Minilua

A história do Rock #3 Chuck Berry

“Nos anos 50 havia cidades nas quais não podíamos entrar em ônibus. Agora temos a possibilidade de eleger um negro para a Presidência dos EUA. Graças a Deus, finalmente estamos livres.” Chuck Berry.

Se Elvis é o Rei do Rock, Chuck Berry é com certeza o pai do rock:

“Acho que Chuck Berry é uma unanimidade ao ser considerado o pai do Rock’n’Roll. Simplesmente por que ele influenciou muitas outras pessoas. Os Beatles, todo mundo. Mas foi ele que começou toda essa coisa.” Maurice White, vocalista do Earth, Wind & Fire.

“Ele pode ir onde quiser e nem precisa levar uma banda, por que todo mundo conhece sua música. Quem não conhece Chuck Berry não pode tocar em nenhum lugar. Se você toca, precisa saber certas músicas. Se não conhecer eles dizem: Cara, você não é um rockeiro.” Bobby Womack.

Claro que não existe um registro oficial de quem gravou o primeiro disco de rock, mas Chuck Berry foi o primeiro a ter o verdadeiro espírito do rock correndo nas veias, tanto nas suas canções, com guitarras pegadas como em sua presença de palco que levava público ao delírio.

Como a maioria dos ídolos da época, Chuck Berry veio da pobreza, chegando ao sucesso rapidamente. Sua primeira música a estourar foi:

Depois disso ele teve 30 músicas que chegaram ao “Top Ten” americano, infelizmente ele acabou sendo preso no fim dos anos 50, por causa de uma menor que trabalhava no clube que era dono. Somente ele 63 ele foi solto, mas jamais conseguiu atingir o sucesso passado.

Fique com algumas dessas músicas que marcaram os primeiros passos do rock no mundo:

Para alegria de todos Chuck ainda está vivo, fazendo shows no mundo todo. Inclusive esteve no Brasil há pouco tempo atrás.

O pai do Rock ainda vive!!!