Minilua

Guy Fawkes: A máscara que está mudando o mundo

Não existe nesse mundo máscara mais famosa do que a grupo revolucionário Anonymous e que também muitas pessoas têm usado em protesto e coisas do gênero. Mas por acaso você sabe onde surgiu essa imagem?

A história dessa face começa em 1570, quando Guy Fawkes tornou-se católico com 16 anos. Ele que era um soldado que mexia com explosivos, e fazia parte de uma famosa conspiração, conhecida como “Conspiração da pólvora”, que tinha como objetivo matar o Rei Jaime I, sua família e grande parte da aristocracia inglesa.

O plano era bastante simples, eles encheram o subsolo de pólvora e nesse local aconteceria uma reunião onde todos estariam presentes, assim quando tudo detonasse as pessoas morreriam ou pela explosão ou pela queda do prédio, porém como os planejadores tinham um bom coração e não queriam que inocentes se machucassem, resolveram alertar algumas pessoas para não comparecerem ao local.

Obviamente isso chegou aos ouvidos do rei, que não foi ao local no dia da explosão, acabando com toda a conspiração, mais tarde Guy Fawkes foi preso e condenado a morte, assim como seus companheiros de conspiração.

Depois disso criaram-se tradições em volta desse dia, tanto que o Rei todo ano vai ao local onde deveria ter havido a explosão e o porão é revistado, só para garantir, não é?

Enfim, seu rosto, que era bastante marcante, acabou se tornando sinônimo de revolução e ganhou muito destaque no filme “V de vingança” e hoje em dia está sendo usada pelo Anonymous, que tem no sangue também a revolução.

 

Não esqueça de curtir essa matéria no Facebook e me seguir no Twitter: (@Nandy Martins).

Imagem: Cario Lopes.