A história dos clubes brasileiros: Corinthians #1

corinthians

A partir desta segunda, 28, o Minilua inicia uma nova série de especiais. Nela, a possibilidade de conhecer um pouquinho da história dos principais times brasileiros. Na estreia, você confere a trajetória de uma das mais importantes agremiações do país, o Sport Club Corinthians Paulista. Uma boa leitura!

corinthians ok

O clube como conhecemos, surgiu a partir do sonho de 05 operários paulistas. A respeito de seu nome, ela faz referência a uma equipe inglesa, de nome “corinthian”, que na década de 1910, excursionava pela cidade de São Paulo.

Sua fundação é datada de 01 de setembro de 1910. Entre seus mentores, digamos assim, destaque para os nomes de Joaquim Ambrósio e Antonio Pereira (pintores de parede), Rafael Perrome (sapateiro), Anselmo Correa (cocheiro) e Carlos Silva (trabalhador braçal).

Seu primeiro presidente foi o alfaiate Miguel Bataglia. Ele, por sua vez, ficaria a cargo do agendamento das primeiras partidas do time.

O primeiro gol do clube foi marcado logo no segundo jogo, realizado contra o “Estrela Polar”, no dia 14 de setembro de 1910. Seu autor foi o italiano Luigi Salvatore Fabbi.

Em sua fase inicial, o Corinthians era tido como uma equipe de várzea. Tal panorama só mudaria em 1913, a partir de uma dissidência entre o São Paulo Atlethic Club, Germânia e Paulistano, todos eles, membros da elite paulistana.

mosqueteiro corinthians

Nas décadas de 20 e 30, o Corinthians começava a despertar a atenção dos paulistas. No período, tem início uma das maiores rivalidades já existentes: Sport Club Corinthians Paulista x Societá Sportiva Palestra Itália (futuro Palmeiras).

Ainda no período, são conquistados 09 títulos paulistas (1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938 e 1939).

Nos anos 40, o clube vence, de forma inédita, a chamada Taça da Cidade de São Paulo. Na década seguinte, vivencia uma das melhores fases de sua trajetória, renovando seu plantel, com jovens revelados nas categorias de base.

Entre os jogadores principais, destaque para Luizinho, Cabeção, Idário, além dos nomes de Baltazar e Gilmar.

Com essa equipe, o time venceria as edições do Campeonato Paulista de 1951 e 1952 e do Torneio Rio - São Paulo (1950, 1952 e 1953).

No ano de 1953, por exemplo, conquista a Pequena Taça Mundo, competição disputada em Caracas, na Venezuela. No mesmo período, o clube disputaria 64 partidas com times estrangeiros, vencendo 47.

vmatheus

No final dos anos 50, entra em cena um dos mais representativos presidentes da história do Corinthians, Vicente Matheus. No cargo, ele permaneceria por oito mandatos.

Nos anos 60, o time atravessa uma das piores fases de sua história, sendo apelidado de “faz-me-rir” por torcedores rivais. Aliás, nem mesmo Mané Garrincha, um dos maiores jogadores brasileiros, seria capaz de reverter esta situação.

A má fase corintiana só seria alterada, em parte, a partir de 1966. Para tal, a diretoria do clube contrata o zagueiro Ditão e o volante Nair, ambos da Portuguesa. Paralelamente a isso, a verba dirigida ao futebol sofre um aumento considerável.

t_15356_20100831203957

Na mesma fase, o jornal “A Gazeta Esportiva” passa a tratar o clube como “Timão do Corinthians”. O título, como se sabe, pegou, e permanece sendo utilizado até hoje.

Nos anos 70, o jogador Palhinha (Cruzeiro) é contratado por uma quantia recorde, 7 milhões de cruzeiros. Certo tempo depois, no dia de 13 de outubro, o clube conquistava o Campeonato Paulista, após um jejum de 23 anos.

-

Um ano mais tarde, Sócrates e Biro-Biro passam a integrar o elenco corintiano. Sócrtes, aliás, desempenharia papel fundamental no processo que culminaria na chamada “Democracia corintiana”.

A partir de então, sai de cena o presidente Vicente Matheus, e o clube passa a ser comandado por um grupo de jogadores.

-

Alguns anos depois, com o processo concluido, novos jogadores são contratados, entre eles: De Léon, Dunga e Serginho Chulapa. Eles se uniriam aos já veteranos Casa Grande e Wladimir.

No final dos anos 80, três nomes importantes ganhariam destaque no clube, Neto, Viola e o goleiro Ronaldo.

neto-corinthians-436

Nos anos 90, novos títulos são conquistados, incluindo três edições do Campeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), três Campeonatos Paulistas (1995, 1997 e 1999) e uma Copa do Brasil (1995).

Na virada do milênio, a consagração! Na época, o Corinthians conquistaria o Mundial de Clubes da Fifa, vencendo no Maracanã, o Vasca do Gama. Entre os jogadores da época, destaque para Marcelinho Carioca, Rincón, Ricardinho e Luizão.

-

Em alta, seu presidente, Alberto Dualib, passa a buscar uma nova parceria para o time. Depois de muitas reuniões, é anunciada, enfim, em 2005, a chegada da MSI (Media Sports Investments) ao Corinthians.

-

No Brasil, a empresa de Boris Berezovsky seria representada pelo controverso Kia Joorabchian. Ele, aliás, se tornaria o “queridinho” da imprensa esportiva brasileira, tendo concedido, na época, diversas entrevistas para programas de TV e rádio.

-

Acusada de lavagem de dinheiro, a empresa, juntamente com seu representante, deixaria o clube em 2007. No mesmo período, jogadores como Tevez, Mascherano, Roger e Gustavo Nery fazem o mesmo.

-Sob nova administração, agora com Andrés Sanches, o Corinthians acabaria por ser rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro.

-

Felizmente, até para a felicidade dos corintianos, a má fase logo acabaria. Reforços seriam contratados, como por exemplo, o técnico Mano Menezes e o craque Ronaldo.

-

Atualmente, são mais de 25 milhões de corintianos espalhados pelo país. Em números, a torcida corintiana só perde para a do Flamengo.

Em 27 de outubro de 2010, foi anunciada a construção do tão desejado estádio corintiano. Chamado de “Itaquerão”, o local abrigará, em 2014, o primeiro jogo da Copa do Mundo no Brasil.

-

Além do site oficial, os torcedores do clube ainda contam com a chamada TVC (TV Corinthians). Ela é disponibilizada, em São Paulo, através do canal 20 da TVA.

-
  1. Eduardo Takaki

    1 de abril de 2011 em 02:17

    Corinthans: 100 anos SEM história, 100 ídolos, 100 estádio, 100 títulos consideráveis e com uma torcida imunda.
    Fico na espera por novas matérias, pq a idéia é muito interessante. Espero principalmente por clubes como Palmeiras e Santos que são sem dúvidas os dois clubes com maiores histórias para se contar.

    • Banana Explosiva

      4 de fevereiro de 2012 em 21:03

      Filho da puta tem no mundo todo, mas você é o pior que já vi. Um dia o corinthians GANHA uma libertadores, outro mundial e vá tomar no olho do seu cú, se você é palmeirense, nem devia ter clicado na matéria. A pior coisa entre o futebol, é torcedor de merda que vem nas matérias de outros times só pra xingar. Fica na tua e TORCE pro seu time no lugar de gastar seu tempo aqui, xingando. Ia ser leagal se vocês fizessem isso mesmo… Pelo menos, nós corinthianos torcemos até o último minuto. Nunca desistimos. Por mais que as vezes os cara lá da umas robadinha, né o/ mas enfim, nós não ligamos para o que vocês falam. Afinal, palavras não equivalem a um machado, não?

      • Maldito Jovem do Reggae

        4 de fevereiro de 2012 em 21:07

        FRACOS!!! Precisam que o juiz ladrão ajudem vcs, bando de PERDEDORES!!!

    • Laharl, the Lord of Terror

      25 de abril de 2011 em 17:39

      Isso ae!
      Acho que o Palmeiras é o clube brasileiro que mais tem história, tem todos os títulos importates que podia ganhar, é realmente um clube bom pra caramba.
      Atualmente, ele nao é o melhor clube brasileiro, mas, antigamente, já foi o maior do MUNDO!
      Nao é a toa que ele é o Campeão do Século XX.

  2. Paulo Victor CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES

    30 de março de 2011 em 08:24

    Gostei dessa parte kkkkk  “Em números, a torcida corintiana só perde para a do Flamengo”. Sempre Rubro – Negro!!!

  3. Jonas D'angelo

    29 de março de 2011 em 21:04

    MAIOR! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Alan Santana

    29 de março de 2011 em 21:03

     Parabéns por começar pelo maior do mundo

  5. Calebe Silva

    29 de março de 2011 em 05:44

    corintinhans e um time tao ruim e sujo que nao ganha libertadores quando ganha alguma coisa e roubado ou melhor comprado como em 2005 o inter era vencedor 

     ainda tem uma acusaçao de lavagem de dinheiro

    eu que me lembro o inter nunca fez coisa sujas

    • Jonatas Baratti

      29 de março de 2011 em 18:27

      aff, se vc quer saber não foi o corinthians q fez lavagem de dinheiro e sim a MSI.

  6. João Pedro brito

    28 de março de 2011 em 22:16

    Sou Flamengo mas vou dizer uma coisa…Quando o minilua.org fazer a postagem sobre o Flamengo vai pacaralho…
    To sem freio

    Saudações Rubro Negros

  7. Jonas D'angelo

    28 de março de 2011 em 21:27

    Tantas palavras, pra pouca história

    • jeff zika Mc

      29 de março de 2011 em 00:31

       se preferir não ler clique acima em  Próxima matéria>

      • Jonas D'angelo

        29 de março de 2011 em 12:46

        eu escrevi que não queria ler?? Eu li, e continuo com meu comentário TANTAS PALAVRAS, PRA POUCA HISTÓRIA

        • herbert leite

          9 de julho de 2011 em 21:51

          e pq voce n leio o do palmeiras ainda…

          • Jonas D'angelo

            11 de julho de 2011 em 19:36

            Pelo menos o Palmeiras tem estádio… Até a Portuguesa, São Caetano tem um… Aliás, o São Caetano já chegou em uma final de Libertadores

          • Banana Explosiva

            4 de fevereiro de 2012 em 20:54

            Preconceito é crime. O que tu ta fazendo é crime! Em 2014, o Corinthians vai ter estádio (ele vai ser o da abertura da copa) e se deus quiser, uma libertadores. Nós ganhamos na raça. Somos guerreiros, nós somos CORINTHIANS, e aqui, palmereirense morre…

          • Maldito Jovem do Reggae

            4 de fevereiro de 2012 em 20:58

            KKK, via.di.nho. Pede pra Deus dar uma Libertadores, FRACOS!!!

          • herbert leite

            9 de julho de 2011 em 21:53

            leu…

  8. Renee Filipe

    28 de março de 2011 em 20:08

    Belo post
    Agora espero pelo do Cruzeiro !

  9. julio bernard es

    28 de março de 2011 em 19:45

    Vou esperar pela biografia do Fluzão!!!!!!!!!!

  10. Calebe Silva

    28 de março de 2011 em 19:09

    Dica para o proximo post :Sport Club Internacional

    • Datena

      8 de janeiro de 2012 em 13:34

      me perdoe corinthians, mas to com preguiça de ler tanta coisa ;P

  11. Nivaldo Jr

    28 de março de 2011 em 19:04

    Parabéns Jeff pelo post.Poderia ter falado da República Popular do Corinthians e de outros ídolos mais iria ficar muito grande o post.VAI CORINTHIANS!!!

    • Diego Silva

      28 de outubro de 2011 em 22:40

      Vai Corinthians!!!

24 Comentários
mais Posts
Topo