A história do mundo em 10 batalhas #3

Queira ou não, o homem é um animal feroz e violento, que ama mostrar seu poder através da força. No passado, o mais poderoso exército era sinônimo de poder e riqueza, por isso toda nação tinha um vasto poderio bélico. Essas forças de guerra moldaram o mundo e algumas grandes batalhas foram de extrema importância para a história, pois se tivessem tido resultados diferentes, o mundo que hoje conhecemos poderia ser muito distinto.




Batalha de Viena

Battle-of-Vienna-1529

O ano era 1683 e o cenário era a cidade de Viena, cercada pelos Otomanos. A guerra pelo domínio da Europa já tinha mais de 300 anos de história e o capítulo final dessa grande disputava estava por acontecer.

As lutas entre a Europa e o Oriente Médio se arrastavam por muito tempo, com pequenos períodos de paz, que pouco duravam. Essas batalhas também representavam a luta entre a religião islâmicas e a católica, algo que definiu quem era aliado de quem.

islam_christianity

No ano de 1529, o Império Otomano fez a primeira investida contra a cidade de Viena. A tomada desse local era de extrema importância, devido a sua localização privilegiada. A cidade de Viena era ponto central de duas importantes rotas de comércio: A rota do Danúbio (entre o Mar Negro e Europa Ocidental) e a rota do Sul Europeu, que ligava o Mediterrâneo a Alemanha.

Apesar da derrota em 1529, os Otomanos nunca desistiram dessa empreitada. Durante 20 anos houve paz na região, mas, em 1681, as desavenças voltaram a crescer, devido, principalmente, as disputas religiosas e as lutas contra o Protestantismo e o Islamismo.

Com todas as tensões existentes, o Império Otomano começou a se preparar e, com a autorização de Mehmet IV, foi declarada guerra contra a Europa. Entre 21 de janeiro de 1682 e 6 de agosto do mesmo ano, o exército Otomano se preparou, mas desistiu de iniciar o cerco imediatamente, com medo de passar o inverno como sitiador, o que poderia causar sérios problemas.

Foi somente em 1683 que os Otomanos marcharam contra a cidade de Viena, porém, nesse meio tempo, os defensores, conhecidos como “Santa Liga”, haviam feito tratados de defesa mútua, ou seja, se algum deles fosse atacado, os outros deviam ajudá-los com tudo que pudessem.

No dia 14 de julho de 1683, depois de ter feito outras cidades menores reféns e ter assassinado seus cidadãos, os Otomanos bateram nas portas de Viena. Tendo apenas 16 mil soldados e 300 canhões para a defesa, contra 90 mil homens atacantes e o mesmo número de canhões, Ernst Rüdiger, que liderava Viena, não quis se entregar.

juliusz_kossak_sobieski_pod_wiedniem

Com um número muito maior de homens, os Otomanos poderiam ter tomado a cidade, apesar de todas as fortificações. Só que o comandante deles preferiu o cerco, pois isso diminuiria o número de baixas, além de trazer uma cidade intacta para seu poder.

Só que a demora dos ataques fez com que houvesse tempo hábil para a Santa Liga se formar. Quando a cidade de Viena estava quase caindo, devido à falta de alimentos e o cansaço, o exército de salvação chegou, tomando as cidades próximas rapidamente.

A batalha final ocorreu as portas de Viena, com a Santa Liga esmagando os Otomanos. A luta resultou em mais de 15 mil mortos por parte dos invasores, além de 5 mil capturados. Essa derrota abriu espaço para o declínio do Império Otomano.

A vitória dos europeus foi de extrema importância para a história do mundo e também para a nossa. Caso os Otomanos tivessem vencido, você, provavelmente, leria o Corão e rezaria para Alá, em vez de Jesus. Pois, no final das contas, essa batalha foi quem decidiu qual seria a religião europeia da época, o que causa reflexos no mundo até hoje.

  1. Bruno Henrique

    11 de fevereiro de 2014 em 14:48

    “você, provavelmente, leria o Corão e rezaria para Alá” e se chamaria mohamed

  2. Moonlight Rebelde

    9 de fevereiro de 2014 em 17:41

    Leriamos o Corão ao invés da Bíblia? Como, se essa batalha aconteceu no final do século XVII e a igreja católica já estavam pregando o cristianismo por aqui desde o século XVI? Na boa, poderiamos até ser dominados por otomanos mas nunca deixariamos a nossa religião, mesmo que de maneira oprimida. Ódio ao Islã! morte aos muçulmanos trogloditas!

    • gato do apocalipse

      10 de fevereiro de 2014 em 09:11

      por isso que esta escrito provavelmente. Mas sem duvida nenhuma, a guerra entre gregos e persas, que definiu o mundo com a maioria cristã. Merecia um capitulo na bíblia.

      • Moonlight Rebelde

        10 de fevereiro de 2014 em 11:49

        Os gregos não eram cristãos u.u

        • gato do apocalipse

          10 de fevereiro de 2014 em 12:25

          Mas graças a eles que o mundo é cristão

          • Moonlight Rebelde

            10 de fevereiro de 2014 em 14:53

            graças aos romanos, você quis dizer.

          • gato do apocalipse

            11 de fevereiro de 2014 em 08:00

            os gregos garantiam a liberdade de crença naquele continente. AI eles fizerem a coisa mais burra na historia, uma guerra civil entre esparta e athenas. Esparta ganhou mas ficou enfraquecido. Logo após foram invadidos pela macedônia e formou-se o império romano.

          • Moonlight Rebelde

            11 de fevereiro de 2014 em 13:50

            Mas se os gregos não tivessem sucumbido ao domínio romano, certamente eles não adotariam a religião cristã como oficial (Lembre de Aristóteles que foi condenado à morte por profanar a mitologia grega). Isso por que eles provavelmente não crucificariam Cristo (se é que eles eram tão liberais, lembre-se que que os romanos condenaram à Jesus em nome da religião politeísta que eles assimilaram dos gregos). Por tanto, sem o sacrifício de Cristo, o cristianismo jamais teria adquirido tantos seguidores nem tampouco se disseminaria pela Europa e o mundo.

          • Moonlight Rebelde

            11 de fevereiro de 2014 em 13:52

            Só digo que não é tão simples assim como dizer que toda a história da humanidade teria seguido uma vertente completamente diferente por causa de uma simples batalha. Isso é coisa de editor fanático com suas matérias sensacionalistas.

          • gato do apocalipse

            11 de fevereiro de 2014 em 14:22

            Ai não tem como saber, do ponto de vista histórico, muito provavelmente a historia de cristo não existiria se houvesse o domínio persa. Em relação a romanos e gregos, quase o mesmo povo, a macedônia conquistou a Grécia mas acabou tomando para sim a religião local, só trocou os nomes dos Deuses. Mas a macedônia não ia ganhar da persia, eu acho, só os gregos tinha essa força.

    • Kairos

      9 de fevereiro de 2014 em 19:44

      [img]http://4.bp.blogspot.com/-Da7Do0wh7NI/UvUkUFvpmnI/AAAAAAAAAjA/zaQt9eAUDYE/s1600/sider+man18.jpg[/img]

    • Li Syaoran

      9 de fevereiro de 2014 em 19:21

      Morte a esses muçulmanos trogloditas! Vamos mostrar o quão civilizados somos queimando-os na Fogueira de São Domingos!

      • Moonlight Rebelde

        10 de fevereiro de 2014 em 11:50

        Toda forma de barbárie merece retaliação!

        • Kairos

          10 de fevereiro de 2014 em 22:24

          [img]http://eleicoes.raquelcamargo.com/wp-content/uploads/2010/09/sarcasmo-leonard.jpg[/img]

  3. Mutley

    9 de fevereiro de 2014 em 16:15

    A ideia deles foi a mesma do Hitler quando cercou Stalingrado , mas o bolsão de defesa dos soviéticos eram tão resistente que acabou dando tempo para outras divisões de combate aliadas chegarem para o reforço …

  4. Luciano Lobato

    9 de fevereiro de 2014 em 16:15

    Tenho uma teoria

    – Dizem que o universo surgiu do nada
    – Dizem que o acre não existe
    – Dizem que foi deus que criou o tudo a partir do nada

    Se cruzarmos as informações podemos entender que no inicio de tudo existia somente o acre e de lá deus criou o universo pois antes de tudo não existia nada e como todos sabem quando nos referimos a nada nos referimos ao acre

    Então seguindo a lógica dos ateus dizendo que deus não existe podemos concluir que deus mora no acre este é o grande motivo pelo qual não conseguimos achar ele

    Pensem

    • manoel medeirosteixeirafilho

      18 de abril de 2014 em 10:18

      teoria boba, sem nenhuma lógica….

    • Gato Endiabrado

      9 de fevereiro de 2014 em 16:58

      Faz muito sentindo :3

    • Baam

      9 de fevereiro de 2014 em 16:40

      Faz de tudo para ganhar o MDS em..apesar de tudo faz mais sentido do que umas religiões por ae.

  5. Azia lampiona

    9 de fevereiro de 2014 em 16:07

    Épico!Esses posts são fantásticos,são um dos motivos para eu visitar o minilua!

  6. Ana Maria

    9 de fevereiro de 2014 em 15:11

    O mundo até hoje é constituído de batalhas…a história mais empolgante que alguém pode contar sempre envolve guerras.

    • Luiz Felipe Tartaglia

      9 de fevereiro de 2014 em 21:53

      muito empolgante, quando tiver uma guerra peça para fazer parte da primeira linha de frente

    • Zé Gotinha

      9 de fevereiro de 2014 em 15:27

      sim muito empolgante, pessoas morrendo, criancinhas ficando orfans, gente passando fome e sede outras sendo amputadas… nossa muito empolgante

      • Gato Endiabrado

        9 de fevereiro de 2014 em 16:57

        Tudo por causa dos gatos :3

  7. Terrorista

    9 de fevereiro de 2014 em 14:57

    MAS IMAGINE QUE LOKO SERIA
    OS ATEUS IAM TIRAR UMA COM A SUA CARA
    VC PODERIA REVIDAR EXPLODINDO A CASA DELES

    • Luiz Felipe Tartaglia

      9 de fevereiro de 2014 em 20:09

      eu acho q amaldiçoar de cancer é melhor do que matar explodindo a casa, pq o cara sofre aos poucos, afinal a vingança é algo que se come frio e Deus com certeza é bem calcultista

      • Christian De Lucas

        9 de fevereiro de 2014 em 21:04

        Cade o amor cristão???

        • Luiz Felipe Tartaglia

          9 de fevereiro de 2014 em 21:51

          em cima da mesa

    • Terrorista

      9 de fevereiro de 2014 em 15:10

      Seu comentário está aguardando moderação.

  8. willyam ricardo

    9 de fevereiro de 2014 em 14:43

    Vai ter a Guerra Mundial Z…?

  9. Jabuscrêison

    9 de fevereiro de 2014 em 14:24

    Foi uma tática muito ruim querer usar cerco tendo um número maior de soldados, mas agradeço ao comandante dos Otomanos por isso, nem consigo me imaginar seguindo o islamismo

  10. gato do apocalipse

    9 de fevereiro de 2014 em 14:24

    Vai ter a guerra entre Terra x Marte?

  11. Shun dlç

    9 de fevereiro de 2014 em 14:20

    Nessa série, se vc ler só o primeiro e os dois últimos parágrafos, sempre conseguirá entender tudo ^^

  12. Cleysson Alberto

    9 de fevereiro de 2014 em 14:18

    cade o pessoal daora q vivia no minilua o menino vaulter o pedro estrela a menina que o sobre nome era Mata vanessa mata eu axo num lembor so esqcido o facçao do centro o mello o metalbarnei ate o viadinho do lobato num veju mais o q acomteceu com meus parsa aqles q sao daora msm companheiro de punheta sumiroo tudo

    • Luciano Lobato

      9 de fevereiro de 2014 em 16:16

      ESTOU AQUI ÓH GRANDE SÁBIO SENHOR SUPREMO KAIO

      ME ABENÇOE COM SUA SABEDORIA

      • Royal

        9 de fevereiro de 2014 em 19:01

        e lobato,arrumo um companheiro das antigas agora ne?

  13. Cleysson Alberto

    9 de fevereiro de 2014 em 14:12

    nois tbem tamo ai na batalia pelo funk de cada dia mtando caxorro a grito pq nois e o fluxo tendeu todos nos devemos bataliar pelo nossos sonhos pq se ajente nao sonhar como e q fika

    • Jonathan Iron

      11 de fevereiro de 2014 em 14:10

      ”matando cachorro a grito” conclusão… eles não cantam, berram

    • Moonlight Rebelde

      9 de fevereiro de 2014 em 17:37

      Tamu junto!

    • Luciano Lobato

      9 de fevereiro de 2014 em 16:18

      SUA MAIOR BATALHA

      [img]http://images.quebarato.com.br/T440x/livro%2Bdid%2Baacute%2Btico%2Bportugu%2Becirc%2Bs%2Bnovas%2Bpalavras%2Bvol%2B2%2Baracaju%2Bse%2Bbrasil__29D154_2.jpg[/img]

      É ABRIR UM DESSES

      • Luciano Lobato

        9 de fevereiro de 2014 em 16:19

        [img]http://bimg1.mlstatic.com/livro-lingua-portuguesa-ensino-medio-questoes-enem_MLB-F-219410390_9422.jpg[/img]

    • Vincent Valentine

      9 de fevereiro de 2014 em 14:24

      o mito voltou , cleissin

  14. Vayne, A Cupida Mortal

    9 de fevereiro de 2014 em 13:42

    Me lembrou Age of Empires 3

    • Anon Pholkes

      13 de fevereiro de 2014 em 15:15

      Me lembrou o Assassin’s Creed Revelations

    • Vincent Valentine

      9 de fevereiro de 2014 em 14:05

      virgem virginite

  15. Derpino

    9 de fevereiro de 2014 em 13:17

    Próximo post: Batalha pokémon

    • Gato Endiabrado

      9 de fevereiro de 2014 em 16:58

      Batalha do Biscoito e Bolacha :3

    • Vincent Valentine

      9 de fevereiro de 2014 em 13:37

      Batalha judicial pra ver quem ganha o processo

      • Vincent Valentine

        9 de fevereiro de 2014 em 13:38

        Batalha contra o câncer

        • Vincent Valentine

          9 de fevereiro de 2014 em 13:39

          Batalha dos fristes

          • Derpino

            9 de fevereiro de 2014 em 13:45

            Batalha naval…

          • Vincent Valentine

            9 de fevereiro de 2014 em 13:40

            Batalha dos memes que invadiram o minilua

          • Vincent Valentine

            9 de fevereiro de 2014 em 13:40

            Batalha contra as rapousas

          • Jabuscrêison

            9 de fevereiro de 2014 em 14:12

            Batalha dos que querem ganhar o MDS

          • Vincent Valentine

            9 de fevereiro de 2014 em 14:18

            esse é o meu caminho ninja

          • Jabuscrêison

            9 de fevereiro de 2014 em 14:26

            Desejo-lhe boa sorte

          • Vayne, A Cupida Mortal

            9 de fevereiro de 2014 em 13:56

            virgem virginite

          • Ramona Flowers

            9 de fevereiro de 2014 em 14:29

            vayne o que vc tem contra virgem caralho ¬¬’

          • Jabuscrêison

            9 de fevereiro de 2014 em 14:38

            É que ela tem inveja de quem não tem um buraco negro no lugar do cu

          • Vincent Valentine

            9 de fevereiro de 2014 em 14:34

            É vdd né , oq tem d+ ser virgem

          • Vincent Valentine

            9 de fevereiro de 2014 em 14:01

            vantagem

          • Vincent Valentine

            9 de fevereiro de 2014 em 14:01

            vantagite

62 Comentários
Topo