Minilua

Games baseados em histórias reais: Sonic Wings #9

Criado pela Video System, Sonic Wings ainda é um dos mais queridos jogos da história. Sua plataforma de interação era do tipo nave estilo Shot em up com rolagem vertical, onde o objetivo era eliminar os mais diversos inimigos que iam aparecendo na tela, conforme ela ia subindo.

Desenvolvido inicialmente para Arcade, o jogo também teve versões no SNES e no Playstation 2. No entanto, foi no console da Nintendo que Sonic Wings ganhou popularidade mundial.

Chamado de Sonic Wings no Japão, o game chegou aos demais países com o nome de Aero Fighters. No entanto, muitos jogadores conhecem o jogo apenas como Sonic Wings, o que causou certa surpresa aos produtores, que imaginavam que o novo nome seria mais simples para os “não japoneses”.

Os jogadores podem decidir com qual personagem jogar, podendo escolher entre quatro países. Cada um conta com os seus representantes e os seus respectivos aviões. Quando o game é jogado no modo multiplayer, o portador do Controle 1, será o responsável por definir a nação que será usada pela dupla.

Vida real

A parte real de Sonic Wings é bastante objetiva e simples. Antes de tudo, vamos analisar a tabela abaixo:

País Jogador 1 Jogador 2
Estados Unidos Blaster Keaton (F/A-18 Hornet) Keith Bishop (F-14 Tomcat)
Japão Hien (FSX) Mao Mao (F-15 Eagle)
Suécia Kohful The Viking (AJ-37) Tee-Bee 10 (JAS 39 Gripen)
Reino Unido Lord River N. White (Tornado IDS) Villiam Syd Pride (AV-8 Harrier II)

Estados Unidos, Japão, Suécia e Reino Unido são as quatro nações disponíveis para seleção. Cada país conta com dois representantes, pilotos estes que comandam seus respectivos aviões.

Sobre a parte real do game, vale citar alguns tópicos para melhor entendimento.

1 – Os quatro países não foram escolhidos aleatoriamente, ou seja, cada uma das nações entrou no jogo por um motivo. O Japão e os Estados Unidos fazem parte de um episódio bastante conhecido que foi o ataque de Pearl Harbor. O Reino Unido fabricava muitos aviões de guerra e, por isso, passou a ser referência. E a Suécia, contava com alguns dos melhores pilotos de aviões caça do mundo.

2 – Os pilotos, mesmo com nomes fictícios, fazem homenagem a pessoas importantes da Aeronáutica de cada um desses países.

Infelizmente, não se tem confirmações sobre quem seriam esses oficiais, mas acredita-se, que os dois representantes dos Estados Unidos, são uma alusão aos irmãos Wright (junto de Santos Dumont, são considerados os criadores do avião).

3 – Todos os aviões presentes no jogo, realmente existem, tanto que é possível encontrar diversas informações e fotos sobre os mesmos na internet. A produtora apenas incrementou os modelos já existentes.

Curiosidade

Para finalizar, correm boatos de que a algumas produtoras planejam lançar o título para XBOX One e Playstation 4, no entanto nada foi confirmado. Em um primeiro momento chegaram a cogitar o nome da Sega, mas a informação foi negada pela empresa.