A morte de Che Guevara

290px-GuerrilleroHeroico

071009_blog.uncovering.org_che-guevara_3No dia 9 de outubro de 1967 um homem matou Ernesto Guevara e, involuntariamente, criou um mito. Até hoje a morte e Che ainda é algo incerto, pois na época não se tinha nada que provasse sua morte (devido a inúmeros documentos falsos usado por ele) e seu corpo ficou sumido por 30 anos, sendo encontrado somente em 1997, sem as mãos que foram amputadas e levadas como troféu.

Apesar de tantos mistérios, todos sabem quem mandou e quem executou o crime: o mandatário foi Coronel Zenteno Anaya e a execução foi efetuada por Mário Terán.

Conta-se que no dia 8 de outubro de 1967, Che e seus aliados foram cercados na região próxima à Quebrada del Churo, na Bolívia. Acredita-se que ele acabou sendo capturado e levado para a prisão. Depois foi executado, devido a ordens recebidas do próprio Presidente da Bolívia, General René Barrientos.

071009_blog.uncovering.org_che-guevara_6 A execução ocorreu no dia seguinte a captura, segundo alguns historiadores, Che teria dito antes de ser executado: “Sei que você veio para me matar. Atire, covarde, você só vai matar um homem”. Dizem também, que mesmo ferido, ele levantou-se e encarou seu executor, não permitindo ser assassinado de joelhos.

No mesmo dia seu corpo é levado para ValleGrande, onde some da história por 30 anos, até que é encontrado em 97 por pesquisadores, em uma vala comum.

Levaram-se muitos anos até que se descobrisse o que realmente aconteceu a Che, pois seus assassinos tentaram encobrir o crime, forjando um cenário para que todos achassem que ele havia morrido em combate. Mas essa opção foi descartado há alguns anos. Claro, que nada pode ser afirmado com absoluta certeza.

Como ele mesmo previu, mataram apenas o homem, mas o mito vive até os dias de hoje.

Assim como o mito, ele ainda marcou o século passado com a imagem mais popular que a terra já viu, chamada de Guerrillero heroico (Em português: Guerrilheiro heróico). Não existe uma pessoa que não a conheça:

che_guevara_01 Além de guerrilheiro ele era também um homem de grandes idéias, como pode-se notar em algumas frases dita por ele:

"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

"O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor."

"Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades."

"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."

"Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."

"O guerrilheiro é um reformador social."

071009_blog.uncovering.org_che-guevara_9

  1. Ione Vitória

    4 de março de 2016 em 11:10

    Por que ficam idolatrando esse cara?Pesquisem antes de falarem qualquer coisa…

  2. Mirian Mendes

    8 de outubro de 2015 em 14:22

    Che Guevara um revolucionário que vive até hoje.

  3. Wyvern Björk

    8 de maio de 2015 em 17:16

    Nossa, como vocês tem a audácia de falar mal desse mito? Ele foi o melhor ser humano que já pisou na terra, ele foi o MESSIAS! Ele não foi um simples homem e sim um Deus, um REI SOBRE AS MONTANHAS, ele é TUDO! #VivaACheGuevara

  4. Mariana Giovanetti

    26 de julho de 2013 em 08:47

    Senti nas frases dele o mesmo sentimento de quando fui em uma manifestação , Che é um exemplo a ser seguido !

  5. Roberto Alexandre

    13 de novembro de 2012 em 21:32

  6. Roberto Alexandre

    13 de novembro de 2012 em 21:30

    eu n conhecia San Guevara mais a matéria é interessante

  7. Fábio Sandt Pessoa

    23 de setembro de 2012 em 02:00

    Para as “viúvas e demais inconsoláveis” com a aniquilação de ‘‘San Guevara”, 
    se possuírem coragem e ainda não estiverem com suas mentes “lavadas” pelos velhos manuais comunistas (principalmente stalinistas),  recomendo a leitura e assistam ao dvd que acompanha o livro  ’O Verdadeiro che Guevara e os Idiotas úteis que o Idolatram’, de Humberto Fontova, refugiado com sua família da ditadura comunista e sangrenta de Castro (um advogado fracassado). É uma ”saraivada” de imagens e fatos históricos incontestáveis.  Curtir

  8. Eliana Conrado

    8 de setembro de 2012 em 12:01

    As pessoas tiram conclusões a partir do que leêm sobre determinados assuntos, todos tem liberdade de manifestarem seus pensamentos, porém devemos respeitar as opiniões alheias. Sou fã do Che Guevara, era um homem excepcional, que se preocupava com o próximo, se fosse egoísta como a maioria das pessoas são não travaria uma luta onde sua vida seria o preço a ser pago, pois não precisava disso, devido sua condição social que era privilegiada. A política sempre venceu ou foi vencida pela imposição, se vamos lutar por um ideal, nem sempre obteremos êxito na base do diálogo, principalmente se esse ideal for mexer com a classe exploradora, o lucro vem da exploração. Enquanto existirem explorados, existirão exploradores, isso é fato! Infelizmente inocentes são dizimados numa guerra, mas isso sempre ocorreu, e o pior de tudo é que na maioria das vezes, são mortos por interesses financeiros, seja de governantes, traficantes e afins. No final, os interesses dos que iniciam uma guerra são sempre os mesmos: lucros, vantagens, etc. Portanto, a luta do Che Guevara foi baseada na sua sede por uma sociedade justa e igualitária, infelizemente não foi da forma que ele idealizou, pois foi implantado um socialismo diferente do que ele idealizou, sua idéia era implantar um socialismo democrático, onde a sociedade detinha o poder de comandar quem o estivesse representando. Como isso? Não tem resposta, ele morreu antes de chegar a essa conclusão, mas segundo obras literárias, essa era a idéia de socialismo que Che Guevara acreditava ser justa. Morreram e morrem tantos inocentes sem uma causa! Guevara morreu por uma causa e inocentes pagaram por ela também, porém foi o preço pago pelo ideal não só dele, quanto também de todos, queremos que as coisas mudem/melhorem mas o que fazemos para tal? É fácil criticar uma atitude heróica quando não fazemos nada para mudar o que precisa ser mudado!

  9. Lua Nobrega

    12 de junho de 2012 em 10:36

    eu não suporto isso,vcs ficam endeusando este homem,ele foi um dos piores seres humanos que ja existiu na historia da humanidade
    cometeu varias atrocidades em prol do socialismo a pior praga que ja existiu, pior até que a religião e a peste negra
    ele lutou por ideais mas até mesmo um traficante luta por ideais
    ele não lutou por liberdade coisa nenhuma ele era cruel fuzilava inocentes inclusive crianças  e mulheres gravidas 
    antes de da valor a alguem pesquise sobre os mesmo.

    • Tião Zé

      5 de janeiro de 2016 em 19:07

      Cala boca coxinha o tio san nunca fez nada que não seja pela liberdade deles inocente. Mané!

    • Fábio Sandt Pessoa

      15 de junho de 2012 em 12:39

      Para as “viúvas e demais inconsoláveis” com a aniquilação de ‘San Guevara”, 
      se possuírem coragem e ainda não estiverem com suas mentes “lavadas” pelos velhos manuais comunistas (principalmente stalinistas),  recomendo a leitura e assistam ao dvd que acompanha o livro  ‘O Verdadeiro che Guevara e os Idiotas úteis que o Idolatram’, de Humberto Fontova, refugiado com sua família da ditadura comunista e sangrenta de Castro (um advogado fracassado). É uma ”saraivada” de imagens e fatos históricos incontestáveis.

  10. Fábio Sandt Pessoa

    20 de novembro de 2011 em 19:54

    OUTRA FRASE FAMOSA DO PSICOPATA CHE GUEVARA QUE A ESQUERDA “COVENIENTEMENTE” ESCONDE: ‘ESTAMOS EM UMA REVOLUÇÃO, EVIDÊNCIAS SE PROCURAM DEPOIS’ QUANDO FOI CONTESTADO POR UM OFICIAL SÔBRE O PORQUE MANDAR ASSASINAR POR FUZILAMENTO (INCLUSIVE CRIANÇAS) MILHARES DE PRISIONEIROS SEM JULGAMENTO QUANDO ERA DIRETOR DA FORTALEZA/PRESÍDIO DE “LA CABAÑA”. É, “AMANTES” DA DITADURA “CASTRISTA”, FATOS HISTÓRICOS JAMAIS PODERÃO SER APAGADOS, POR MAIS QUE TENTEM. 

  11. Tsukamoto Yakumo

    5 de novembro de 2011 em 14:00

    Sabe desde criança sou “fã” dele, mas eu conheci ele porque meu pai dizia que era ele ai toda vez que via o adesivo dele falava:
    -O papai!!
    rsrsrsrsrs

  12. O profeta Migaro ou Piadista Fracassado tanto faz

    19 de maio de 2011 em 11:42

    tu escreve em augusto

  13. O profeta Migaro ou Piadista Fracassado tanto faz

    19 de maio de 2011 em 11:35

    Reconheço ele foi um bravo guerreiro pela liberdade
    Mais se acontecesse denovo no Brasil estarei preparado vou inventar um dispositivo de elevador para deixar minha casa enterrada com eu junto talvez eu me congele para me preservar mais é seguro eu sobreviver enquanto acontece a ditadura e escavar até o mercado mais próximo e rpoubar comida e água a noite pra não me pegarem.Ou talvez eu lutaria pelo menos me reconheceriam como heroi brasileiro mas que adianta não vou tá vivo mesmo.

  14. Augusto Gomes Galvão

    15 de maio de 2011 em 14:10

    Bom, além do texto endeusar um psicopata da pior espécie(inclusive estuprador e viciado em drogas!), fala que ele foi assassinado. Foi Julgado por um tribunal militar na frente de combate, foi acusado de matar e atacar alvos em território boliviano , criando claramente situações de guerrilha contra um governo eleito democráticamente (pesquisem meninos), foi executado de acordo com o ritual prevista por crimes de guerra (acusado, cientificado e permitido alegações em sua defesa). Também aprendi algumas pérolas lendo os comentários, vamos lá:
    – Odair R. Santos (fugiu da escola!), não sabe quem foi Vladimir Ilitch Ulyanov (lenin), idéologo da revolução comunista mundial a quem Che ofendeu só pelo fato de proclamar-se comunista!(Karl Marx era o teórico!).
    – Ana Lúcia Saldanha – Essa devia estar viajando muito na maionese. Sim de fato Ernesto era formado em medicina, não há evidências que tenha trabalhado um só dia como médico humanitário e nunca foi de família rica. Seus pais eram os odiados burgueses que a revolução comunista tanto culpa pelas mazelas do proletariado. Além disso ela confunde alhos com bugalhos – Karl Marx nunca passou do papel de escritor e teórico – Era ateu convicto e pregava o justiçamento de sacerdotes religiosos (como fez no Congo Belga quando esteve por lá!)por alienação e exploração das massas operárias (Quando ministro cubano não permitiu a existencia de templos católicos em Cuba!) Além disso a Ana Saldanha fala em guerrilha humanitária!!!!Já pensaram quando um bando de malucos optar por lutar e matar pessoas em vez de insistir no processo democrático – É Guerrilha humanitária!.
    – Jeferson ofendeu Zapata, Bolivar,Zumbi e Pancho Villa ao compará-los a Che. Nenhum deles foi covarde e dissimulado, e sim dedicaram-se a libertar seus povos! O único argentino que os brasileiros admiram continua sendo Carlos Gardel!
    – Geraldo Silva – Nenhum homenagem a Che é justa!
    – Aida Saadeh (Deve ser palestina do Al Fatah!), admite que Che cometeu atrocidades, admite que é preciso barbarizar com o terror para conseguir mudanças sociais(deixem só o MST beber dessa água!) só não enxergou as injustiças sociais da sociedade cubana que Che ajudou a formar(políticos e militares não passa fome nem necessidade em cuba ainda hoje!)

  15. Joao pedro

    6 de novembro de 2010 em 09:34

    Pow! muito bom curti

  16. Aida Saadeh

    23 de maio de 2010 em 18:52

    ADOREI O POST!!!!!!!!!!!!!!!!Che Guevara viveu, lutou e morreu por seus ideais, um revolucionário e líder político latino-americano, que não rendeu-se ao capitalismo e nem ao comunismo ortodoxo…com visão socialista de mundo, o que eu ouso chamar de um comunismo utópico. Cometeu sim, atrocidades, pois não existe mudança sem luta, pois ele viu na revolução a única maneira possível de enfrentar as injustiças sociais. Cheio de princípios, dos quais nunca abriu mão, apesar das torturas, Che representa a devoção aos princípios recusou sua liberdade e vida pessoal por tais princípios.
    ” Vc treme de indignação perante uma injustiça cometida contra qualquer pessoa, então somos companheiros” (Che Guevara)

  17. GERALDO SILVA

    23 de maio de 2010 em 18:30

    OS BRASILEIROS FALAM MUITO SOBRE CHEGUEVARA FAZEM HOMENAGEM A ELE MUITO JUSTO É CLARO, MAS NÓS NÃO PODEMOS ESQUECER DOS NOSSOS HEROIS UM GRANDE EXEMPLO É TIRADENTES E QUE SÓ É LEMBRANDO PELOS BRASILEIROS POR CAUSA DO FERIADO DO DIA 21 ABRIL, A MAIORIA DOS BRASILEIROS NEM SABE O NOME COMPLETO DE TIRADENTES E AINDA QUEREM FAZER HOMENAGENS A HEROIS EXTRANGEIROS FAZER O QUE.

  18. Jeferson

    10 de maio de 2010 em 21:26

    BOM, ELE É O ÚNICO ARGENTINO QUE OS BRASILEIROS ADMIRAM… VIVA CHÊ GUEVARA…
    ZAPATA, BOLIVAR, ZUMBI, PANCHO VILLA ETC…

    • Mime

      24 de setembro de 2012 em 17:35

      Zorro, Don Quixote, Chapolin Colorado ETC..

  19. ana lucia saldanha tavares

    10 de maio de 2010 em 15:27

    Alem de ser um médico era um grande Homem,confundem muito a guerrilha humanitária de Chê e karl Marx com os guerrilheiros da ASFARC(extremista e ditadora) ele era riquissimo e largou tudo por uma causa.E afirmam que os anjos ainda estão olhando por nós.

  20. odair ribeiro dos santos

    10 de maio de 2010 em 15:02

    che foi o maior revolucionário comunista que ouvi falar, muitos seguiram seus passos, cuba s/ o che não seria cuba de hoje!!!!!!

    VIVA O CHE,VIVA O SOCIALISMO,ATÉ MAIS COMPANHEIROS!!!!!!!!!!!!!!

    • João Pedro AK

      17 de fevereiro de 2012 em 22:16

      Socialismo Democratico,não com um governo de revolucionarios militatres e despreparados.

24 Comentários
Topo