Minilua

Há quanto tempo existe o Universo?

Tudo que existe em nosso Universo surgiu em determinado momento e tem uma idade, assim como o Universo em si. E para descobrir como muitas coisas funcionam, era necessário saber a idade do surgimento de tudo. Dessa maneira a humanidade partiu em busca dessa resposta e usando todo seu conhecimento chegou a uma conclusão:

Surgimento do Universo

A teoria mais aceita atualmente no mundo científico é a do Big Bang, que fala sobre o surgimento a partir de uma grande explosão, que deu origem a tudo que conhecemos. E uma explosão capaz de criar todo o Universo, certamente deve ter deixado algumas pistas, que mesmo bilhões de anos depois podem ser encontradas. Pensando assim os cientistas desenvolveram um método para medir a idade do Universo baseado nisso.

WMAP

Com a Teoria do Big Bang bem embasada, os cientistas previram que a tal explosão deveria liberar radiação cósmica de fundo e que ela poderia ser medida, e quem sabe mesmo revelar com exatidão a idade do Universo.

Assim os cientistas resolveram desenvolver uma sonda para ser enviada no espaço e varrer os céus em busca da resposta que eles tanto queriam. Por isso a sonda WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) foi criada e lançada.

Mapa do Universo

No dia 30 de junho de 2001, a sonda WMAP foi enviada e em 11 de fevereiro de 2003, a NASA foi a público revelar os primeiros dados concretos captados pela sonda. Assim a Agência Espacial Americana mostrou ao mundo o primeiro mapa preciso do Universo jovem:

Os dados captados pela sonda WMAP mostraram que os cientista estavam certos quanto as radiação cósmica de fundo e também se tornou uma poderosa fonte para embasar a teoria do Big Bang, mostrando que realmente houve uma grande explosão no início do Universo.

A idade do Universo

Usando os dados captados pela WMAP e aplicando eles junto com outros diversos conhecimentos sobre o funcionamento do Universo que temos, a ciência conseguiu, com um cálculo altamente preciso, chegar a idade real do Universo, que é algo em torno de 13,7 bilhões de anos.

Antes disso. a ciência já estimava que ele tivesse essa idade, observando a idade de estrelas antigas, aglomerados  de estrelas e decaimento radioativo de certos elementos, mas agora temos uma maior precisão e certeza de quando tudo que existe surgiu.

Curiosidades universais

– Durante 380 mil anos o Universo era composto exclusivamente de plasma e não existiam elementos como conhecemos, que se formaram só depois;

– A Terra só surgiu quando o Universo já tinha mais de 9 bilhões de anos;

– Nosso Universo possui uma estranha composição: 4% matéria normal, 23% matéria escura e 73% energia escura;

– Segundo os dados atuais, o Universo se expandirá para sempre, até que se torne uma vastidão totalmente escura e fria.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/