A grande farsa do horóscopo

Há mais de 400 anos, a humanidade iniciou algo chamado de Revolução Científica. De lá para cá, a expectativa de vida dobrou, a porcentagem de pessoas na total pobreza caiu em uma taxa jamais vista, nós fomos ao espaço, conquistamos Marte e milhares de outras coisas foram descobertas e inventadas através do método científico.

O mundo, que antes era infestado por fantasmas e deuses, deu espaço para uma nova forma de entendimento das coisas: A razão. A realidade se tornou mais importante do que crenças embasadas em nada, mesmo assim, algumas superstições absurdas ainda sobreviveram ao tempo:




História

136899902

No início, a astrologia (pseudociência) e a astronomia (ciência real) se confundiam, pois o conhecimento humano do cosmo a sua volta era limitado. Com o passar dos séculos, as evidências começaram a mostrar que as coisas que ocorriam no céu não pareciam afetar as pessoas, apesar de muitos afirmarem que sim.

A verdade é que não se tem uma data certa para o surgimento da astrologia, mas ela tem alguns milênios de história.

Durante séculos, os astrólogos eram levados a sério por reis e podiam influenciar o mundo. O poder deles diminuiu com o surgimento de uma verdadeira ciência para estudar os planetas, porém sua popularidade ainda se mantém em alta.




Os problemas

novo

Para começar, nem mesmo os astrólogos, quando perguntados, sabem responder o que permite as estrelas a milhões de anos-luz da Terra influenciarem a vida das pessoas aqui. Alguns dizem que é a gravidade, porém a ciência desmente isso. Mesmo Júpiter, que está em nossa vizinhança e possui uma massa enorme, é incapaz de afetar um ser humano com sua gravidade. A força dele em uma pessoa é tão fraca, que pode ser comparada a força da gravidade de um caminhão passando na rua, enquanto a pessoa anda pela calçada. Se fosse assim, qualquer grande veículo passando poderia influenciar sua vida.

Outros astrólogos apelam para a fé. Porém, mesmo que estejam certos sobre sua crença e as coisas que afirmam prever, eles estão errados! Os dados do Universo usados pelos astrólogos estão totalmente em desacordo com a realidade.

Quando as bases da astrologia moderna surgiram, a humanidade não conhecia sua vizinhança cósmica. Por isso, os mapas criados e usados por astrólogos estão totalmente errados! Neles faltam planetas, estrelas e até mesmo galáxias, que antes eram desconhecidas. Além disso, a própria posição da Terra está diferente hoje.

precessao

Em nosso planeta existe um fenômeno chamado precessão, que faz o eixo da Terra mudar de posição com o passar do tempo (semelhante a um peão quando começa a perder velocidade). Isso é um grande problema para a astrologia, pois os mapas deles usam a Terra com o eixo em um lugar totalmente diferente do atual, ou seja, mesmo que os astrólogos estivessem corretos em suas previsões (coisa que não estão), eles estariam errados devido a inclinação do planeta!

Isso causa um efeito muito interessante, porque muitas pessoas acreditam que a descrição de seu signo é perfeita. Só que se a astrologia estivesse usando os dados certos sobre a Terra, o signo de quase todo mundo seria diferente! Ou seja, se você tem as exatas características de seu signo, provavelmente ele está errado. Será que seu novo signo também vai “bater”?

Se pegarmos as datas corretas com a realidade, os signos seriam esses:

Capricórnio: 20 de janeiro - fevereiro 16.

Aquário: 16 fevereiro - 11 março.

Peixes: 11 março - 18 abril.

Áries: 18 abril - 13 maio.

Touro: 13 maio - 21 junho.

Gêmeos: 21 junho - 20 julho.

Câncer: 20 de julho - agosto 10.

Leo: 10 de agosto - setembro 16.

Virgem: 16 de setembro - outubro 30.

Libra: 30 de outubro - novembro 23.

Escorpião: 23 - 29 novembro.

Ophiuchus: 29 de novembro - dezembro 17.

Sagitário: 17 de dezembro - janeiro 20.

Você deve estar se perguntando que signo é esse tal de Ophiuchus. Ele é um signo que acabou sendo excluído da lista pelos babilônicos, pois devido a superstição deles, 12 era um número melhor do que 13…




Estudos científicos

planetas_3d_Wallpaper_307yl

Os astrólogos afirmam que a data de nascimento de uma pessoa pode prever sua personalidade e algumas características, mas pesquisas científicas mostram que não.

Um dos estudos mais famosos sobre o tema foi publicado na Nature em 1985. Usando 30 dos mais renomados astrólogos do mundo, o cientista Shawn Carlson conseguiu fazer um teste com as habilidades desses homens e provar que eles não são capazes de prever como uma pessoa se comporta e quais são os traços de sua personalidade.

O teste, que foi totalmente aceito pelos astrólogos, convidou diversas pessoas aleatoriamente para responderem perguntas sobre sua própria personalidade. Após isso, usando a data de nascimento e coisas do gênero, os astrólogos tinham que descobrir se as previsões deles batiam com a realidade.

Para cada pessoa entrevistada, os astrólogos ganhavam os dados de nascimento dela e três cartões, cada um com a personalidade de alguém diferente. Dois eram de pessoas erradas e apenas um correspondia a dona dos dados passados ao astrólogo. Assim, ele deveria acertar qual cartão era o correto, baseado em suas descobertas feitas com o mapa astral. Os voluntários entrevistados também não sabiam no que seriam usados seus dados. Isso foi feito para evitar possíveis fraudes ou manipulações deliberadas.

O resultado final mostrou que os acertos dos astrólogos ficaram muito abaixo do esperado, batendo exatamente no número de acertos que se esperava na sorte, algo em torno de um terço.

E não para por aí! Durante as últimas décadas, dezenas de testes foram feitos e, em nenhum deles, o resultado foi melhor do que o simples acaso. Uma pesquisa com mais de dois mil grupos de pessoas nascidas com diferença mínima de tempo não revelou similaridade alguma. Um estudo com 20 milhões de pessoas na Inglaterra mostrou que as estrelas não têm nada a ver com a escolha do casal perfeito e assim vai…




Efeito Forer

horoscopo_615578

Muita gente lê seu signo em revistas e jornais e acha que ele “bate” perfeitamente. Mas esse tipo de coisa é apenas uma enganação da mente. Quando alguma pessoa é informada que aquilo a descreve, a mente dela tenta buscar similaridades, fazendo com que as descrições, mesmo as mais genéricas e erradas, acabem soando como certas e reais.

Como, por exemplo: “Você é um líder natural e luta por seus sonhos. Os momentos difíceis serão vencidos e aquela pessoa que tanta procura vai chegar. No trabalho, foque nos detalhes e não se importe com o que falam.”

Para muitas pessoas isso vai ser exatamente o que elas são ou o que estão passando nesse momento. As partes totalmente erradas serão ignoradas e o que for semelhante a realidade será aceito e assimilado.

Mas adivinhe de que signo é essa descrição… Nenhum! Esse texto não passa de um monte de frases genéricas, que descrevem coisas que ocorrem normalmente na vida das pessoas.

Esse é o Efeito Forer, que junta a sugestão a uma descrição banal. Infelizmente esse efeito mantém milhões de pessoas no mundo ligadas ao horóscopo e outras crendices sem fundamento.




Horóscopo do dia

Para comprovar que a astrologia não é nenhum tipo de ciência e não passa de uma crendice barata. Vamos fazer um simples teste. Esse post foi feito no dia 14/07/2014. Para mostrar que signos não passam de frases vazias e chutes ruins, vou ir ao Google, digitar “horóscopo” e pegar os dois primeiros sites que aparecerem (sem levar em conta qualquer propaganda) e colocar os dois resultados para o signo de leão:

1




0

Para especialistas em astrologia que analisaram as mesmas estrelas, do mesmo jeito e com os mesmos instrumentos, os resultados são bem diferentes…

  1. AnnieBitencourt

    11 de fevereiro de 2015 em 01:10

    Curti

  2. Kesia G. Oliveira

    15 de outubro de 2014 em 12:25

    ORRA AGORA SOU DE TOURO, SEMPRE CURTI MAIS O ALDEBARAN DO QUE O SAGA, O IRÔNICO É QUE DIZIA QUE EU ERA DE GÊMEOS MAS NÃO CURTO O SAGA TANTO ASSIM, ERA TUDO MENTIRA MESMO

  3. Jacson Cabral Cordeiro

    21 de setembro de 2014 em 07:23

    sim, isso é verdade tem coisas que eles escrevem em revistas de horoscopos que servem pra todas as pessoas coisas como problemas , serviços essas coisas comum a todos, o melhor a fazer é nem dar ideia pra essas coisas ou buscar estabilidades lendo isso pois não tem nem uma garantia que é feita por pessoas que realmente entendem coisas de influencias celestes sobre a terra pois todos sabem que existe sim uma influencia sim, quem estuda astrologia e até mesmo religião sabe disso.

  4. VanDrak SubZero

    23 de julho de 2014 em 13:42

    Ufa u.u
    Agora sim tô aliviado… agora sou de libra
    Subzero com signo de escorpião não dá certo u.u

  5. Rerman Andriz

    22 de julho de 2014 em 16:54

    Não acredito em astrologia ou horóscopo, mas, quem diabos escreveu isso? TJ ou um cartesianista barato? “O mundo, que antes era infestado por fantasmas e deuses, deu espaço para uma nova forma de entendimento das coisas: A razão. A realidade se tornou mais importante do que crenças embasadas em nada, porém, mesmo assim, algumas superstições absurdas ainda sobreviveram ao tempo” Existe um grande abismo entre ser racional e ser racionalista. Racionalista é simplesmente o que você expressou, cultuar a “razão”, algo não tão diferente do que cultuar os signos…

  6. Pindark Coth

    19 de julho de 2014 em 10:31

    Albert Einstein: “Pseudociência” e “superstição” que de forma curiosa persiste muito além do que deveria. Não poderia ser mais clara, e seria essa a opinião de Einstein que astrólogos deveriam ter enviado ao Congresso, simplesmente porque era sua verdadeira posição a respeito.
    Ao invés, astrólogos divulgam e promovem uma fraude criada por outro astrólogo, perpetuada por astrólogos para promover a astrologia.

  7. Ranma

    17 de julho de 2014 em 21:50

    Apesar de eu não acreditar muito nisso,esse signo do leão bate muito com as caracteristicas do meio irmão:ele é corajoso,extrovertido e as vezes mandão.o meu é capricórnio,mas não me identifiquei com todas.

    • Ranma

      17 de julho de 2014 em 21:56

      meu*

  8. Talia

    17 de julho de 2014 em 21:45

    Eu não acredito que o horóscopo, em si, seja verdade, mas essa coisa de signo, eu acredito sim! É uma coisa inexplicável, você não sabe como, mas é verdade. Igual Deus. Você nunca viu, não sabe como, mas sabe que ele existe…. Um dia eu fiz meu mapa astral e eu fiquei chocada, porque era tudo verdade, estava me resumindo 100%… Eu li sobre outros signos e não batia em nada comigo, então, sei lá….

  9. Fai

    17 de julho de 2014 em 14:08

    Nem acredito nisso mesmo, próxima por favor!!

  10. GD

    17 de julho de 2014 em 13:26

    Esqueci de comentar uma coisa… Belo post, muito bem elaborado.

  11. GD

    17 de julho de 2014 em 13:22

    Eu acredito em astrologia pelo simples fato de que as características dos meus signos ( são dois ) baterem perfeitamente com minha personalidade. Ja esse negócio de horoscopo diário, acredito que sejam só frases aleatórias mesmo…

  12. Jessica Ariana

    17 de julho de 2014 em 11:40

    Diego, diz me uma coisa, você acha mesmo que tudo o que argumentar cientificamente tem a força toda para derrubar algo em que muitas pessoas acreditam?? Já pensaste que a ciência tem muita coisa que não pode explicar??? Explica me lá, já que alega ter tanta sabedoria para ser digno de falar com certezas sobre temas não lineares, como é que a vida existe?? Foi graças ao big bang??? boa, então e como justifica esse big bang do nada? um mini espaço intenso transbordando matéria no qual resultou nessa enorme explosão que levou a reações químicas que criaram condições para a vida??? Então e donde veio esse mini espaço??? Há coisas na vida que não tem explicação apenas o são e ponto final, a ciência tem lacunas a mais para se poder gabar que pode justificar e refutar coisas que vão contra os pressupostos da ciência! Não venha com mais postes de balela ok? Para mim a sua crença na ciência como algo real é tão sustentável como a crença num deus cujo ninguém lhe viu a cara. Mas fica aqui o desafio: Me diga lá o que é real e o que não pois eu ca acho que o real não existe pois nada garante por mais meios que se use que haja realidade.

    • Diego Martins

      17 de julho de 2014 em 11:50

      Simples, quando a ciência não sabe algo, ela fala “Não sei”. Ninguém sabe de onde veio ou o que ocasionou o Big Bang. Aliás, Teoria do Big Bang não tem nada a ver com surgimento da vida, acho que seu conhecimento científico anda meio desatualizado.

      Não, não é. Sabe porque? Porque a ciência apresenta provas e evidências das coisas que afirma. Tu tem alguma prova para demonstrar a existência de deus? Creio que não… Mas diversas teorias científicas são demonstráveis, testáveis e visíveis. Até porque ciência funciona. Se não você não estaria usando um computador, movido a eletricidade. Afinal os cientistas descobriram as propriedades do elétrons, campos magnéticos e a demonstração de que o conhecimento deles sobre a realidade está na sua frente.

      Então não compare crenças miraculosas com algo demonstrável.

      • Rerman Andriz

        22 de julho de 2014 em 17:45

        Diego, você já ouviu falar em um senhor chamado René Descartes? Você, grande conhecedor do métodos, sabia que foi ele quem criou essa mesma metodologia científica que você usa pra militar? E se não é só a dele, você usa aspectos criados por um tal de Francis Bacon? Você sabia que ambos usavam o mesmo método para provar a existência de Deus? Até Hobbes usou. Já leu o Discurso do Método? Ou Novum Organum? Presumo que sim, já que você é um grande conhecedor dos métodos. Já diria minha professora de Antropologia, cartesianismo, há pouco mais de trezentos anos matematizando a vida.

        • Diego Martins

          22 de julho de 2014 em 19:42

          Sim e daí? Newton achava que podia transformar ferro em ouro… Só porque grandes mentes pensam uma coisa não quer dizer que elas estejam certas. Até porque, se eles tivessem provado a existência de uma divindade, não estaríamos aqui discutindo.

          • Rerman Andriz

            23 de julho de 2014 em 15:31

            Não não, de forma alguma disse que eles estavam certos, apenas quis explanar que o mesmo método que você utiliza para argumentações científicas são os mesmos usados e criados por esses. A mesma exata metodologia…

      • Jessica Ariana

        17 de julho de 2014 em 12:07

        o para normal so se chama paranormal porque o ser humano criou uma linha de “hábito e já conhecido“ e deram o nome de “ Normal“ e tudo o que não estava estipulado nessa linha é considerado anormal e ou paranormal, mas sabe? Normalidade é algo que não é exato pois quem garante que o que acontecesse com frequência é normal e o que raramente se vivencia não o é?

      • Jessica Ariana

        17 de julho de 2014 em 12:04

        hahahaha desactualizada, há bom, não fale bobagem não 🙂 se sabe o que defende assim decerto que sabe que o big bang foi a base para as condições físicas e químicas para a existência de vida ( e falo já na vida micro-orgânica) , certo que levou o seu tempo para que fosse criadas essas mesmas condições mas foram sim consequecia de uma explosão. Continuando, a ciência tenta chegar ate bem fundo do problema mas as crenças miraculosas como as chama, não deixo de existirem e sem explicação cientifica e não é porcausa da ausência de explicçao cientifica que se pode argumentar e apoiar vivamente que são inexistentes. o paranormal existe e momentos já experimentar porem a ciência não sabe explicar esses casos o que não faz deles uma farsa.

        • Diego Martins

          17 de julho de 2014 em 12:23

          Então tá, se a falta de evidência de que algo seja tela, não o faz falso, então vamos acreditar em elfos, gigantes, peixes voadores e homeopatia…

          • Jessica Ariana

            17 de julho de 2014 em 12:30

            mas então vamos ver pela seguinte maneira, antes a terra era julgada como redonda e quem diria o oposto era considerada louco e não havia meios para justificar tal. agora o que sabemos que acontece que já foi visto mas que ainda assim vai contra o pressuposto é mantido bem calado e tabu então creio que não melhoramos muito a nossa mentalidade desde os tempos de inquisição e que a ciência tomou o papel da igreja pois antes o que ia contra o conhecimento religioso era farsa e criminada agora o que a ciência não consegue explicar e que a contradiz é igualmente considerado mentira. nada se pode dizer como certo ou errado pois os nossos sentidos e conhecimento é traçoeiro e ilusório. O objectivo da ciência é chegar à verdade mas a verdade é inalcançável o que se pode ter é uns pontos de verdade e muitos desses são nos omitidos pelos grandes cientistas em especial pela NASA

          • Diego Martins

            17 de julho de 2014 em 18:18

            Exatamente isso que eu estou falando. Ninguém tinha evidências para acreditar que a Terra era redonda! Eles estavam certos em sua crença. Não interessa se eles estavam certos ou não sobre o fato, mas usando o conhecimento que tinham, eles chegaram a conclusão mais óbvia.

            Pode ser que existam elfos, mas nenhuma evidência aponta para isso. Então porque eu perderia meu tempo acreditando em algo assim?

          • Jessica Ariana

            17 de julho de 2014 em 12:25

            acho que gigantes seriam bem visíveis, pegou exemplo errado

  13. Lucas Bueno

    17 de julho de 2014 em 02:25

    eu nasci dia 17 De dezembro,e ali fica entre o sagitario e o ophiucus entao qual e o meu signo certo?pq fiquei confuso

    • Diego Martins

      17 de julho de 2014 em 10:36

      Na verdade tem uma hora específica que muda de um para o outro e tal.

  14. Blue

    17 de julho de 2014 em 00:13

    interessante,nunca acreditei muito em astrologia,sempre achei aqueles negócios de planetas girando na volta da lua vermelha do peixe verde claro confusos e sem sentido

    • Super Choque

      17 de julho de 2014 em 00:29

      Puro blá blá blá, crendice sem lógica. Igual quando dizem que “Mulher grávida não pode lavar os cabelos porque pode fazer mal ao bebê”, “Água gelada causa dor de garganta” , ” Se uma mulher grávida não comer o que quer, a criança nasce com a cara do pedido”. Tudo idiotice de gente sem conhecimento.

  15. Carol Oliveira

    16 de julho de 2014 em 19:52

    Algumas vezes, leio o horóscopo e ele ”descreve” como eu sou, minha personalidade, mas é possível que todas as pessoas do mesmo signo que eu, sejam do mesmo jeito ?
    é por isso que eu não acredito, leio as vezes, mas por curiosidade.

  16. Kelbert

    16 de julho de 2014 em 18:52

    Aff, pelo oq ai diz sou de capricornio agora..poh sempre curti mais o Camus doq o Shura

    • Kesia G. Oliveira

      15 de outubro de 2014 em 12:26

      E dizia que eu era de Gêmeos mas sempre curti mais o Shaka do que o Saga, era td mentira ora, agora ta dizendo que eu sou de Touro, sempre gostei do Aldebaran, ele é BR

  17. Dr.V

    16 de julho de 2014 em 14:54

    Ótima matéria.

  18. Ophelia Dilaurentis Soares

    16 de julho de 2014 em 14:17

    O bom seria que em pleno século XXI , as pessoas fossem mais como a ONU e não metessem o nariz nas religiões e nem nos seus costumes. Quem são os brasileiros . católicos, evangélicos, protestantes , para acharam que o Islamismo (por exemplo) esta errado ? a não ser um bando de alienados que acham que sabem 100% da verdade porque viram uma reportagensinha ali , leram uma coisinha aqui, ouviram outra aculá. Esse é que é o grande absurdo do século XXI : criticar o que não conhece. Quer conhecer o Islamismo ? Ler o Alcorão , segue os costumes islamicos durante uns 20 anos da sua vida.

    E o pior de tudo é que em pleno século XXI , tem pessoas que se acham donas da verdade porque leem uma coisinha na internet, acham errado e vem criticar, como se soubessem tudo que tem que saber sobre o assunto, quando na verdade só sabem o que ta no Google , esse é o limite dessas pessoas.

    • Rerman Andriz

      22 de julho de 2014 em 17:00

      O que têm haver o c# com as calças? Em pleno século XXI ainda têm gente que acha que as coisas são restritas apenas à tempos de outrora… Odeio isso… “em pleno século XXI”

    • Super Choque

      16 de julho de 2014 em 15:09

      Esse é o trabalho da ciência garota, mostrar como as coisas são e como funcionam, mostrar a verdade. Não vale a pena viver de ilusões, mesmo parecendo serem coisa boas…só deveríamos dar valor aquilo que têm alguma relevância para as nossas vidas. Por exemplo, o que têm de bom em uns imbecis se explodirem matando um monte de gente inocente? O que têm de bom em alguém acreditar em horóscopo ou que não lavar o cabelo durante 2 dias dará sorte pra que algo de bom aconteça? São coisas sem sentido, sem lógica, que devem ser debatidos. Não podemos viver na ignorância, só acarreta coisas ruins.

      • Rerman Andriz

        22 de julho de 2014 em 17:04

        Porém acreditar no horóscopo não vai fazer mau à ninguém, não vai incomodar ninguém, não vai matar ninguém (ao menos diretamente), agora, se explodir no meio da multidão…

  19. Lucas Rodrigues

    16 de julho de 2014 em 13:14

    Me espanta as pessoas hoje ainda acreditarem nessa baboseira sem sentido. Só achei interessante a parte do Efeito Forer, o resto dispensei porque não iria acrescentar muito ao meu conhecimento.
    Parece que a cada década que se passa as pessoas ficam mais alienáveis ._.

  20. Diego Martins

    16 de julho de 2014 em 10:52

    O mais engraçado de tudo é que quando eu uso argumentos racionais para mostrar erros em astrologia, todo mundo concorda. Quando faço exatamente a mesma coisa, usando os mesmo argumentos, contra religião, as pessoas ficam bravas…

    Complicado, em pleno século XXI, ter que conviver com racionalidade seletiva.

    • Ricardo

      16 de julho de 2014 em 10:57

      infelizmente a fé cega ainda fala mais alto hoje em dia, sempre vai ter alguém que vai colocar a fé em cima da lógica e da ciência

  21. Pimba

    16 de julho de 2014 em 10:22

    Já vi alguns posts falando sobre catolicismo e outras religiões, eu gostaria de ver um post falando sobre o islamismo(não ligo se for falar mal da religião), acho que seria interessante explicar e mostrar onde a religião de certa forma “erra”. Bom, é so uma ideia.

  22. Harry Alone Potter

    16 de julho de 2014 em 10:04

    Sério que precisou um post deste para chegar a conclusão que horóscopo é uma farsa? e.e

  23. XlukazX

    16 de julho de 2014 em 01:40

    Obs:.A lua já foi conquistada, não lembro de ninguém além de Sondas pisando em marte…. tem que mudar o começo

  24. Panda

    16 de julho de 2014 em 00:46

    Sei lá… Eu não acredito nisso, mas acho interessante ler sobre e pá. É engraçado ver essas coisas porque as vezes o chute bate :v

    • Harry Alone Potter

      16 de julho de 2014 em 10:06

      É apenas o Efeito Forer (pode pesquisar no google). Eles colocam coisas que se aplicam a 90% de toda o mundo.

    • Little Uchiha™

      16 de julho de 2014 em 03:36

      Meu horóscopo me disse q um panda entraria na minha vida, achei estranho pois não tem pandas no Brasil.
      Ta explicado

  25. Doge

    16 de julho de 2014 em 00:17

    Eu não acredito em astrologia e sei que nem de longe é uma ciência e que não faz sentido nenhum. Mas ainda acho divertido olhar o horóscopo as vezes pra ver se alguma coincidência bate.

    • Emmanov Kozövisck

      16 de julho de 2014 em 00:24

      Dadas tais condições, a popularidade prosseguirá firme.

  26. Comentarista que comenta comentários

    15 de julho de 2014 em 23:48

    Os posts do minilua cairam mto desde 2011

    • ultramen Tiga

      16 de julho de 2014 em 11:44

      tudo na vida muda, as vezes para melhor ou pior,
      enfim é melhor mudar para pior do que fazer repost 😀

    • DCemblemático

      16 de julho de 2014 em 06:18

      Por que e em quais aspectos os posts pioraram?² he-he-he

    • Emmanov Kozövisck

      15 de julho de 2014 em 23:55

      Por que e em quais aspectos os posts pioraram?

      • Diego Martins

        16 de julho de 2014 em 08:14

        Eu ouço esse mesmo papo há cinco anos, desde o segundo dia do site…

        • Comentarista que comenta comentários

          16 de julho de 2014 em 13:05

          Haha, mas é sério, antes os posts eram mais interessantes, e principalmente as séries eram mais legais, falta qualidade…

          • Comentarista que comenta comentários

            16 de julho de 2014 em 13:09

            Ah, e duas sugestões, voltar a um layout com aquela barra na direita, que melhora a navegação, e posts na faixa da madrugada.

        • Emmanov Kozövisck

          16 de julho de 2014 em 11:07

          Afirmar, qualquer um pode. Justificar, ninguém quer. Eu discordo dele, pois vejo o Minilua em constante melhoras. Só sinto realmente falta dos Maiores Mistérios da Humanidade e dos posts de terror.

  27. Pindark Coth

    15 de julho de 2014 em 22:53

    “Astrologos são adivinhas” christian pior dando seus palpite sobre signos kkkkkkkk

  28. Emmanov Kozövisck

    15 de julho de 2014 em 22:35

    Os piscianos (como eu) que mudaram de signo de acordo com a correta classificação comemorarão, pois não serão associados ao Afrodite. Viva CAMUS!

    • DCemblemático

      15 de julho de 2014 em 23:00

      Lol também sou do signo de peixes he-he-he

      • Emmanov Kozövisck

        15 de julho de 2014 em 23:11

        E esta é a prova de que horóscopo é uma mentira.

  29. Wellerson Santos

    15 de julho de 2014 em 22:35

    De acordo com isso não sou mais o cavaleiro de gémeos. Agora sou de touro.
    Paia gosto mais ser o cavaleiro de ouro de gémeos. kkkkkkkkkk

    • boradeh

      16 de julho de 2014 em 10:49

      eu tbm 🙁

  30. Luís Felipe

    15 de julho de 2014 em 22:13

    A precessão é um efeito incrível! Vale a pena conferir, principalmente quando demonstrado num giroscópio.

  31. Luís Felipe

    15 de julho de 2014 em 22:12

    De acordo com aquele calendário eu voltei a ser virgem. Tô até me sentindo mais inocente.

  32. chapolim do mal

    15 de julho de 2014 em 22:11

    Eu acredito mais no monstro do pantano e em aliens do que nessas fantasias como astrologia e deuses.

    • DCemblemático

      15 de julho de 2014 em 23:02

      E deuses aliens acredita neles? He-he-he

      • chapolim do mal

        15 de julho de 2014 em 23:26

        Acho que estou assistindo muito o History

  33. Little Uchiha™

    15 de julho de 2014 em 22:10

    Meu horóscopo me disse q iam tentar me fazer desacreditar em astrologia.

    • ultramen Tiga

      16 de julho de 2014 em 11:51

      kkk é verdade isso aew

  34. Marvelunático

    15 de julho de 2014 em 22:03

    Gente, não acredite em horóscopo, quando eu era criança o meu Horóscopo me dizia que eu era hétero, más ai eu experimentei uma rola e adorei, então nunca mais acreditei em horóscopo…

    • Little Uchiha™

      16 de julho de 2014 em 04:47

      Tente fora agora, se tu gostou da mandioca vai adorar o pêssego.

    • Marvelunatico

      15 de julho de 2014 em 23:03

      [img]http://s29.postimg.org/wnt54y35z/veini.jpg[/img]

      Na verdade, você é muito hétero Vayne.

      • Wagner

        16 de julho de 2014 em 08:47

        O Vayne sempre escreve “más” e é o único que escreve assim, só isso já bastava pra saber que era ele.

        • Vayne a Cupida Mortal

          16 de julho de 2014 em 19:45

          ain psêudo-intelectual sempre me fodendo.

          Eu tenho mania de colocar acento onde não deve, em ”psêudo”, em ”más”,”piróca”, enfim achei que nunca alguém iria me foder assim.

          • Marvelunatico

            16 de julho de 2014 em 22:37

            Você põe acento na sua piroca travecão mortal :f

          • Ricardo

            16 de julho de 2014 em 22:58

            eh, infelizmente a Era Travecal do Minilua esta voltando

        • Marvelunatico

          16 de julho de 2014 em 12:32

          Más eu não sabia disso…

    • Ricardo

      15 de julho de 2014 em 22:58

      já tô sentindo pena do marvel, coitado

    • DCemblemático

      15 de julho de 2014 em 22:52

      Agora eu tô imaginado o horóscopo dizendo quem é gay e quem é hetero he-he-he

  35. Litzen Vampiro

    15 de julho de 2014 em 21:56

    Só dei alguma importância a isso devido aos cavaleiros do zodíaco…

  36. Sabrina

    15 de julho de 2014 em 21:48

    Ok, agora vou ler como será meu dia no João Bidu.

  37. Forasteira

    15 de julho de 2014 em 21:46

    Aí eu lembro dos inúmeros artigos sobre Astronomia e Astrofísica (quero me especializar em Astrofísica) e como eles sempre começavam os textos com “Não confunda Astronomia com Astrologia”
    E é assim que se começa a ter raiva dos astrólogos.

    • Chico Bioca

      17 de julho de 2014 em 12:38

      Astronomia deveria ser chamada de Astrologia, afinal “logia” é estudo, então “Astro” de Astros (estrelas, planetas, etc) + “logia” (estudo, lógica) = Astrologia.
      Sempre tive esse pensamento

      • Rerman Andriz

        22 de julho de 2014 em 17:34

        Astronomia vêm de astros (estrelas) e nomos (regras), logo, regras, leis, das estrelas do espaço, a Astronomia estuda e tenta compreender as leis físicas do “céu”. A astronomia era antes estudada junto à “Astrologia”, se confundiam. Foi no medievo que se viu a necessidade de separar ambas, a primeira sendo estudada pelos doutores e universidades e última ficando no campo das superstições…

      • Forasteira

        17 de julho de 2014 em 17:31

        E aí, tá transando nessa porra? Chupa uns cu e pá…

    • chapolim do mal

      15 de julho de 2014 em 22:10

      High five bro, é nois astronomia e astrofísica são minhas paixões e tambem história, mas infelizmente são poucos lugares que tem o ensino de qualidade nessas matérias.

      • Adriano Saadeh

        18 de julho de 2014 em 09:45

        Começando por ser brasileiro, onde ainda há pouquíssimo investimento na área

      • Forasteira

        15 de julho de 2014 em 22:14

        Você saberia me dizer, ou alguém do site, se há alguma matéria em específico que estuda o tempo-espaço, digo, coisas como viagens no tempo e etc.?
        Pesquisei por diversos sites, mas não encontrei algo que me satisfizesse. Estou em dúvida para com Astrofísica por causa disso.
        Pretendo elaborar uma tese sobre viagens no tempo e outras coisas, mas não encontro algo “perfeito” pra isso…

        • André Silva

          15 de julho de 2014 em 23:46

          Viagens no tempo? Procure por ”buraco de minhoca”, é bem interessante!

          • Zeref

            17 de julho de 2014 em 21:35

            Sem falar da teoria dos Multiversos,eu gosto bastante desses assuntos e de conspirações

          • Forasteira

            18 de julho de 2014 em 20:11

            Com certeza! O(s) Universo(s) é(são) tão interessante(s).

        • chapolim do mal

          15 de julho de 2014 em 22:17

          Procure matérias de Albert Einstein sobre viagens no tempo e aproximação da velocidade da luz.

          • Emmanov Kozövisck

            15 de julho de 2014 em 22:32

            Eu tenho uma biografia bem detalhada da vida e da teoria de Einstein de uma coletânea de inúmeras “revistas” (a grosso modo, pois não tem uma capa e as páginas não são do mesmo material usados nos livros, mas é bem extenso) sobre alguns gênios que passaram na Terra, como Einstein, Darwin, Aristóteles etc. São 10 volumes e eu, apoiado nas visões gerais, logo me interessei pela de Einstein e comecei a lê-la com fervor. Entretanto, a linguagem utilizada era tão complicada para mim que abandonei a leitura.
            Como consequência, acabei por ler sobre Darwin, o “segundo mais famoso”, e realmente não me arrependi. Aquele velho era bem interessante. Agora, estou lendo sobre Aristóteles, mas não sei quando voltarei a encarar as teorias do velho Einstein.
            http://thumbs.media.smithsonianmag.com//filer/Charles-Darwin-1880-631.jpg__800x600_q85_crop.jpg

            PS: by Scientific American.

          • DCemblemático

            15 de julho de 2014 em 22:59

            Finalmente está botando as fontes do seus comentários he-he-he

          • Emmanov Kozövisck

            15 de julho de 2014 em 23:09

            Esse comentário não foi escrito ou elaborado por outra fonte, seu lixo. Eu apenas mostrei a produtora das biografias.

          • Forasteira

            15 de julho de 2014 em 22:19

            Sim, sim, mas o que quis dizer é alguma área específica da Física que estude este tema. Todavia, obrigada.

      • Forasteira

        15 de julho de 2014 em 22:12

        Pois é :/ mas tem que correr atrás

        • chapolim do mal

          15 de julho de 2014 em 22:15

          Ano passado eu fiz uma prova de astronomia e fiquei bem colocado a nível nacional, mas é bem raro de acontecer esse tipo de teste.

  38. Jeff Dantas

    15 de julho de 2014 em 21:44

    Bom, algumas coisas, eu não entendo até hoje. Por exemplo, o fato de ser “metido” ou “arrogante”. E detalhe, por ser leonino!! 🙁

    • Rafaela Deacon

      16 de julho de 2014 em 08:01

      Você é do signo dos felinos 😀

    • Nikita Khrushchov

      15 de julho de 2014 em 22:41

      Quanto mais uma mentira parece verdadeira, maior é a probabilidade de ela enganar. O professor Orlando Fedeli produziu um vídeo a respeito: https://www.youtube.com/watch?v=NXVMNjA83KU#t=2584

      • ultramen Tiga

        16 de julho de 2014 em 11:47

        agora só falta postar o conde XD

      • Nikita Khrushchov

        15 de julho de 2014 em 22:45

        Inclusive ele produziu um vídeo sobre as 5 provas da existência de Deus, baseadas nos pensamentos dos antigos gregos: https://www.youtube.com/watch?v=Q2I2QsjhKt0 .

    • Zeref

      15 de julho de 2014 em 22:14

      Me disseram q eu era o Aiolia,e esse post diz q eu so o Afrodite PORRA

    • Ophelia Dilaurentis Soares

      15 de julho de 2014 em 21:46

      É que vc pertence a casa Lannister :))))

  39. Ophelia Dilaurentis Soares

    15 de julho de 2014 em 21:41

    Eu sou de Capricórnio… essa matéria me fez lembrar que há um tempo que eu não leio sobre meu signo, quem diria que ela teria utilidade

  40. ErlyJy

    15 de julho de 2014 em 21:41

    Nunca perdi meu tempo ouvindo esses horóscopos, sempre achei pura bobagem.

  41. Wagner

    15 de julho de 2014 em 21:34

    “Horóscopo só serve para dizer qual cavaleiro de ouro eu sou”.
    Estranho que essas paradas do horóscopo do dia são praticamente a mesma coisa para todos os signos. Só mudam as palavras e esperam que interpretem de formas diferentes.

    • Diony Bigu

      23 de julho de 2014 em 02:49

      Finalmente uma pessoa q pensa igual a mim. o/

    • Adriano Saadeh

      18 de julho de 2014 em 09:39

      Concordo em gênero número e grau!
      huaHUAhaUHAuhaU

    • Diamond Rose

      17 de julho de 2014 em 11:35

      MEU DEUS VOCÊ E UM CAVALEIRO DE OURO?
      Mds mi da um autrografo senhoooor
      [img]http://http://uploads.socialspirit.com.br/fanfics/historias/fanfiction-animes-saint-seiya-saint-seiya-apocalipse-773700,060520130311.jpg[/img]

      • Zeref

        17 de julho de 2014 em 21:39

        Se esse mapa estiver certo,eu não so Aiolia sou o Afrodite

    • Logan

      16 de julho de 2014 em 11:11

      Peraí que vou acabar com essa frescura…
      [img]https://lh6.googleusercontent.com/-fm2NCWsh874/U8PdX4eefVI/AAAAAAAAFd0/8aTe2FLEWsM/w426-h237/_quando_eu_acordo_de_manha.gif[/img]

    • Adriano Hidden®

      16 de julho de 2014 em 00:19

      então eu sou o Aldebaran

      • Diabo

        18 de julho de 2014 em 14:04

        sou de leão, mas esqueci o nome do cavaleiro 😛

      • Wagner

        16 de julho de 2014 em 08:52

        Eu era o Saga, mas segundo o horóscopo do post, também sou o Albebaran :/

  42. Adiel Esdras

    15 de julho de 2014 em 21:32

    ja foi Deus,aliens e agora astrologia,qual seu proximo alvo,Diego??

    • P Pierrot

      16 de julho de 2014 em 07:56

      Ele disse que aliens são uma farsa? Me dá imagens dessa matéria.

    • chapolim do mal

      15 de julho de 2014 em 22:08

      De todos mencionados ai o mais plausível são os aliens. Astrologia e Deus são besteiras feitas para enganar o povo e controla-los.

      • Rerman Andriz

        22 de julho de 2014 em 17:10

        Mas feitas por quem? Sendo que desde de quando o homem é homem – e isso vêm lá das primeiras tribos – ele crê nessas coisas. Argumente melhor, não fale feito um papagaio… Da mesma forma que tu diz que os dois últimos são pra efeitos de dominação eu posso dizer que os aliens também o são.

      • Nikita Khrushchov

        15 de julho de 2014 em 22:53

        Controlar o povo de que modo? Refere-se aos pecados, como: não matarás e não roubarás?

        • Diego Martins

          15 de julho de 2014 em 23:32

          De diversas maneiras. Por exemplo, a Igreja católica, usando a religião como desculpa, fez as pessoas acreditarem que existiam bruxas fazendo feitiços e que elas deviam ser queimadas. Da mesma maneira, a religião muçulmana foi usada para fazer as pessoas acreditar que se explodir é algo bom e desejado por deus.

          Enfim, como a religião prega coisas sobrenaturais e supostamente incompressíveis, ela pode fazer uma pessoa acreditar em qualquer bobagem como sendo divina, aí sim, se manipula o povo.

          • Terrorista

            27 de julho de 2014 em 23:15

            lol só agr eu percebi
            Diego foi refutado e excluiu tds os comments
            neoateu burro esquerdopata

          • Thanatos

            27 de julho de 2014 em 23:18

            Legal, Nergal.

          • Zeref

            17 de julho de 2014 em 21:33

            Eu sempre pesquiso sobre conspirações,não sou especialista conspiratório e não acredito em qualquer um mas,se for plausível eu começo a considerar como verdade,não sou fanático por isso mas gosto pra caraio

    • Ophelia Dilaurentis Soares

      15 de julho de 2014 em 21:44

      A Cegonha …

    • Diego Martins

      15 de julho de 2014 em 21:36

      Todas as farsas do mundo.

      • Zeref

        15 de julho de 2014 em 22:17

        Eu sempre gostei dos posts de todo mundo (principalmente do Jeff),e eu gosto bastante dos seus tbm pq são assuntos interessantes e to esperando pelo próximo

        PS: Adriano tbm tem post legal PORRA

      • Allen Walker

        15 de julho de 2014 em 21:57

        Aliens são farsas?

        • OtakuSan

          15 de julho de 2014 em 23:24

          ha quem acredita neles assim como na vitoria do Brasil na copa.

        • Kuzan

          15 de julho de 2014 em 22:12

          Não porque, provavelmente existem, já que o universo é grande a ponto de ser basicamente impossível não existir vida inteligente em outro lugar, mesmo que seja muito longe.

          • Allen Walker

            15 de julho de 2014 em 22:53

            Eu sei disso, mas estou falando que me pareceu que o Diego acabou de afirmar que os aliens são farsas.

          • Marvelunatico

            15 de julho de 2014 em 22:55

            Os aliens são uma farsa mesmo.

          • Zeref

            17 de julho de 2014 em 21:37

            Mas e “Os Astronautas do Passado”?

      • Forasteira

        15 de julho de 2014 em 21:47

        Que tal a Copa do Mundo? Ou quem sabe a masculinidade do Marvel e a inocência do Jeff?

        • Ophelia Dilaurentis Soares

          16 de julho de 2014 em 12:55

          Copa do Mundo não foi uma farsa.

        • Marvelunatico

          15 de julho de 2014 em 21:52

          .__.
          Você me ama né?
          .-.

          • Forasteira

            15 de julho de 2014 em 21:58

            Por que eu amaria? Você é mais rodado que linguiça na farofa.

          • Marvelunatico

            15 de julho de 2014 em 22:55

            Eu sou a linguiça você é a farofa u.u

          • Emmanov Kozövisck

            15 de julho de 2014 em 23:06

          • Marvelunatico

            15 de julho de 2014 em 23:12

            Devia se chamar Thora…
            [img]http://s2.glbimg.com/lsGNXixFSkfRC7OrrNgHNlJt5sg=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/07/15/thor-mulher-g1.jpg[/img]

          • Zeref

            17 de julho de 2014 em 21:38

            Thora,The Avengeira HUHEUHEUHEUHEUHEUHEUHEUHEUHEUHEUHE

          • Marvelunatico

            17 de julho de 2014 em 22:27

            Thora vs. Loka

            HUEHUE

          • Kairos

            16 de julho de 2014 em 09:50

            “thora”

          • Lucas D

            15 de julho de 2014 em 22:28

            Só gosta dos novinho 0km, né papa anjo? :v

    • Wagner

      15 de julho de 2014 em 21:35

      O Efox.

145 Comentários
Topo