 toneladas pela areia, com a ajuda da água esse número cai pela metade. Ou seja, para que 180 pedras fossem levadas para a Pirâmide por hora, seriam necessário apenas 1800 homens as puxando.

O mais interessante é que uma das pinturas em uma das Pirâmides mostra uma cena bem clara, onde diversos homens puxam um estátua enorme em cima de um espécie de trenó de areia. Na frente de todos esses trabalhadores, é possível ver um homem jogando um líquido no chão (imagem acima)… Talvez o grande segredo da construção das Pirâmides não tenha sido alguma ajuda de fora da Terra, mas apenas um pouco de água.

  1. Fabao Silva

    9 de abril de 2015 em 10:33

    como será que eles colocavam esses 2,5 toneladas em cima dessa prancha!? O.o

  2. Jose Pereira

    21 de junho de 2014 em 22:11

    e para colocar uma pedra sobre a outra até chegar ao topo eles molhavam elas era?. kkkk

  3. DAILANE ABREU

    5 de maio de 2014 em 22:33

    Esse é um dos povos de cultura e história mais ricas da humanidade resume-se em pura beleza o antigo Egito!:*

  4. Diego Creato

    5 de maio de 2014 em 13:02

    Eu ainda acho que elas foram feitas de cima pra baixo…
    Mas pra trazer as pedras até ela essa matéria faz todo sentido.

  5. João Paulo Jucá

    5 de maio de 2014 em 10:39

    Onde estão as fontes de pesquisa?

    • Marvelunatico

      5 de maio de 2014 em 12:02

      Nas casas dos moderadores ‘-‘

  6. TRETAS

    4 de maio de 2014 em 20:41

    Ta. Ainda assim cara, não explicou as partes mais importantes, tipo como eles ergueram as pedras, alinharam e arrumaram tudo certinho, imagina erguer milhares de pedras até o topo ?

  7. Giovany Dias

    4 de maio de 2014 em 10:50

    Bom, é uma teoria bem elaborada para as pirâmides, mas, existem muitas outras construções no mundo antigo que dificilmente seria, tão simplesmente explicado e, conhecimento que povos antigos tinham que, só recentemente descobrimos. Por exemplo:

    Os obeliscos, não lembro qual o peso médio dessas obras, mas eram muito mais pesados que os blocos das pirâmides e, esculpidos em uma única peça, não há explicações científicas de como povos que estavam a um passo dos homens das cavernas, conseguiam esculpir transportar e erguer tamanha obra!

    Existem obras antigas com rochas pesando mais de 300 toneladas, mesmo hoje com toda a tecnologia seria muito difícil move-las, como povos antigos conseguiam essa proeza? e, ainda erguiam-na a mais de 10 metros de altura? Os Incas além de move-las ainda as cortavam com encaixe perfeito, não passando nem uma folha de papel entre as rochas.

    As linhas de Nazca, claramente foram feita para serem visualizadas do alto, e montanhas tiveram seus picos inteiros cortados. Porque? De que forma? Quem poderia estar voando naquela época?

    Os maias tinham um conhecimento de astronomia gigantesco, sabiam muitas coisa que só descobrimos com a ajuda de telescópio e muitas outras tecnologias que esse povo não tinha.

  8. Cesar Martines

    4 de maio de 2014 em 00:56

    todo mundo aceitou de boa mas ninguém pensou na quantidade de agua que teria que ser jogada numa terra seca e por muitos quilômetros, o transporte de agua não seria mais difícil do que o de pedras Ainda sim a teoria não explica a precisão dos cortes e a junção sem argamassa que não permite a passagem de uma folha de papel. eu vi essa matéria em um blog sem expressão, fiquei decepcionado ao ver essa matéria no minilua, achei que aqui era um blog serio.

    • joao vitor

      8 de junho de 2014 em 09:42

      Verdade cara
      Alinhados com Orion
      e os carai

    • Marvelunatico

      4 de maio de 2014 em 21:46

      Aqui é um blog sério, não de loucos drogados que acham que a explicação pra tudo são seres que nem existem. ‘-‘

  9. Fábio Belon

    3 de maio de 2014 em 22:30

    TALVEZ, é o q diz a matéria em relação a areia molhada. pode até da certo, mas eu ver fazer uma dessas piramedes desse modo hoje em dia, usando somente o q os egipicios tinham naquela epoca

  10. Dr.V

    3 de maio de 2014 em 17:05

    Faz sentido 😛

  11. Lana Vasconcelos

    3 de maio de 2014 em 14:12

    Beleza. Os blocos foram arrastados… e como blocos com algumas toneladas foram empilhados? E porque uma certa pirâmide tem na verdade 8 lados que servem para mostrar a época do ano da terra (Solstício e Equinócio) mas esse fato só pode ser observado de forma “aérea”. E também qual a explicação de várias pirâmides possuírem o mesmo designe como se tivessem o mesmo arquiteto, se esses povos comprovadamente na época não tinham contato algum e ainda tem o fato de estarem perfeitamente alinhadas com o Cinturão de Órion… Ao meu ver não podemos dizer que é o “fim deste mistério”…

    • Diego Martins

      3 de maio de 2014 em 20:15

      Como eu disse antes, eles usavam a própria areia e tijolos para criar rampas apoiadas nas pedras que já estavam colocadas na pirâmide, como uma das imagens mostra.

      Ah sim, que estranho que várias pessoas em vários lugares do mundo usam pirâmides… Me responde, como que tu faz para fazer um castelo de areia grande na praia? Ahhhhh é, você usa uma base bem grande que vai diminuindo com a altura… Ops, isso dá uma pirâmide se tu usar blocos de pedra! Nossa, será que foram aliens, ou todos pensaram logicamente e acabaram chegando a mesma conclusão? Não sei… Talvez tenha sido os aliens mesmo.

      • Lana Vasconcelos

        4 de maio de 2014 em 13:24

        Não só concordo com esses seus argumentos como já sabia, essa parte inseri só para tornar o comentário mais dinâmico. O que me intriga mesmo é o fato de algumas pirâmides estarem perfeitamente alinhadas com o Cinturão de Órion e algumas delas possuírem 8 lados que só são vistos por cima que dizem a época do ano (Equinócio e Solstício) para quem tivesse esse conhecimento. Não me leve a mal, eu gosto de questionar, assim como já vi você fazer o mesmo, pois sabemos que assim encontraremos grandes respostas e dizer que o mistério está resolvido… digamos que parte dele está.

        vlw e até mais!

  12. Otavio Gabriel

    3 de maio de 2014 em 13:03

    mesmo assim, como empilharam elas? arrastar e diferente de empilhar, com precisao ainda

  13. Otavio Belarmino

    3 de maio de 2014 em 11:40

    A parte do arrasto tranquilo, mas como eles erguiam os blocos? Em vinte homens não devia de ser!!!!!!! E erguer esses blocos à uma altura significativa destas… porra!!!!!! Me expliquem!

    • Cesar Martines

      4 de maio de 2014 em 00:49

      todo mundo aceitou de boa mas ninguém pensou na quantidade de agua que teria que ser jogada numa terra seca e por muitos quilômetros, Ainda sim a teoria não explica a precisão dos cortes e a junção sem argamassa

      • Marvelunatico

        4 de maio de 2014 em 21:45

        Aff cara, cê já comentou essa bobagem um monte de vezes. A gente já entendeu, não rpecisa ficar repetindo. Que coisa ‘-‘

    • Diego Martins

      3 de maio de 2014 em 20:12

      Como eu disse antes, eles usavam a própria areia e tijolos para criar rampas apoiadas nas pedras que já estavam colocadas na pirâmide, como uma das imagens mostra.

  14. Cacuety Comment

    3 de maio de 2014 em 08:51

    • Anderson Golombieski

      2 de agosto de 2016 em 16:16

      Eu concordo.

    • Cesar Martines

      4 de maio de 2014 em 00:44

      Pra mim também. todo mundo aceitou de boa mas ninguém pensou na quantidade de agua que teria que ser jogada numa terra seca e por muitos quilometros

  15. Lucas Rodrigues

    3 de maio de 2014 em 08:21

    Convincente, até porque os povos antigos, além de serem bons trabalhadores, eram superinteligentes no que faziam. Acho que meio que ocorreu uma evolução e uma involução na história no que diz respeito à construções exóticas, evolução da preguiça (isso é notório nos dias de hoje) e involução da inteligência (isso se aplica em outro contexto, mas também faz parte deste).

  16. Ophelia Soares

    3 de maio de 2014 em 02:51

    Hum , lendo isso dar pra perceber como o povo ficou preguiçoso heim. E como o povo antigo era tao inteligente que suas obras duram ate hoje 🙂

  17. Leandro Martins

    3 de maio de 2014 em 02:45

    muito boa essa materia minilua

    • Diego Martins

      3 de maio de 2014 em 08:45

      Valeu!

  18. Jeff Dantas

    2 de maio de 2014 em 23:11

    Quisera eu, conhecer o Egito! Sua arte, sua história… 🙂 Parece tudo tão interessante… ^^ http://static.minilua.org/resize/cache/c2l0ZTovLzIwMTQvMDUvcGcwLmpwZ3w1MDB4MzQ1.jpg

    • Forasteira

      2 de maio de 2014 em 23:15

      E eu, conhecer a Islândia. Ou, quem sabe, a Nova Zelândia, indicada pelo meu amigo Einstein.

    • Marvelunatico

      2 de maio de 2014 em 23:14

      Jeff no Egito
      [img]http://www.magiadourada.com.br/casal.GIF[/img]

  19. Greg

    2 de maio de 2014 em 22:50

    gostei desse post aí…. As piramides do egito realmente são incríveis…

  20. Marvelunatico

    2 de maio de 2014 em 22:23

    Ou seja, nada como “usar a cabeça” e o bom e velho trabalho árduo. Nada de aliens

    • Suite Moon

      2 de maio de 2014 em 22:31

      Só falta “desmascararem” o Stonehenge, Puma Punku e se já não “desmascararam” a Ilha da páscoa também, dá uma tristeza as pessoas de bem podem nem ter suas teorias de visitas alienígenas no passado…

      • Marvelunatico

        2 de maio de 2014 em 22:37

        Nem sei o que é mais bizarro. Stonehenge mais parece um tipo de ritual, cerimônia, sabe-se lá feito por quem o.O

        • Forasteira

          2 de maio de 2014 em 22:50

          Também acho, provavelmente usado para algum tipo de ritual, seja ele de sacrifício ou de veneração a algum deus ou entidade, ou até mesmo para algum ritual simples como o feito em datas comemorativas, etc. Mas tem coisas que não dá pra descobrir simplesmente porque não têm vestígios suficientes pra isso. É uma pena.

          • DCemblemático

            2 de maio de 2014 em 22:54

            Ou isso é obra de Aliens

          • Forasteira

            2 de maio de 2014 em 22:58

            O grande problema da maioria cientistas e um enorme impedimento para o descobrimento de vida em outros planetas, é que eles só consideram a vida como ela é na Terra. Se nos outros planetas não existe oxigênio, por que dizer “Não existe oxigênio em Marte, logo não existe vida em Marte.”? Será que eles nunca pararam pra pensar que talvez seres de outros planetas não precisem de oxigênio como nós?

          • TouhouNoLunático

            3 de maio de 2014 em 11:13

            “Será que eles nunca pararam pra pensar que talvez seres de outros planetas não precisem de oxigênio como nós?”
            Não, eles sabem que pode sim ter vida sem oxigênio; foi assim por bastante tempo aqui na Terra.

          • Forasteira

            3 de maio de 2014 em 14:51

            Não é só o fator oxigênio. Os cientistas se baseiam no NOSSO modo de vida, sendo que o modo de vida nos outros planetas pode ser TOTALMENTE DIFERENTE do nosso. Eles podem ser invisíveis, podem até haver criaturas pré-históricas. Os cientistas poderiam até considerar um planeta que está na pré-história como nós, e outro que já está em uma fase mais avançada que a nossa.

          • Marvelunatico

            3 de maio de 2014 em 11:43

            Mais um “lunático” .-.

          • DCemblemático

            3 de maio de 2014 em 12:46

            Ta reclamando do que??? Tu criou uma moda no ML

          • Marvelunatico

            4 de maio de 2014 em 14:26

            Eu não ._.
            Só criei minha conta, ocês que me kibaram ._.

          • Suite Moon

            2 de maio de 2014 em 23:10

            Acredito que isso ocorra pela questão de financiamento de pesquisas, porque como sabemos o principal objetivo dessas pesquisas é encontrar um planeta que tenha vida como a nossa para no futuro “colonizarmos” (coloquei as aspas pq é perceptível que os únicos que irão usufruir disso são os ricos, enquanto o resto irá ficar permanecer aqui e conviver com a polução.

          • Marvelunatico

            2 de maio de 2014 em 23:23

            Outro mistério é que diabos acontece ali dentro:

            [img]http://3.bp.blogspot.com/-B70_Ew8fv3Y/T-aWy7A8dSI/AAAAAAAAA9Q/HEq-FvdBkEc/s400/area-51.jpg[/img]

            [img]http://www.cidadedeitapira.com.br/imagens/uploads/area51[/img]

            [img]http://1.bp.blogspot.com/-XjSCa7s0aoE/UfISiUMMpVI/AAAAAAAAAGM/QYyBP3ECdb8/s1600/-+(30).jpg[/img]

            [img]http://static.hsw.com.br/gif/area-51-1.jpg[/img]

          • Mutley

            3 de maio de 2014 em 09:30

            Acho que não acontece nada , pq se o EUA quisesse msm esconder alguma coisa ninguém iria saber , não deixaria assim dando sopa no deserto e permitindo visualização por satélites …
            Todo esse papo de ”área restrita” é só pra desviar a atenção de algo maior .

          • Marvelunatico

            3 de maio de 2014 em 11:42

            Faz muito sentido.

          • Suite Moon

            2 de maio de 2014 em 22:53

            Sim, como eu disse anteriormente isso é inconclusivo, simplesmente não temos como saber o real objetivo do Stonehenge… É uma pena².

          • Cristen lima

            2 de maio de 2014 em 22:58

            Espero que algum dia os EUA entre outros revelem seus mistérios em relação a essas coisas, talvez eles já até saibam mas não contam ao publico pra que serve essas coisas (bom…pode até não ser algo muito doidão) mas obviamente eles sempre esconderam as coisas mesmo que sejam pequenas. Stonehenge sempre me lembra um jogo aonde você era merlim e usava o Stonehenge pra faze altas macumbas do snes.

          • Forasteira

            2 de maio de 2014 em 23:04

            Os maiores segredos da humanidade são guardados a mil chaves no Vaticano e nos EUA. Isso é triste.

          • TouhouNoLunático

            3 de maio de 2014 em 11:10

            Talvez eles até saibam como que os conspiracionistas conseguem botar tanta merda sem fundamento na cabeça.

          • Suite Moon

            2 de maio de 2014 em 23:02

            Também considero isso, mas acredito que os arquivos mais interessantes devem estar bem quardados no Vaticano sobre tutela da Igreja Católica…

          • Forasteira

            2 de maio de 2014 em 22:56

            WHO CAN BELIEVE YOU? WHO CAN BELIEVE YOU? LET YOUR MOTHER PRAAAY. Malz, entrei no clima da música. Seria tão bom se pudéssemos desvendar os mistérios deixados pelos nossos ancestrais, não é mesmo?

          • Suite Moon

            2 de maio de 2014 em 23:06

            Com certeza, quem sabe com esses conhecimentos poderíamos estar muito avançados e quem sabe até viajando pelas estrelas (tá eu sei viajei).
            Achei interessante o comentário da Cristen abaixo, o que será que escondem do público?
            Isso me fez pensar também em uma teoria da conspiração que diz que quem está por trás dos governos do mundo são extraterrestres.

        • Suite Moon

          2 de maio de 2014 em 22:43

          Parece ser isso mesmo, mas até hoje ninguém sabe ao certo.
          (também me pergunto qual o objetivo do Stonehenge…)

          O Puma Punku tem um design interessante…
          O mistério das pirâmides era sua construção porque o seu formato era uma forma de mostrar o poder político do faraó.

  21. Little Uchiha™

    2 de maio de 2014 em 22:18

    Mas e pra levantar as pedras?

    • Cesar Martines

      4 de maio de 2014 em 00:48

      todo mundo aceitou de boa mas ninguém pensou na quantidade de agua que teria que ser jogada numa terra seca e por muitos quilômetros, E Ainda sim a teoria não explica a precisão dos cortes e a junção sem argamassa

    • Diego Martins

      2 de maio de 2014 em 22:38

      Como mostra uma das imagens, ele criavam rampas com areia e titulo e subiam as pedras.

    • Mutley

      2 de maio de 2014 em 22:29

      Já foi dito , Eles jogam água e isso faz com q a pedra perca metade do seu peso … ai é só juntar uma galera pra carregar …

  22. Angie

    2 de maio de 2014 em 22:04

    *0* Super interessante, mas realmente tinha esperança de que tinha sido os aliens que ajudaram, que triste ;/

    • Cesar Martines

      4 de maio de 2014 em 00:48

      todo mundo aceitou de boa mas ninguém pensou na quantidade de agua que teria que ser jogada numa terra seca e por muitos quilômetros, Ainda sim a teoria não explica a precisão dos cortes e a junção sem argamassa

  23. João Pedro Costa Mello

    2 de maio de 2014 em 21:51

    sempre achei que fossem os alienigenas , mas tudo bem. .-.

    • Cesar Martines

      4 de maio de 2014 em 00:46

      Pra mim também. todo mundo aceitou de boa mas ninguém pensou na quantidade de agua que teria que ser jogada numa terra seca e por muitos quilômetros, Ainda sim a teoria não explica a precisão dos cortes e a junção sem argamassa.

    • João Pedro Costa Mello

      2 de maio de 2014 em 21:52

      *Sempre achei que fossem os alienigenas , mas tudo bem. .-.

  24. Forasteira

    2 de maio de 2014 em 21:48

    Simplificando: os povos da antiguidade usavam sua massa cinzenta, ao contrário dos engenheiros de hoje em dia.
    Vide: Itaquerão.

    • Suite Moon

      2 de maio de 2014 em 21:59

      Opa, é melhor não generalizar.
      Não acredito que a culpa seja dos engenheiros, porque muitas vezes eles tem que trabalhar com os recursos oferecidos e criar soluções que usem com o máximo de eficiência esses recursos, apesar de existirem sim péssimos engenheiros como existe péssimos profissionais em todas as profissões.
      Creio que a resposta para sua indagação está nos desvios de verbas e as superfaturações das obras públicas que são sempre mais caras do que deveriam.

  25. 3 Hits

    2 de maio de 2014 em 21:41

    Isso só mostra o quão incrível é a capacidade do homem de pensar. A inteligência humana, naquela época, não era menor que a atual. Apenas tinham meios menos avançados para que se pudessem desenvolvê-la. E mesmo assim, conseguiram utilizar-se de artimanhas e construir monumentos grandiosos como estes. Sempre considerei a possibilidade da ajuda de aliens, mesmo porque dificilmente desconsidero possibilidades, mas quando me diziam que era impossível o ser humano ter construído as pirâmides eu dizia: não subestime a inteligência dos povos antigos. Não subestime sua inteligência.

    • Adriano Saadeh

      3 de maio de 2014 em 08:12

      É verdade, ótima reflexão, pois todo o avanço tecnológico que temos hoje não se deu por sermos mais inteligentes e sim por seguirmos uma linha constante de desenvolvimento que começou há muito tempo

    • Mutley

      2 de maio de 2014 em 22:04

      Um dia desses li aqui mesmo uma matéria que falava que o Ser-Humano só utiliza 10% do seu cérebro , achei aquilo o máximo , tipo … ficar imaginando qual é a Real capacidade da mente humana .

      Algumas semanas depois intrigado e curioso com tal notícia , não demorei muito para encontrar um site que desmentisse essa versão , ele afirmou que o ser-humano usa sim mais que 10% de seu cérebro , mas que mesmo assim não chega nem perto de sua capacidade real …

      • 3 Hits

        2 de maio de 2014 em 22:09

        É verdade. Não se tem como saber a porcentagem de quanto se usa, mas o que eu sei é que não se usa tudo.

        • Kuzan

          3 de maio de 2014 em 10:05

          Na verdade usa-se sim o cérebro todo, se não fosse usado essa parte já teria desaparecido a anos pois algo que gasta tanta energia e não é usado seria completamente atrofiado e iria sumir.

          • Ultra

            3 de maio de 2014 em 10:20

            de um certo modo é 10%, não se controla o subconsciente ou o inconsciente

  26. DCemblemático

    2 de maio de 2014 em 21:37

    Prefiro acreditar em Aliens.

  27. Seth .

    2 de maio de 2014 em 21:35

    Tio gio nao curtiu

74 Comentários
Topo