A história do mundo em 10 batalhas #6

Queira ou não, o homem é um animal feroz e violento, que ama mostrar seu poder através da força. No passado, o mais poderoso exército era sinônimo de poder e riqueza, por isso toda nação tinha um vasto poderio bélico. Essas forças de guerra moldaram o mundo e algumas grandes batalhas foram de extrema importância para a história, pois se tivessem tido resultados diferentes, o mundo que hoje conhecemos poderia ser muito distinto.




Batalha de Stalingrado

090213_urss

O ano era 1941 e a Alemanha derrubava cada inimigo que se colocava em seu caminho com uma facilidade incrível. Os exércitos germânicos pareciam invencíveis aquela altura. Mas um dos movimentos mais ousados de Hitler fez com que todo seu império começasse a desmoronar: A Batalha de Stalingrado.

No dia 22 de junho de 1941, a Alemanha iniciou a Operação Barbarrosa, que tinha como grande objetivo tomar a Rússia, dominando a capital Moscou. Porém, o inverno e a persistência russa, que perdia milhares de homens por dia e continuava lutando, fizeram com que os alemães tivessem que mudar seus planos.

Vendo essa situação, Hitler decidiu que seria mais interessante focar suas forças em outro lugar. A Operação Azul, nome dado a missão de tomada da Ucrânia, teve um começo promissor. Com seus famosos ataques relâmpagos (blitzkrieg), a Alemanha conseguiu jogar os russos cada vez mais para dentro do seu território.

Enquanto Hitler avançava, Stalin planejava uma defesa forte em Stalingrado, onde o poderio da blitzkrieg não funcionaria. Ali, em um lugar mais fechado, os ataques rápidos perderiam sua eficiência, dando uma pequena chance aos russos.




A batalha

tumblr_llgqtduk4c1qzz4n6o1_500

Entre os dias 25 e 31 de julho, os alemães destruíram os navios russos, para impedir a chegada de suprimentos por água. E os bombardeios germânicos começaram o trabalho para derrubar a cidade junto com os inimigos. Mesmo sabendo de todos os perigos que as pessoas corriam, Stalin proibiu os civis de deixarem a cidade, falando que eles dariam um ânimo maior aos soldados, que teriam de lutar para salvá-los.

Com civis ou sem, as bombas alemãs não pararam de cair no céu. Em apenas uma semana, no final de agosto, a força área russa perdeu mais de duzentos aviões para os nazistas.

A primeira linha de defesa russa foram mulheres não treinadas, que usaram baterias antiaéreas para atacar os tanques alemães. Para derrubar essa defesa, os nazistas tiveram que destruir cada uma das unidades, pois as mulheres não abandonavam seu posto.

Enquanto isso, os civis, que haviam ficado na cidade, trabalhavam nas fábricas de guerra local, produzindo armas e tanques. Muitas vezes, os armamentos saiam da fábrica direto para o campo de batalha, sem pintura e nenhum acessório.

Em poucos dias, as defesas russas não tinham mais a força necessária para manter uma linha forte. Cada vez mais, eles recuaram para dentro da cidade, até que a luta transformou-se em uma guerra de trincheiras, com os russos defendendo-se em ruínas e buracos cavados no chão. A batalha, extremamente sangrenta, cobrava um preço alto dos russos. Cada novo soldado que chegava ao local tinha uma expectativa de vida de apenas 24 horas e os oficiais duravam em média três dias. Stalin, com medo de uma retirada total, criou uma lei onde dizia que qualquer um que deixasse seu posto ou recuasse seria julgado imediatamente em uma corte militar.

A tática russa, dentro da cidade, era ter seus homens o mais perto possível das linhas de ataque alemães, assim eles inutilizariam a força área e a artilharia inimiga. Isso gerou diversos combates corpo a corpo. A estação da cidade chegou a mudar quatorze vezes de mãos em menos de seis horas, devido a esse tipo de batalha.

A luta se arrastou com milhares morrendo cada dia. Toda a força alemã tentava, mas nunca conseguia tomar o local completamente. Com o passar do tempo, as força área nazista foi perdendo força, pois os russos, mesmo com aviões piores, aguentavam com mais facilidade um número enorme de perdas.




Operação Uranus

Pg-39-stalingrad-getty

A batalha se arrastou por tanto tempo que o temido inverno russo chegou. Sabendo que os alemães, apesar de terem tomado 90% da cidade, não poderiam resistir muito bem ao inverno, Stalin preparou um enorme contra-ataque para virar a batalha a seu favor.

O forte do exército alemão se encontrava no centro do ataque, enquanto os flancos eram guarnecidos por húngaros e italianos, soldados mal treinados e mal equipados. Sabendo isso, ao russos inciaram uma missão para romper os flancos e esmagar os alemães por todos os lados dentro de Stalingrado.

No dia 19 de novembro, a Operação Uranus entrou em ação. Contando com dezoito divisões de infantaria, oito de tanques e diversas outras unidades, os russos avançaram. O ataque se iniciou ao norte, com a derrota dos húngaros que estavam por lá. Depois, os russos tomaram o flanco sul, abrindo espaço para que eles pudessem fazer sua manobra e cercar completamente o exército alemão dentro da cidade.

Cercados por todos os lados, os comandantes alemães pediram para bater em retirada, mas Hitler proibiu tal movimento. A ideia do Führer era que a cidade fosse defendida e abastecida com a ajuda da força área.

Mesmo com a decisão contrária de seu comandante, os alemães ainda tentaram fazer Hitler mudar de ideia, mas não foi possível. Com mais de 300 mil homens, os alemães precisavam de centenas de toneladas de suprimentos vindo por ar, porém, mesmo usando toda sua força aérea, seria impossível entregar essa quantidade de suprimentos. Em pouco tempo, o exército germânico estava passando fome dentro da cidade, enquanto os russos mantinham o cerco firme.




A vitória

The Second World War. Alliance.

Cada dia que passava tornava o exército alemão mais fraco, até que os russos conseguiram empurrá-los para o subúrbio da cidade. No dia 24 de janeiro, os sobreviventes pediram a Hitler que lhe permitissem uma rendição, mas o Ditador queria manter a cidade e mandou todos lutarem até a morte. Dias depois, os russos enviaram uma proposta de paz e vida para todos que se tornassem prisioneiros, mas foi recusada.

No dia 31 de janeiro, os sobreviventes mandaram uma última mensagem, avisando que tinha sido totalmente cercados e que iriam destruir seus equipamentos. No dia 2 de fevereiro, os 91 mil homens ainda vivos se renderam para os russos. 




O resultado

18505

Após 199 dias de lutas, a batalha mais sangrenta de toda a história da humanidade acabou, com mais de dois milhões de mortes. Os alemães perderam 1 milhão de homens e os russos mais do que isso, mas como tinham mais material humano, a Rússia nem sentiu o impacto disso.

A vitória da Rússia nessa batalha mudou os rumos da guerra, pois, a partir desse momento, a ofensiva alemã perdeu força na Europa Oriental, expondo as defesas germânicas, que foram enfraquecidas até a derrota.

Caso o resultado da batalha tivesse sido diferente, o poder alemão teria se tornado gigantesco. Isso poderia ter mudado os rumos da guerra e talvez nós vivêssemos em um mundo bem diferente do que é hoje.

  1. Cristian Pavan

    19 de abril de 2014 em 13:09

    A primeira foto dessa matéria não se refere a batalha de Stalingrado, mas a batalha pela pose de Berlim. (y)

  2. TRETAS

    16 de março de 2014 em 13:15

    RUSSOS FILHOS DA PUTA TE COMO O CU NO INFERNO ISTALIN

    [img]http://www.vivatudo.com.br/site3/admin/loja/produtos/84/biribinha_estalo.jpg[/img]

  3. Skayton

    15 de março de 2014 em 17:33

    A imprensa do ocidente enche muito a bola dos Estados Unidos levando as pessoas de mente pequena a crer que foi a parti da entrada dos Estados Unidos na segunda guerra que começou a derrota Alemã.
    Mas se tem uma nação que merece todo agradecimento e admiração essa nação é a Russia antes União Sovietica. A foice e o martelo simbolizava todo o patriotismo, coragem e determinação dos povos esvalos que mesmo sofrendo mais do que qualquer outro povo levou a guerra até Berlim.
    Antes de verem o Resgate do Ryan e ficarem impressionados lembre-se dos herois sovieticos e do glorioso exercito vermelho e mais do que isso do ideal de um povo e de seu simbolo…A Foice e o Martelo.

  4. Le Corvo

    15 de março de 2014 em 14:59

    #chupa fuhrer :3

    • TRETAS

      16 de março de 2014 em 13:15

      CHUPA VOC

  5. ultramen Tiga

    15 de março de 2014 em 14:59

    imagem 2
    com a expectativa de viver apenas algumas horas e as mulheres ainda tiram fotos fazendo pose?
    neste caso acho que eu estaria chorando XD

  6. Jabuscrêison

    15 de março de 2014 em 14:47

    Nunca vi uma cagada tão grande igual a do Hitler na Batalha de Stalingrado. .-.
    (a primeira foto não é de quando os soviéticos tomaram Berlim?)

  7. T mil

    15 de março de 2014 em 11:41

    E ainda falam mal dos Soviéticos!

  8. Carl Murphy

    15 de março de 2014 em 02:50

    Alemanhã só perdeu as duas guerras porque estava em desvantagem numérica, se não hj seriamos todos da raça branca Ayra

    • ultramen Tiga

      15 de março de 2014 em 10:20

      na verdade o seu “EU” não existiria man.

  9. O Mentalista

    14 de março de 2014 em 23:37

    Esse post diz que o Brasil não tem história para contar….Triste vida.

    • dorio melemundi

      23 de julho de 2014 em 14:45

      meu vo participou como voluntario na feb (forca expedicionaria brasileira) na italia na segunda guerra mundial (eu acho que na batalha do monte casino e a invasao da sicilia). Eu nao diria que o Brasil nao tem nenhuma historia para contar.

    • Allen Walker

      14 de março de 2014 em 23:41

      Na verdade diz que o Brasil não teve nem uma guerra que influenciasse a historia do mundo.

      • O Mentalista

        14 de março de 2014 em 23:46

        Mas o Brasil teve batalhas marítimas durante a 2ª guerra, que aliás era a segunda maior potencia marítima da época, perdendo apenas para a Inglaterra.

  10. Luís Felipe

    14 de março de 2014 em 23:29

    Legal Diego, mto bom. Nunca vi em lugar algum a explicação tão detalhada da batalha.
    Tudo o q dzem é:
    “Hitler tentou invadir a Rússia, mas foi derrotado pelo inverno rigoroso.”
    C tava dzendo q iria acabar com a série, faz isso n.

    • Diego Martins

      15 de março de 2014 em 01:13

      Valeu. Vamos ver o que acontece, mas esse povo nem para curtir se presta XD

      • Satirísta

        15 de março de 2014 em 02:55

        ESSA SÉRIE É CHATIJA, NÃO CONVENCEU.

      • Litzen Vampiro

        15 de março de 2014 em 01:16

        Tem que continuar, ta muito boa essa série…

  11. Dale

    14 de março de 2014 em 23:28

    mais a verdade e q se alemanha tivesse ganho a guerra, hoje hitler seria endeusado! a historia sempre é contada por quem vence

  12. Geddy Lee

    14 de março de 2014 em 23:19

    Uranus ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  13. Lucas Carvalho Bittencourt

    14 de março de 2014 em 23:16

    O mais dahora e que 2 vezes invasores perderam guerras por causa do clima da Russia, os nazistas tomaram surra por causa do gelo(eles tinham que fazer rasgos nas calças porque não podiam sequer cagar sentado ou iriam congelar),e Napoleão Bonaparte tomou surra também(pra quem não sabe ele invadiu uma cidade no meio de uma nevasca), but(que é mais em inglês) a cidade foi queimada para assim seus soldados morrerem de frio.
    Moral da historia ESQUEÇAM A MALDITA RUSSIA!

    • Terrorista

      15 de março de 2014 em 04:16

      O CLIMA RUSSO FOI UM DOS GRANDES FATORES PRA AMBOS PERDEREM A GUERRA,PORÉM, O NAPOLEÃO POR EXEMPLO, TEVE A PARADA DOS BOTÕES DOS SOLDADOS LÁ E TALS, COMO EU DISSE EM OUTRO POST: ” SE NAPOLEÃO SOUBESSE QUÍMICA ELE NÃO TERIA PERDIDO A GUERRA”,NO CASO DA ALEMANHA NAZISTA OS ERROS FORAM MUITO ALÉM,DESDE TÁTICAS QUE FALHARAM FEIO ATÉ AS GRANDES BURRICES COMO O PACTO TRIPARTITE. ESTE SEGUNDO FOI PRINCIPALMENTE PORQUE EXISTIA MUITA FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE O EIXO.
      O QUADRÚPEDE DO MUSSOLINI ATACANDO O NORTE DA AFRICA E LEVANDO PAU SEM AVISAR NADA PARA AS POTÊNCIAS DO EIXO, OBRIGANDO ALEMANHA A CRIAR O CONJUNTO DE FORÇAS AFRIKA KORPS, A ALEMANHA E O JAPÃO FIZERAM CAGADAS PIORES AINDA, AO INVÉS DE CRIAR UMA TÁTICA PRA ATACAREM A RÚSSIA JUNTOS E ENCONTRAREM UM BOM PONTO ESTRATÉGICO DENTRO DA RÚSSIA PARA PODEREM SE ENCONTRAR, PREFERIRAM NÃO AVISAR PORRA NENHUMA E DEU NISSO, JAPÃO COMPRANDO BRIGA COM O TIO SAM ANTES DA HORA E ALEMANHA INDO ATRÁS PORQUE É TROXA, SEM CONTAR QUE A ALEMANHA PODERIA SE FOCAR MESMO NA INGLATERRA E ACABAR COM A PUTARIA DE VEZ.
      AGR VO NESSA
      BJO NO CORAÇÃO DOCÊS MOÇADA

      • suel viana

        16 de março de 2014 em 21:30

        nem li esta parede aew

    • Nameless

      14 de março de 2014 em 23:21

      But é mais em inglês? Hmm… Sempre é bom aprender.

      • Lucas Carvalho Bittencourt

        14 de março de 2014 em 23:25

        Mania de falar mesmo, mais vou dizer algo que tu não sabe em inglês.
        OK é uma palavra em inglês depois de digo o significado.

        • Sesshoumaru

          14 de março de 2014 em 23:50

          “But” é “mas” não “mais” “mais é quantidade não sinônimo de “porém”

        • Marvelunatico

          14 de março de 2014 em 23:33

          “A cidade foi queimada para assim seus soldados morrerem de frio.”
          Porque na Russia, o fogo mata você de frio.

          • Marvelunatico

            14 de março de 2014 em 23:39

            aff, bug maldito :@

        • Marvelunatico

          14 de março de 2014 em 23:32

          “A cidade foi queimada para assim seus soldados morrerem de frio.”
          Porque na Russia, o fogo mata vc de frio!

          • Allen Walker

            14 de março de 2014 em 23:36

            Na Russia o frio mata você de fogo.

          • Marvelunatico

            14 de março de 2014 em 23:40

            huahuahauhauahuahahu

      • Luís Felipe

        14 de março de 2014 em 23:25

        1 but 1 = 2

  14. Rodrigo Duarte

    14 de março de 2014 em 23:05

    Invadir a Rússia??? o Hitler viajou geral nessa, todo mundo sabe que a Rússia é o lugar onde tem os maiores vid4 loka do mundo, até as muié de lá é casca de ferida, aí deu no que deu…

    • TRETAS

      16 de março de 2014 em 13:17

      VOC NAU LEU O POSTI? QUASE CONSEGUIU VEI, POR UM PEIDO.

  15. el chupacabra

    14 de março de 2014 em 22:53

    a melhor guerra foi das cobines contra os humanos só durou 7 horas

    • ultramen Tiga

      14 de março de 2014 em 23:02

      a melhor guerra foi a guerra de clones 😀

      • el chupacabra

        14 de março de 2014 em 23:04

        a melhor guerra foi a dos farrapos

        • Marvelunatico

          14 de março de 2014 em 23:10

          A melhor guerra foi a dos Asgardianos contra os Gigantes de Gelos de Jotunheim, para livrar a Terra de uma nova era glacial,

          • el chupacabra

            14 de março de 2014 em 23:16

            a melhor guerra foi da black mesa contra a outra empresa que já me esqueci o nome

          • ultramen Tiga

            15 de março de 2014 em 10:18

            aperture science?

          • Marvelunatico

            14 de março de 2014 em 23:14

            Nossa, eu terminei a frase com uma vírgula, que legal.

  16. Marvelunatico

    14 de março de 2014 em 22:51

    Na verdade, eu sei a verdadeira história…
    Ele nos salvou dos naziztas:
    http://ambrosia.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/05/wallpaper_vingadores_capitao_america.jpg

    • Sesshoumaru

      14 de março de 2014 em 23:06

      Acho ele tão escroto ;-;

      • Marvelunatico

        14 de março de 2014 em 23:13

        Ele foi o primeiro herói. O mito, a lenda, que nos salvou da ameaça da Hydra -_o

        • Lucas Carvalho Bittencourt

          14 de março de 2014 em 23:28

          Hm agora me lembrei porque não uso crack.

    • el chupacabra

      14 de março de 2014 em 23:00

      parece que quem tá interpretando o capitão america é o jim person

      • Marvelunatico

        14 de março de 2014 em 23:05

        Mas esse aí é o Chris Evans… ‘_’

        • el chupacabra

          14 de março de 2014 em 23:10

          gay do mesmo jeito

  17. Sesshoumaru

    14 de março de 2014 em 22:46

    Só acho que os lideres militares que estão no poder só poderia criar uma lei assim “criou uma lei onde dizia que qualquer um que deixasse seu posto ou recuasse seria julgado imediatamente em uma corte militar.” ou um ditador pedir para que as tropas não se rendam apenas se o CUZÃO FILHO DA PUTA TÁ NA FRENTE DOS FRONT’S NÃO EM UMA SALINHA PROTEGIDA COM PAREDES DE 1 METRO DE CONCRETO VAI TOMAR NO CU.

    • Vayne, A Cupida Mortal

      14 de março de 2014 em 22:56

      [img]http://assets.naointendo.com.br/uploads/2009/04/charizard.gif[/img]

      • Sesshoumaru

        14 de março de 2014 em 23:05

        euri ;-;

  18. Kratos

    14 de março de 2014 em 22:43

    dois milhões de pessoas ? e dai !!! eu matei bem mais que isso…

    • Renan Kaloczi

      14 de março de 2014 em 23:11

      eu acho que assim que Zeus comeu a bun??? da mãe dele!

    • Lucas D

      14 de março de 2014 em 23:00

      Antes ou depois de vender sua bunda pra Ares?

      • Lucas Carvalho Bittencourt

        14 de março de 2014 em 23:16

        Depois…….

  19. Felino

    14 de março de 2014 em 22:42

    resumo do texto:
    RATATA RATATA CABUM CABUM BOOOOM PIC PIC PIC, FAP FAP FAP ( ͡° ͜ʖ ͡°), CABUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM POW POW POW POW PAPAPAPAPPAPA POWPOW POW POW CABUUUUM PAPPAPA FLIG FLONG PAPAPA CABUM CABUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM
    PRECISO DE MUNIÇÂO PAPAPPAPAPAPAPPAPA FLIP FLIP
    GRANADAAAAA CABUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM
    MORRE KPIROTO RATATATATATATATATA

    • Allen Walker

      14 de março de 2014 em 23:48

      eu so ri mesmo do FAP FAP FAP ali no meio HUEHUEHUHEUHEUEHUEHUE

    • Renan Kaloczi

      14 de março de 2014 em 23:15

      o mais foda é que pararam para bater um bronha no FAP FAP FAP, HAUSHAUSHAUS

    • Lucas D

      14 de março de 2014 em 22:59

      Não

    • Marvelunatico

      14 de março de 2014 em 22:52

      “MORRE KPIROTO RATATATATATATATATA”

      huahuahuahuahuahauhauhauhauhauhuahuahua

    • Kairos

      14 de março de 2014 em 22:50

      HUEHEUHEUHEUHEUHUEHUEHHUEHUE ozzy deia

  20. Marvelunatico

    14 de março de 2014 em 22:37

    Hitler foi a pior espécie de gente, se é que da pra chamar de gente, que já viveu. Soldados entregues a morte, implorando pra viver, mas o orgulho dele era mais importante que vidas. Claro, estava confortável, não sofrendo num capo de batalha. Tudo porque se achava superior.
    .

    “Os alemães perderam 1 milhão de homens e os russos mais do que isso, mas como tinham mais material humano, a Rússia nem sentiu o impacto disso.”
    “Material humano” – Seres humanos. Era assim na guerra, é assim até hoje. Somos meros “materiais humanos”.

    • Terrorista

      15 de março de 2014 em 03:56

      MDS SOLTEIRA PRECISA DE COMENTÁRIOS MORALISTAS

      • Marvelunatico

        15 de março de 2014 em 06:06

        • Marvelunatico

          15 de março de 2014 em 06:07

          nusss, bug dusinfernu `.´

          • Terrorista

            15 de março de 2014 em 12:49

            NUNCA FASO COMMENTS MORALISTAS

          • Marvelunatico

            15 de março de 2014 em 13:24

            Mas fica na espreita dos outros, tipo agora, pra comentar algo sobre o MDS, o que acaba gerando likes e indo pro MDS. Se alguém faz um comentário sério sobre algo sério, é moralista, se faz um comentário inteligente, é pseudo-intelectual, se faz um comentário engraçado, é pq o kra quer ir pro MDS. Isso é obcessão. Por causa disso, é capaz de pararem com o MDS de novo, muitos levam a sério demais, acham que tudo é com intenção de ganhar likes.

    • Renan Kaloczi

      14 de março de 2014 em 23:21

      eu sinceramente acho que Hitler foi um gênio das causas erradas, o cara manipulou muita gente naquela época o kra tem que ser foda para fazer isso. hoje em dia basta ser parecido com o luan Santana e seu exercito ta formado!

      • Mutley

        15 de março de 2014 em 09:45

        poha cara , agora vc mitou 🙂 …

      • Marvelunatico

        14 de março de 2014 em 23:30

        Ou Justin Bieber kkkkkk É, ele pode até ter sido um gênio, como disse Aristóteles: “Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.”
        Mas tem muita gente hj em dia também, que conseguem usar de inteligência pra fazer coisas erradas, cometer crimes, mas não aproveitam pra fazer algo de útil pros outros :/

        • Renan Kaloczi

          14 de março de 2014 em 23:43

          com certeza o exercito do justin é mais fuc## foda doque o do luan…… haushaushas
          mas fazer o mal sempre foi e sempre será mais fácil do que fazer coisas uteis, Einstein fez a teoria da relatividade( q foi muito útil) e usaram pra fazer a bomba atômica.

        • Allen Walker

          14 de março de 2014 em 23:33

          Eu salvo pessoas todo dias de demônios e raramente recebo agradecimentos acho que ja estou fazendo a minha parte.

          • Marvelunatico

            14 de março de 2014 em 23:43

            Obrigado!

    • el chupacabra

      14 de março de 2014 em 22:51

      lá vem comentários pseudo moralistas

    • Felino

      14 de março de 2014 em 22:44

      vamos imaginar assim:
      podem existir milhares de pessoas com o orgulho de Hitler na terra, só que ele fez sucesso, então…. pode até existir pessoas mais maldosas que ele, mais que nunca foram reconhecidas pela humanidade.

      • Marvelunatico

        14 de março de 2014 em 22:47

        Isso pode ser, só que o problema dele foi querer incutir esse orgulho nos outros. Assim causou tudo que ele causou, porque tinha animais como ele que seguiram a “filosofia” dele.

    • Sesshoumaru

      14 de março de 2014 em 22:43

      Nenhum soldado dele implorava pelas vidas. Poucos. A maioria daria a vida pela do Hitler. Hitler praticamente fez uma “lavagem cerebral”. Se você ver os livros ou filmes de época, você vai ver.

      • Marvelunatico

        14 de março de 2014 em 22:48

        Sim, ele praticamente enfiou na cabeça deles que de alguma forma, aquilo levaria a algo bom. Pessoas morriam, sofriam, mas dane-se, é necessário para se ter uma “raça perfeita”.

85 Comentários
mais Posts
Topo