Minilua

Game of Thrones: Como seria o verdadeiro Trono de Ferro!?

A série de livros As crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R R Martin, é com certeza uma das obras mais aclamadas da atualidade, contudo recentemente em um desabado, o autor falou que o icônico trono de ferro apresentado pela produção da HBO não é fiel ao que realmente ele propõe em seus livros.

“Não é o Trono de Ferro que eu vejo quando estou escrevendo ‘The winds of winter’ (o sexto livro da saga ‘Crônicas de gelo e fogo’, que inspira a série). Não é o Trono de Ferro que eu quero que meus leitores vejam, da forma como é descrito nos livros… ENORME, pesado, preto e distorcido, com os degraus íngremes de ferro à frente, o assento alto de onde o rei olha todos ABAIXO dele na corte… meu trono é uma besta encurvada que paira sobre a sala, feio e assimétrico…”

Para o autor, o artista que melhor soube “dar vida” ao trono de Westeros, foi o francês Marc Simonetti, que inclusive, está trabalhando com algumas ilustrações para os livros de Martin.

 

Veja:

De acordo com Martin, o trono não poderia ter o menor conforto, justamente como desejava Aegon, o Conquistador, quando mandou forjá-lo com as espadas dos inimigos caídos e as chamas do lendário dragão Balerion, para que nenhum rei que viesse depois dele pudesse se sentir bem sentado ao trono.

 

Leia abaixo as declarações de George R R Martin:

 

Não existe um Trono de Ferro. Ele não existe. Eu inventei. Eu disse que ele era feito de espadas derretidas mas, na verdade, ele é feito de palavras, como todas as construções ficcionais. Ah, mas ele é real para mim. Isso é parte do que significa ser um escritor. (…) Quando eu escrevo sobre o Trono de Ferro, eu o VEJO na minha cabeça… e tento descrevê-lo da melhor maneira que posso. Como não sou um ferreiro, construo com palavras, tentando fazer com que vocês, leitores, vejam o que vejo.

“Na maior parte do tempo isso funciona (…), mas com o Trono de Ferro o processo foi particularmente frustrante. Alguns artistas fizeram diferentes versões do Trono de Ferro nos últimos anos. Algumas chegaram perto, outras ficaram mais longe, mas nenhuma delas acertou EM CHEIO. Essas versões nunca se encaixaram no que eu havia imaginado.

Então chegou a série, com a versão da HBO para o Trono de Ferro. Sou realista quanto a essas coisas e sei perfeitamente que para milhões de telespectadores em todo o mundo o Trono de Ferro da HBO é O Trono de Ferro e sempre será. Ele aparece em todos os lugares, na capa de livros, em revistas, em lugares que sequer têm ligação com o programa.