Minilua

Games baseados em histórias reais: Top Gear #8

A série “Games baseados em histórias reais” abre alas para a passagem de um jogo que ficou extremamente famoso no Brasil na década de 90 e que até hoje é presença constante na memória de milhares de pessoas. Trata-se de Top Gear, um dos títulos mais aclamados do lendário Super Nintendo.

Para começar, é bem simples dizer que a história envolvida nos bastidores de Top Gear realmente existiu, visto que se trata de um jogo de corrida de carros esportivos em pistas localizadas nas mais diversas partes do mundo.

Embora essa questão seja óbvia, a explicação para a criação de Top Gear se relaciona com uma clandestina categoria de corridas de carros esportivos que existiu nas décadas de 80 e 90, onde alguns apaixonados por carros e donos de condição financeira elevada acabavam por comprar suas máquinas e partir para disputas nos mais diversos lugares do mundo.

Não se sabe ao certo se isso é verdade, mas é de conhecimento de quem já jogou o game que as pistas são na verdade, circuitos de ruas, portanto em um primeiro momento, essa explicação pode ter seu fundo verídico.

Além da história que envolve Top Gear, algumas curiosidades também chamam a atenção, como o fundo de tela do Menu Inicial do jogo, onde é mostrado um circuito em forma de U. Por muitos anos, os jogadores se perguntaram sobre a origem daquela imagem.

A explicação é que se trata de um local localizado próximo à esquina da Jefferson Avenue com a Washington Boulevard, lugar esse que ficam em Detroid, Michigan. Tirada de cima de um shopping center que fica perto do local, esse trajeto fazia parte do circuito de rua de Detroit, onde foram realizadas provas de Fórmula 1 até 1988.

Para completar as curiosidades, poucas gente sabe, mas existe um bug que permite ao jogador chegar em duas posições ao mesmo tempo. Para isso, basta que ao avistar a linha de chegada na última volta, você bata no poste de chegada, podendo ser no da direita ou esquerda, com isso, caso tenha chegado em primeiro, será declarado vencedor e também vice-campeão da prova (acumulando assim a pontuação do primeiro e segundo colocado).

Gostou do artigo? Clique em Curtir!