Minilua

A história do Rock #14

"Vivemos num mundo onde temos que nos esconder para fazer amor, enquanto a violência é praticada à luz do dia." John Lennon.

Nos anos 60, o Rock’n’Roll deixou de ser apenas Rock, varias vertentes surgiram daquele estilo, criando espaço para experimentações interessantes, que viriam a gerar praticamente todos os estilos musicais que surgiram depois.

Todos podiam notar que a Rock estava em uma grande evolução nos início dos anos 60, além de novos elementos adicionadas as músicas, surgiam novas tecnologia de gravação, o que abria inúmeras possibilidades para os criativos músicos da época.

A gravação em multi-faixa foi um dos avanços mais importante da época, causando um salto enorme na qualidade nas gravações, permitindo assim que os músicos trabalhassem melhor as músicas e os detalhes que antes acabavam sendo deixados de lado. Com isso o Rock começou a ganhar corpo, se tornando uma música mais bem trabalhada.

Conforme foi agregando novos elementos, o Rock começou a se mostrar de maneiras diferentes, que ainda eram Rock, mas umas bem diferentes da outras, dessa forma uma gama de estilos foi surgindo, cada um com suas influências.

Dessa forma o Rock se dividiu em diversos estilos ao longo da década: Surf music, Garage rock, Folk rock, Rock psicodélico, Rock progressivo, Glam rock e alguns outros. Todas essas ramificações trouxeram ao público um número enorme de artista, cada um com seu estilo, deixando sua marca na história do Rock.

A partir de semana que vem conheceremos melhores esses grandes músicos que povoaram a década de 60 e escreveram a história da música moderna.