Minilua

Grandes pensamentos de: Bob Marley #1

Bob Marley foi um dos maiores gênios que a música já viu. Ele era cantor, guitarrista, compositor e ainda um pensador nato, com grandes idéias.

Bob foi o principal responsável pela popularização do reggae, além de ter se tornando um símbolo da paz e irmandade para ao mundo. Outra coisa que marcou a vida do músico era seu uso indiscriminado de maconha, vício o qual ele adquiriu aos sete anos de idade. Dizia ele: “Para que terei inveja de seus olhos verdes se o vermelho dos meus olhos vem do verde da natureza”.

Bob Marley nasceu em nasceu em 1945 na Jamaica e viveu até os sete anos em uma região rural, depois migrou, junto com sua mãe, para a capital. Vivendo nas ruas da cidade, fumando maconha e jogando bola, ele aprendeu a tocar guitarra e iniciou sua brilhante carreira.

Depois de passar um tempo no E.U.A ele retornou a Jamaica, onde começou a tocar com The Wailers. Em uma turnê pela Europa, conseguiu um contrato com a Island Records. A partir desse momento sua carreira decolou, chegando a lugares que poucos músicos conseguiram. Com uma música simples, com boas letras, ele se tornou um astro mundial da música.

Infelizmente sua carreira foi curta, ele faleceu aos 36 anos, por causa de um câncer, mas a história exata ainda é algo obscuro, pois diziam que a religião da qual fazia parte (rastafári) não permitia que fosse tratado da melhor maneira, contudo se ele foi ou não, ninguém sabe com certeza. No dia 11 de maio de 1981 ele deixou de ser um homem e virou um mito.

Além de seu legado musical Bob deixou uma filosofia de vida, que pode se ver claramente em alguns dos seus pensamentos:

"Unidos venceremos. Divididos, cairemos."

"O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece."

"Se você obedece todas as regras, acaba perdendo a diversão."

"Eu não gosto de políticos, minhas músicas têm tudo a ver com o bem e a verdade."

"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."

"Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes."

"Minha música é contra o sistema, a favor da justiça. É contra as regras que dizem que a cor de um homem lhe decide o destino. Deus não fez regras sobre a cor."

"As letras das músicas podem ensinar algo às crianças. Não é apenas diversão. Você não vai conseguir divertir uma pessoa que está com medo ou com fome."

"A justiça cobrirá a terra como a água cobre o mar. Eu não quero o sucesso, o sucesso não me diz nada. Muitas pessoas têm sucesso, mas vivem como mortos."

"Acredito na liberdade para todos; não apenas para os negros."

"Todo homem tem direito de decidir seu próprio destino."

“Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais”

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”

“Eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que os outros me enxergam.”

Para finalizar, não podia faltar música:

Tem muitos outros sons bons dele, mas não caberia tudo nesse post.