O futuro é melhor do que você imagina

O que mais existe no mundo são pessoas para falar que nosso futuro vai ser ruim, que a humanidade é idiota, que tudo é uma porcaria, que a fome na África é aquilo, que o desmatamento é isso. Algumas vezes parece que elas prefeririam viver em 1900 do que agora. Mas quando olhamos com atenção é possível notar que o futuro vai ser muito melhor.




Vida longa a nós

happy-old-people

Por volta do ano 1400, a expectativa de vida nos melhores lugares do mundo mal chegava a 30 anos. Meio milênio depois, no século XX, esse número tinha subido lentamente até os 50. E nos últimos 100 anos, impulsionada pela ciência, essa taxa deu um salto incrível, chegando a uma expectativa de vida de quase 70 anos. E em países mais desenvolvidos, ela já bate à porta dos 90.

Se nada de muito ruim acontecer, acredita-se que essa taxa continue subindo muito bem e daqui um século viver mais de 130 anos vai ser algo comum. Alguns cientistas mais otimistas acreditam que até lá poderemos ter tecnologia o bastante para vivermos para sempre, porém isso é assunto para uma outra hora.




Informação para todos

111206123110-africa-computer-pic-story-top

“Um povo educado, não pode ser dominado.”

Há um século atrás, só os ricos e poderosos tinham acesos ao conhecimento e informações. Uma mínima parte da população mundial sabia ler e escrever. Hoje em dia menos de 25% das pessoas ainda são analfabetas, pode não ser a melhor taxa, mas melhora a cada ano.

O preço dos eletrônicos e computadores cai pela metade a cada 11 meses, o que está espalhando a internet pelo mundo. Hoje computadores que custam poucos dólares podem ser comprados até mesmo pelos pobres. Na Índia, um país bem pobre, mais de metade de sua população tem acesso a celular e em poucos anos provavelmente todos terão.

EGYPT/

A capacidade de ler e trocar informações está mudando o mundo, principalmente em países mais pobres. Basta ver o exemplo de países do Oriente Médio, que derrubaram ditadores e opressores, tudo graças a informação espalhada pela internet.




A verdade

restauracao-ambiental-ajuda-a-garantir-um-futuro-melhor-para-as-proximas-geracoes

A humanidade não é perfeita. Na verdade ela tem muitos problemas, tais como fome, doenças, preconceitos… Mas ela está evoluindo rapidamente. Talvez chegue o dia em que todos, ou quase todos, terão comida, ensino e saúde. O mais incrível é que esse dia pode estar mais perto do que imaginamos, ainda mais se toda essa evolução manter essa velocidade.

E se por um lado os ricos ficam cada vez mais ricos, os pobres também estão ficando mais ricos, seja de dinheiro, cultura e oportunidades. O presente é, e o futuro será melhor, basta continuarmos o construindo.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. ArtAdicto

    8 de janeiro de 2015 em 18:53

    Cara ou você é muito otimista ou muito mal Informado.O fato de termos computadores baratos e alfabetização não significa que estamos melhorando a que se refere a qualidade de vida muito pelo contrario o sistema só quer nos transformar em consumidores de melhor calibre.termos computadores de 500,00R$ e de 4000,00R$ não significa que o sistema quer nosso bem estar só significa que eles perceberam que pobre também tem dinheiro e agora eles engordam suas contas com dinheiro de todas as classes sociais.Cara a humanidade caminha para o abismo com certeza e você tem razão eu prefiro mil vezes viver no Séc VVIII .

  2. KIryuu Tkim

    20 de junho de 2014 em 15:45

    E a natureza, como fica?

  3. Creeper-Atômico

    8 de outubro de 2013 em 01:49

    Espero que o mundo no futuro sege assim em vês de uma 3º guerra mundial, apocalipse zumbi ou revolta das maquinas com os humanos.

  4. Desle Gonçalves de Sá

    30 de abril de 2013 em 19:20

    O mundo passa sim por inúmeras transformações positivas,mas ao mesmo tempo estar em uma construção sem uma base firme.Para que a população continue aumentando sua expectativa de vida é necessário uma porção de coisas em equilibrou, água limpa,alimentos saudáveis,um verdadeiro equilíbrio da natureza,e é notável que a população não esta fazendo o necessário para que isso aconteça.Talvez quando chegarmos a expectativa de 130 anos,voltaremos a regredir isso em uma velocidade maior do que foi usada para chegar.

  5. Rodrigo Pentecostes

    29 de abril de 2013 em 13:28

    Parabéns! Belo post. Nos traz um raio de luz para percebermos que embora com escolhas diferentes, estilos, religiões e culturas diferentes temos um belo futuro para todos nós.

  6. Steffane

    27 de abril de 2013 em 01:07

    Imagine se toda a população mundial, tiver computadores ? todo mundo sabe que os computadores duram menos de 7 anos, então imagina a quantidade de lixo toxico que isso vai soltar ? Vocês sabem para onde vai o seu computador quando ele quebra ? ele é queimado com uma especie de combustível que lança milhares de poluentes no ar. E quando não fazem isso, descartam na natureza, o que deixa o solo estéril. Essas são as duas únicas formas de descartar um computador quebrado. E sabe porque o seu computador dura menos de 7 anos ? Porque a peça principal dele (que eu não lembro o nome no momento) é trocada de tempos em tempos pelas fabricas. Assim quando o seu computador quebra, e você vai trocar essa peça ela não esta mais disponível, porque já pararam, de fabricar, e então a unica solução é comprar um computador novo, e para onde o quebrado vai ? Isso tudo é proposital, as empresas lucram muito com isso. De tempos em tempos você é obrigado a comprar um pc novo. Um problema que seria tão simples de ser resolvido, era só eles não mudarem a porra da peça. Mas a ganancia fala mais alto. O nome disso é capitalismo.

    E eu achei um exagero esse texto dizer que a expectativa de vida em 1400 não chegava aos trinta. não é pra tanto tambem né ?

    • Renan Costa

      2 de novembro de 2014 em 09:56

      existe uma coisa chamada reciclagem, além do +, a peça referida seria o processador. e é besteira afirmar que dura só 7 anos, tenho PCs q tem 11 anos e ainda tá funcionando, além disso, ainda dá pra doar pra caridade, vender para fábricas de reciclagem e etc.

    • PATROCINADOR

      27 de abril de 2013 em 01:34

      A PEÇA PRINCIPAL SE CHAMA CORAÇÃO
      O COMPUTADOR PRECISA TROCAR O CORAÇÃO DE 7 EM 7 ANOS
      PORQUE FICA CHEIO DE COLESTEROL, AI JOGAM O CORAÇÃO FORA
      E POLUEM O MEIO AMBIENTE. EXISTEM PESSOAS Q QUEREM AJUDAR
      AI DEIXAM O CORAÇÃ NOVINHO PRA POR EM UM PC

      • Steffane

        27 de abril de 2013 em 02:52

        wft ?

  7. Pedro

    26 de abril de 2013 em 22:15

    a tecnologia tá evoluindo mas o ser humano não… =/
    de que adianta?

    • PATROCINADOR

      27 de abril de 2013 em 01:41

      ISSO NÃO É VERDADE
      O SER HUMANO NÃO TEM MAIS PÉS EM FORMA DE MÃOS
      PORTANTO SOMOS EVOLUIDOS

      • Pedro

        27 de abril de 2013 em 10:42

        Basta olhar pra sua mãe pra ver que você ta errado… .-.

  8. TENSEI

    26 de abril de 2013 em 21:50

    esse sim é ótimo post…
    a maioria das pessoas tem um raciocínio antiquado,
    algumas pessoas prefere dar mais atenção ao caos
    do que as soluções, soluções essas que mais preferem
    duvidar do que acreditar, preferem ter um motivo pra
    reclamar e mal dizer tudo…
    o que quase ninguém entende é que tudo o que se critica
    hoje será natural daqui a 50 anos, e tudo que considera natural
    hoje, foi criticado a 50 anos atrás!

  9. Riddle Boy®

    26 de abril de 2013 em 21:29

    Talvez a realidade não seja muito boa, mas sei que existem pessoas que desejam e trabalham para que para um futuro melhor, quero montar uma start-up que melhore a vida de pessoas com necessidade especiais 🙂

    • Riddle Boy®

      26 de abril de 2013 em 21:31

      Talvez a realidade não seja muito boa, mas sei que existem pessoas que desejam e trabalham para para um futuro melhor, quero montar uma start-up que melhore a vida de pessoas com necessidades especiais 🙂

  10. Tr00ta Fulero

    26 de abril de 2013 em 20:48

    e eu achando que agente tava fundido hue.

  11. Gabriel Augusto Menegazzo

    26 de abril de 2013 em 19:30

    Duvido muito que a humanidade vai sobreviver por mais que 200 anos…

  12. Gabriel Yago Röhrig

    26 de abril de 2013 em 19:26

    o principal inimigo da humanidade é o preconceito e a ignorância.

  13. Wagner

    26 de abril de 2013 em 19:17

    Temos que ir atrás dos nossos objetivos e com as oportunidades que surgem se aproximar cada vez mais deles.
    Engenheiro médico, atleta, blogueiro. Enfim, nós devemos escolher muito bem o que queremos ser. Afinal, nós somos o nosso próprio futuro e dependermos somente de nós mesmos para realizá-lo. E sem essa de que é impossível. O impossível só ocorre quando NADA pode ser feito em relação a algo.
    É ridículo falar se viveremos menos ou viveremos mais, se seremos mais pobres ou se seremos mais ricos. A única certeza que temos nessa vida é a morte, por mais cruel que seja.

  14. Greg

    26 de abril de 2013 em 19:07

    Tem que ter muita FÉ pra achar que um dia tudo vai melhorar , é isso ae, quem sabe um dia

  15. eduardo (eduh)

    26 de abril de 2013 em 18:57

    é dias melhores viram apesar de eu acha que a tecnologia é uma ”benção” e uma ”praga” para nos mais só precisamos de pessoas que saibam usa-las da forma certa 😀

  16. Xion

    26 de abril de 2013 em 18:50

    Tá,meu presente já está bom,talvez o futuro seja melhor.

  17. Weon Kenedi (It's a Lion! Get in the car!!)

    26 de abril de 2013 em 17:39

    A ignorância e a indiferença são os maiores inimigos da humanidade…
    Mas não acho que fazer as pessoas viverem mais será uma ideia boa… não com o estado em que estamos deixando nosso planeta… superpopulação não é uma ideia nada agradável…

  18. Li Syaoran

    26 de abril de 2013 em 17:03

    O futuro realmente será melhor, isto é, se ele não sofrer uma guerra nuclear.

  19. 3 Hits

    26 de abril de 2013 em 16:58

    Não adianta o povo ter acesso a educação, se eles continuarem sendo alienados, pelos meios, ou por certas pessoas que visam aproveitar-se delas. É um problema sério. Eu realmente espero que melhore no futuro.

  20. Fulvio Tonani

    26 de abril de 2013 em 16:37

    Acho uma grande parte desse post ridiculo, antigamente se vivia menos por falta da tecnologia dentro da medicina.
    Quanto a questão de se viver mais, viver mais é mto diferente do q viver com qualidade ou uma vida feliz.
    Quanto a informação,um país igual ao Brasil onde as pessoas ouvem lixo, assistem lixo e entram na internet para ver lixo (fofoca d famosos, bbb e etc…), para q ter acesso a informação, um mundo de sabedoria se as pessoas ñ usam?
    E quanto a verdade….ñ chegara nem perto d quanse tds terem vidas felizes, pois enquanto o homem gastar dinheiro com guerras, nada mudará…esse otimismo td é ilusão, temos que ser realistas e a realidade está longe de ser feliz…agir para um mundo melhor…em vez d sair as ruas por causa d futebol e sim pelos seus direitos é algo q pode mudar o mundo, agir com sinceridade, ajudar o próximo e ñ ter medo d um governo corrupto, isso sim faria alguma diferença, apenas pensar em um futuro feliz a tds ñ muda em nd a realidade dura.

    • eduardo (eduh)

      26 de abril de 2013 em 18:54

      Santa ignorancia meu filho sai do facebook meu filho,antigamente eles não tinha acesso a internet ou a televisão como temos hoje não ouviam musica(só de igreja) pra você fala de ”felicidade” você precisa entende-la no meu curso de filosofia eu aprendi que felicidade é igual porém diferente ou seja ela diferente de pessoa pra pessoa e mesmo assim elas sente o mesmo prazer,se você não gosta(como eu) de BBB,fofocas de famosos e musíquinha que você julga como lixo tem gente que é feliz escultando ou vendo isso mesmo sendo um ”lixo” e só porque você vê nossa realidade de agora não significa que no futuro seja o mesmo porque não há mundaças sem conflito e nos podiamos já está na fase do conflito pra vim a mundaça depois.

    • Diego Martins

      26 de abril de 2013 em 17:22

      Realmente, como foi dito no começo do post, tem gente que só vê o lado ruim das coisas. E como foi dito no post, nada é perfeito, mas está muito melhor do que um dia já foi e tende a melhorar.

      Agora se o povo não se ajuda ou coisas assim, é culpa deles mesmo, pois as oportunidades estão aí.

  21. Bardock

    26 de abril de 2013 em 16:22

    Viver pra sempre, que grande besteira.
    Sorte que esse não é o tema do post.

  22. lucas rodrigues

    26 de abril de 2013 em 15:44

    Aqui no Brasil, a primeira coisa que se tem fazer para garantir um futuro melhor é acabar com a corrupção, um problema que para alguns é quase sem solução :/

    • Magian

      26 de abril de 2013 em 15:46

      Só reduziremos a corrupção quando o povo realmente quiser. E não sei quando isso pode acontecer… mas deve demorar.

      • lucas rodrigues

        26 de abril de 2013 em 15:51

        É difícil mesmo resolver um problema tão sério em uma sociedade (a maioria) que só pensa em carnaval, BBB, futebol e novela da Globo 🙁

  23. Magian

    26 de abril de 2013 em 15:44

    Devemos aprender a usar a informação a nosso favor para evoluir, e não a retroceder como se pode ver hoje em dia.

    • lucas rodrigues

      26 de abril de 2013 em 15:47

      Um exemplo desse retrocesso é o funk cada vez mais se tornando popular aqui no Brasil, músicas que “emburrecem” cada vez as pessoas que escutam 🙁

      • lucas rodrigues

        26 de abril de 2013 em 15:48

        *cada vez mais

  24. Altair Ibn-La'Ahad

    26 de abril de 2013 em 15:32

    Graças a Deus, esse tópico “A verdade” foi o melhor de todos, igualdade social é uma coisa linda para se esperar q um dia aconteça

    • lucas rodrigues

      26 de abril de 2013 em 15:42

      Igualdade social é o que eu mais quero no futuro 🙂

37 Comentários
mais Posts
Topo