A história por trás dos jogos

Jogos são obras complexas, que podem levar anos para serem feitos, contando com várias pessoas. E muitas vezes, durante essa produção, surgem diversas histórias para lá de curiosas:




Super Mario

mario2

Todos que jogaram esse clássico conhecem muito bem o cogumelo vermelho, aquele que faz o Mario crescer. A princípio isso não faz muito sentido, afinal, o que um cogumelo tem a ver com crescimento? Contudo, na verdade, faz todo o sentido.

Esse cogumelo vermelho com marcas brancas existe no mundo real e é chamado de Amanita muscaria. Quando ingerido por humanos, ele causa alucinações e uma delas envolve a sensação de crescimento. A pessoa sente-se maior do que realmente é.

Ainda falando de Mario, o personagem, nas primeiras edições do game, aparecia como um encanador, que usava chapéu vermelho, bigode e um macacão. Todas essas características que os gamers adoram são truques usados pelos desenvolvedores.

Antigamente, cada elemento de um jogo era formado por uma certa quantidade de pixels (pontos na tela). Isso tornava a produção bem complicada, pois limitava o número de opções, além disso, havia uma limitação nas cores. Por isso, o Mario usava chapéu, afinal desenhar o cabelo seria mais complicado e a possibilidade do chapéu vermelho definia melhor a silhueta do personagem.

Outra coisa é o bigode. Sem ele, a cara do Mario seria apenas uma bola cor de pele, mas com o bigode o rosto fica bem mais definido.




Final Fantasy

Final_Fantasy_logo

Final Fantasy é uma das séries mais bem-sucedidas de todos os tempos. Com dezenas de jogos, essa franquia tem fãs desde a época do primeiro jogo, ainda no Nintendo. Porém existe uma grande curiosidade/mistério sobre o nome dele.

A lenda mais famosa fala que o Final do nome é porque a empresa produtora estava falindo. Com esse problema em mãos, os produtores resolveram colocar o “Final” como uma homenagem ao que deveria ser o último jogo da empresa. Essa versão da história, que até parece coisa de filme, é a mais conhecida, porém existe outra versão menos emocionante.

A outra versão fala que os produtores, por algum motivo, queriam que a abreviação do nome do jogo fosse FF. Durante a escolha, diversos nomes foram apresentados. Um deles era “Fighting Fantasy”, o preferido de muitos. Contudo, uma série de livros com esse nome fez com que os produtores desistissem dele para evitar problemas. Assim, o escolhido foi Final Fantasy.




Tomb Raider

lara-croft-tomb-raider

Uma das personagens mais famosas e importantes da história do videogame é Lara Croft, protagonista da série “Tomb Raider”. Durante o desenvolvimento do primeiro jogo da série, quando ainda estava em estágio de criação, o responsável, chamado Toby Guard, estava trabalhando nos detalhes corporais da musa. Em um momento, ele pretendia aumentar os peitos dela em 50%, mas, sem querer, ele setou o valor para 150%! Os enormes peitos agradaram a todos da produção e ficaram no game original.




GTA

GTA-2-1

A Rockstar, empresa que produz os games da série GTA, nunca pensou em criar um jogo desse tipo. Em 1995, eles estavam trabalhando em um jogo chamado Race’n’Chase. O game era uma espécie de corrida, com possibilidade de pilotar carros de polícia. Além disso, havia todo uma parte de destruição de coisas, que contavam pontos.

Quando esse game estava quase pronto, os testadores começaram a jogá-lo, mas ninguém gostou muito. As missões eram lineares e apesar dos vários veículos, ninguém se divertia muito. Contudo, um interessante bug foi encontrado. Em algumas ocasiões, a polícia começava a perseguir o jogador, tentando jogá-lo para fora da pista. Isso sim, agradou a todos. Em pouco tempo, os produtores desistiram de Race’n’Chase e resolveram transformar o jogo de corrida em um game onde o personagem principal fugia da polícia. Dessa maneira nasceu GTA.

  1. Caynan Son

    16 de maio de 2015 em 11:18

    LOL

  2. Ana Vitória Almeida da Sliva

    21 de janeiro de 2015 em 09:40

    GTA é uma das minhas séries preferidas.

  3. Mr.Red Adventures

    19 de janeiro de 2015 em 19:05

    ainda to esperando alguma novidade e não essas informações que quase todo canal de youtube e sites curiosos copiam.( Eu provavelmente vou receber reclamações mas não tó nem ai!!!)

  4. Gabriel Frigini

    19 de janeiro de 2015 em 15:45

    bacana! mandou bem!

  5. TKD kyosanim

    19 de janeiro de 2015 em 09:11

    Jogos sao obras de arte! , nao conhecia a origem do nome “Final Fantasy”, gostei bastante, continuem a serie, pois tudo relacionado a games sempre eh muito interessante !
    GREAT ! 10 out 10 !
    [img]http://3.bp.blogspot.com/-YJFHuPvoWA8/UQgSAbMewBI/AAAAAAAALRU/UgeybkKXlUE/s1600/DSC06866.JPG[/img]
    *(Somente alguns dos meus classicos de NES Completos)

    • Ingridê Hue

      19 de janeiro de 2015 em 16:33

      Man, cê não quer me passar uns jogos desse? kkk
      Eu tenho um advance mas com poucos jogos bons
      ;-;

  6. Doge

    19 de janeiro de 2015 em 03:19

    Pelo que eu ouvi falar sobre Final Fantasy, o criador principal ia desistir de fazer jogos e se aposentar, por isso tem esse nome. Mas como fez muito sucesso ele mudou de idéia bem rápido xD

  7. FunkyMiniluaCat

    19 de janeiro de 2015 em 01:22

    Final fantasy era um bom jogo… hoje em dia é so peitos, Caras afeminados e gráficos…

  8. Blue

    19 de janeiro de 2015 em 01:03

    Os consoles antigos possuíam muitas limitações, por isso era comum reciclar coisas, como as nuvens e os arbustos de Super Mario Bros.
    [img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/5/50/NES_Super_Mario_Bros.png[/img]

  9. chapolim do mal

    18 de janeiro de 2015 em 21:51

    Eu não sou muito de jogar, faz muito tempo que eu não jogo nada por não ter console e meu pc não rodar nada, mas eu gosto de curiosidades sobre jogos porque mostram as partes iniciais de um sucesso.

  10. Jibril

    18 de janeiro de 2015 em 21:15

    Fazer uma sopa de cogumelo pra noix ake…

    • Jeff Dantas

      18 de janeiro de 2015 em 22:14

      Ai, meu deusssssss! Será q eh bom? 🙂 ^^

  11. Mutley

    18 de janeiro de 2015 em 18:41

    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2015/01/GTA-2-1_310633.jpg[/img]
    Saudades de quando você batia duas vezes com o carro e ele já pegava fogo , nesse jogo foi também que eu descobri como era legal molhar as pessoas com o caminhão de bombeiro xD.

    • Ferto Malis

      18 de janeiro de 2015 em 19:54

      legal mesmo é molhar as garotas com outra coisa.( ͡° ͜ʖ ͡°)

  12. Tolerância Zero

    18 de janeiro de 2015 em 18:23

    Um AMERICANO que “acidentalmente” aumentou os seios de uma personagem.
    Aham, claro.

  13. Wayne Griffin

    18 de janeiro de 2015 em 17:34

    Gambiarras e coincidências, também existem no mundo dos games.

20 Comentários
mais Posts
Topo