Minilua

Água em excesso pode causar intoxicação

Claro que devemos beber muita água, pois tanto no calor quanto no frio perdemos líquidos corporais essenciais ao bom funcionamento do organismo. Porém, como tudo em excesso faz mal, água em exagero no organismo pode causar um tipo de intoxicação ao corpo. Em outras palavras, pode causar uma situação denominada hiponatremia, que pode ser definida como a concentração dos níveis séricos de sódio abaixo do que é normal.

Esta condição leva ao “inchaço celular” e os sintomas físicos demoram a aparecer, no entanto, quando vem à tona, causam náuseas e vômitos, dores de cabeça e confusão mental e até mesmo convulsões devido ao edema cerebral (inchaço), podendo ser fatal em casos raros.

Durante as atividades físicas ou um dia muito quente, deve-se adotar o hábito de beber água apenas quando se tem sede.

“Usando o mecanismo de sede inato para guiar o consumo de fluidos é uma estratégia que deve limitar a ingestão (de água) em excesso e o desenvolvimento de hiponatremia”, informa o estudo, que foi apresentado na III Conferência Internacional de Desenvolvimento de Consenso sobre Exercícios Associados à Hiponatremia este ano.

A coloração da urina é um dos melhores métodos de avaliação para verificar o estado de hidratação corporal. O professor do Laboratório de Desempenho Humano da Universidade de Connecticut, Lawrence Armstrog, exemplificou as cores possíveis de urina para indicar hidratação ou o contrário.

Se você quiser, pode ir ao banheiro agora, e verificar o seu nível de hidratação:

 

Cor ideal

 

 

Boa hidratação

 

 

Hidratação

 

 

No limite

 

 

Beba mais água

 

 

 

Consulte um médico (esta cor pode estar relacionada a alguma doença renal)