Minilua

A história do Rock #15 The Beach Boys

“Quis escrever músicas que fizessem as pessoas sentirem-se bem. Música que ajuda e cura, porque eu acredito que a música é a voz de Deus.” Brian Wilson.

Beach Boys foi uma das bandas mais influentes e marcantes da história do Rock, conseguindo colocar diversas de suas canções na lista de mais tocada nos E.U.A, além de ter feito seus quatro compactos chegarem ao topo do ranking de vendas.

A banda que seguia as linhas do Surf Music da época, mas com algumas diferenças, conseguiu conquistar o país, saindo da Califórnia para ser uma das principais bandas de seu tempo, lançando um sucesso atrás do outro.

O grupo, que foi fundado em 1961, era formado por Brian, Dennis e Carl Wilson, além de Mike Love e Al Jardine. Logo em 1962 a banda consegue chegar à décima quarta posição nas mais tocadas, porém em 1963, com o compacto “Surfin’ USA”, a banda chega ao topo das paradas canadenses e em terceiro lugar nos E.U.A.

Ainda em 63, a banda lança o álbum “Little Deuce Coupe”, que mostra as primeiras mudanças na sonoridade do grupo. Logo em seguida outros álbuns são lançados, mas o sucesso da banda acaba sendo abafado pela chegada dos Beatles.

Por volta de 1965, os Beach Boys começam a tomar um novo rumo, tronando-se cada vez mais um grupo experimental, querendo sempre agregar mais qualidade a sua música, o que mudou completamente o som deles.

Com o crescente sucesso do Beatles, Brian Wilson decide fazer um álbum que abalaria o sucesso dos ingleses. Então, em maio de 1966, é lançado o “Pet Sounds”, um disco que mudou a história da música, sendo considerado por muito até o hoje o maior álbum já lançado, tendo ficado com a primeira colocação em diversas pesquisas feitas por diversos meios de comunicação, tais como: New Musical Express, The Times e revista Mojo. Além de ter conseguido a segunda colocação na lista de 500 maiores discos da história da revista Rolling Stones.

Depois desse grande lançamento, a banda começou um vagaroso declínio, levado principalmente pelos problemas com drogas de Brian, além da esquizofrenia que o debilitava. Após essa época, a banda ainda lançou muitos discos considerados ótimas, mas nunca mais conseguiu ser o que foi no passado.

Somente em 1976, Brian retornou ao grupo, lançado alguns bons álbuns, porém sem a mesma genialidade de antigamente. Em 92 a banda lançou seu ultimo álbum de estúdio com músicas próprias. Depois disso lançaram um ou outro disco com releituras, mas nada de impacto.

Atualmente a banda ainda faz algumas turnês mundo a fora.