Minilua

Google cria mecanismo capaz de separar informações verdadeiras das falsas

A web é uma forma de propagação de informações incontrolável, o que acaba dificultando um pouco no momento de discernir as informações verídicas das inverídicas. Diariamente são entregues às pessoas um monte de dados errados ou incompletos.

Pensando em diminuir esse problema, a Google criou uma maneira de sinalizar esses dados incorretos com a tag “Fact Check” (checagem de fatos).

Esse mecanismo rotula informações no Google News e aplicativos de tempo no Android e IOS, facilitando a distinção dessas informações com mais facilidade.

Os criadores de conteúdo poderão adicionar esse recurso em suas matérias, mas é necessário que a publicação siga alguns critérios determinados, disponíveis nas páginas de suporte do Google. Que segundo a empresa, passará por um rigoroso processo de monitoramento, garantindo que fontes falsas de informação não utilizem a tag para enganar o leitor.

No momento, apenas usuários do Reino Unido e Estados Unidos conseguem enxergar a sinalização sobre os fatos de cada notícia, e não há previsão para visualização por internautas brasileiros.