Minilua

Os fósseis vivos do planeta Terra

A ciência sabe que a Terra tem, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos e que, há 3,5 bilhões de anos, a vida surgiu por aqui. Em todo esse tempo, ela ganhou as mais diversas formas, passou por extinções, mas, no meio de toda essa confusão, algumas formas de vida sobreviveram e continuam sendo iguais ao que eram há milhões de anos atrás. Esses são os fósseis vivos:

 

Cyanobacteria

Muita gente acha que os humanos são os seres mais evoluídos e poderosos desse mundo, mas, se levarmos em conta o que realmente importa, que é o tempo de vida da espécie e sua capacidade de sobrevivência, nós passamos vergonha perto das cyanobacterias.

Esses pequenos seres são a forma de vida mais bem sucedida de planeta, estando por aqui há 3,5 bilhões de anos! Essas bactérias viram os dinossauros serem extintos, todo tipo de viventes surgirem e morrerem, porém elas continuam vivendo tranquilamente! Sendo a espécie mais antiga ainda “respirando” no mundo.

 

Ctenophora

Deixando as bactérias de lado, falaremos agora do animal que está por aqui há mais tempo. A ctenophora, uma espécie de água-viva, também conhecida como “carambola-do-mar”, é o animal mais antigo de que se tem registro.

Os dinossauros surgiram há 230 milhões de anos e sumiram há 65 milhões de anos, mas enquanto esses gigantes apareciam e morriam, a ctenophora curtia a vida de boa. Ela surgiu há 700 milhões de anos e continua habitando nossos mares, sem sofrer grandes mudanças, afinal, em time que está ganhando não se mexe.

 

Crocodilos

Há 163 milhões de anos, um ser chamado lythrodectikos Tyrannoneustes dominava os mares. Esse animal era um grande predador, contudo acabou migrando para a costa. Após milhões de anos, a evolução conduziu a transformação, através da adaptação, criando os crocodilos.

Os crocodilos são seres que representam, muito bem, o funcionamento da evolução. Eles ficam o dia todo deitados na água, esperando suas presas virem até eles, afinal, todos os seres precisam de água em algum momento. É mais ou menos como sentar no restaurante e esperar o garçom lhe dar a comida na boca. Essa vida fácil dos crocodilos já tem 55 milhões de anos, ou seja, assim que o dinossauros liberaram espaço e bichos menores dominaram as costas, os crocodilos surgiram e tomaram seu lugar.