Homens lendários: Harald Hardrada

Na história da Terra tivemos diversos heróis e diversos vilões, alguns mais conhecidos e famosos que outros, mas foram homens que mudaram o rumo da história e serão sempre lembrados por seus feitos. Por isso vamos lembrar e contar a história dessas pessoas que mudaram o mundo e tornaram-se lendas:




Harald Hardrada - O Último Viking

viking warrior




Harald nasceu em uma casa de Reis e seu pai era Olaf II Haraldsson da Noruega. E como mandava a tradição de casa Real, desde cedo ele aprendeu a manejar armas, tendo pego o gosto pelo williamimachado, o qual usava com destreza. Em poucos anos era um guerreiro temido e admirado por seus súditos.

No ano de 1030, com apenas 15 anos, Harald foi para o campo de batalha, onde quase sucumbiu, mas por suas habilidades conseguiu escapar, junto com outros poucos homens sobreviventes. Eles partiram em exílio para as terras de Yaroslav I, o Sábio, que os acolheu, colocando esses valiosos homens em suas linhas de frente, em pouco tempo Harald foi nomeado chefe da defesa e ajudou o Rei a qual servia a manter a segurança contra os inimigos.

Com todo seu carisma e poder de liderança, em pouco tempo Harald havia montado um pequeno exército de 500 fiéis homens, disposto a lutarem até a morte por seu General em qualquer batalha nesse mundo. Levando consigo seus seguidores, Harald se dirigiu para Constantinopla, capital do Império Bizantino.

queda-de-constantinopla

Não foi sem motivo que ele escolheu esse lugar, pois lá existia a Guarda Varangian, um pequeno exército de Elite, que na época era o mais temido e armado do mundo. Em pouco tempo Harald engrossava as linhas desses guerreiros e como seu machado era inquieto e poderoso na batalha, sua fama crescia a cada dia e seu nome era idolatrado por todos, pois suas façanhas nas batalhas eram temas para canções e lendas.

6_viking1

Conta-se que em uma empreitada na Sicília e na Bulgária, Harald mostrou tudo que era capaz de fazer com o machado em mãos e o próprio Imperador teve que se curvar diante de tamanho poder, nomeando ele como o primeiro manglabites, uma guarda especial que teria como única função proteger o Imperador em todos os casos. Pouco tempo depois ele também recebeu o título de spatharocandidatus, uma honraria que poucos homens na história do mundo alcançaram.

Dizem que Harald acabou sendo preso mais tarde por outro Imperador sob a acusação de desvio kronus0807de verbas, porém em 1042 ele fugiu da cadeia e retornou para sua Terra Natal onde deveria assumir a coroa. Porém por três anos ele sumiu dos registros da história e ninguém soube seu paradeiro, somente em 1045 chegou a sua casa e casou-se com Elisabeth, filha de Yaroslav e neta do rei Olof Skötkonung da Suécia.

Para assumir o trono de sua família, Harald tinha que passar por cima de Magnus, que havia se tornado Rei e durante um tempo o clima entre dois ficou tenso, chegando muito perto de uma guerra pelo trono. Felizmente os conselheiros mais velhos e sábios, fizeram os ânimos se acalmarem e ficou resolvido que os dois governariam lado a lado.

Para sua sorte e deleite, um ano após o acordo, Magnus morreu e Harald assumiu plenamente trono, mas isso não era bastante e ele ambicionava ter o trono da Dinamarca, assim iniciou os ataques contra o Rei Svein Ulfsson, reivindicando a soberania sobre o povo dinamarquês.

stamford_bridge

Mas nem todos os guerreiros de seu exército tinha o mesmo poder do Rei Harald, assim ele jamais conseguiu realizar esse sonho e com tempo seus gastos com a guerra fizeram com que ele tivesse que abandonar essa luta. Sem poder tomar a Dinamarca, ele resolveu atacar em outra frente e dessa vez queria impor seu domínio sobre a poderosa Inglaterra.

Em 1066 ele chegou à Inglaterra, levando consigo 15000 homens para destruir as defesas daquela terra. No primeiro embate, que ficou conhecido como a Batalha de Fulford, Harald teve uma vitória esmagadora e rápida.

Batalha de Stamford Bridge

Acreditando que sua vitória estava garantida, Harald desceu a cidade para recolher tributos e mandou que os plebeus lhe homenageassem, mas Rei Harold não iria entregar-se fácil e pegou os invasores mal armados e pouco preocupados com um ataque surpresa. Assim ocorreu a Batalha de Stamford Bridge, onde apenas um pedaço do exército de Harald lutou contra uma poderosa força inglesa, até quase ser dizimado.

Conta-se que quando restavam poucos dos seus homens, Harald pegou seu machado e partiu para luta. Dizem que ele tinha fogo nos olhos e que seu machado quebrava qualquer escudo em seu caminho, mais de 40 dos melhores homens ingleses foram derrubados, antes que conseguissem atingir Harald, que só se entregou depois de ter sido esfaqueado mais de 20 vezes.

StamfordInscription

Assim caiu Harald, o Último Viking, que até hoje é considerado um dos maiores guerreiros que já andou sob esse sol, um homem que lutou a vida toda e morreu do jeito que queria, no campo de batalha.

“Um ano após a queda do rei Harald, seu corpo foi transportado da Inglaterra para o norte para Nidaros e foi sepultado na Igreja de Santa Maria, que ele havia construído. Foi observação comum que o rei Harald distinguiu-se, acima dos outros homens em sabedoria e recursos da mente. Ele era, também, acima de todos os homens, ousado, corajoso e sortudo, até dia de sua morte, como acima relacionada. A bravura é a vitória metade.” - Snorri Sturluson.

Se você gostou dessa série, curta esse post para que ela tenha uma continuação!

Me siga no Twitter: @Diego_minilua ou me adicione no Face:http://www.facebook.com/diegominilua.

  1. gregory gregio

    21 de novembro de 2013 em 11:36

    Se quiser mais uma historia de um guerreiro fodao, procure por guan yu. Era um general muito honrado do periodo dos tres reinos da china. Na China se vc entrar nas academias de kung fu, ou nas delegacias vc vera uma imagem dele.

  2. Fábio Jorge

    21 de novembro de 2013 em 09:32

    ANIMAL, que nego brutalico…..

  3. Miqueias Ribeiro

    15 de setembro de 2013 em 13:01

    Poderiam Colocar a Historia De Bewolf

  4. julianotza

    24 de julho de 2013 em 20:53

    por mais que a maior parte da história dele seja feita de mentiras criadas pelo tempo ainda sim é interessante haha

  5. AVAISTRAKOV I

    18 de março de 2013 em 21:11

    um verdadeiro guerreiro!

  6. Danrley Henrique

    1 de junho de 2012 em 23:25

    Jura que um viking (pagão) iria construir uma igreja de santa maria, e ia ser sepultado nela?
    VIKINGS acreditavam em: Odin, Thor, Loki… Assim como os gregos acreditam em Posseidon, Hades, Zeus… Nenhum desses povos acreditavam em Jesus Cristo e Maria, a única coisa que os nórdicos faziam com as igrejas era queimalas, por isso e outros motivos q eles são representados com chifres.

    • Seu Kumyama

      24 de agosto de 2012 em 15:03

      Nessa época a cultura viking ja estava com muita influencia católica. A religião viking que vc ta falando é algo mais antigo que foi se perdendo ao longo dos anos exatamente por a igreja católica se espalhar por toda europa. No inicio os vikings lutavam contra ela e queimavam igrejas e tudo mais, mas com o tempo foram se misturando já que a igreja católica cola seus tentáculos em todos os lugares possíveis.

  7. O Astro (Alone)

    19 de maio de 2012 em 15:52

    Capo de batalha ? Erro logo no início.

  8. Vicente Estevão

    16 de abril de 2012 em 19:12

    Era foda,porem burro!

  9. Isaac Clarke

    8 de abril de 2012 em 22:49

    Poderiam falar sobre William Wallace, Robin Hood, Rei Arthur (lenda)!

  10. Igor Henrique da Costa

    6 de abril de 2012 em 22:26

    O Rei Davi e seus 37 valentes eram mais destemidos que essa figura.

    • buitui

      16 de abril de 2012 em 12:54

      puff….Aposto que esse rei Davi não aguentava uma paulada.

  11. Juninho Cineasta

    4 de abril de 2012 em 11:56

    Legal. Berserk?

  12. Luís

    3 de abril de 2012 em 23:12

    Massa essa nova série em…

  13. Clare

    3 de abril de 2012 em 22:16

    Muito massa õ/

  14. Silver Drago

    3 de abril de 2012 em 22:11

    Um post como esse mas contando a vida do leonidas ia ser legal

  15. Silver Drago

    3 de abril de 2012 em 22:11

    Um post como esse mas contando a vida do lonidas ia ser legal

  16. Laharl, the Lord of Terror

    3 de abril de 2012 em 21:21

    Eu já vi o nome dele como Harald Hardraade,tá certo também??

  17. Erick Coutinho

    3 de abril de 2012 em 20:12

    o cara provavelmente é pai do Chuck Norris, ele sai de casa em 1042 e volta para se casar em 1945, faz o pequeno chuck e suicida o Hitler!

  18. Laharl, the Lord of Terror

    3 de abril de 2012 em 19:21

    Muito bom o post, tem que colocar mais famosos, vai no jogo Age of Empires 2, tem um monte lá ^^

  19. Leandro Fraga

    3 de abril de 2012 em 16:37

    Mudando de assunto, mas to loko pra jogar o Diablo 3 quando sair *o*

  20. Perry

    3 de abril de 2012 em 14:53

    Ei Diego, no segundo parágrafo, primeira linha, tem um errinho : ”
    No ano de 1030, com apenas 15 anos, Harald foi para o [b]capo[/b] de batalha.”

  21. Gabriel Reis

    3 de abril de 2012 em 14:52

    Tomara que tenham mais posts assim. Super phoda esses manolos, conhecer a historia deles é bem interessante.

  22. camus de aquário

    3 de abril de 2012 em 13:20

    CAPO DE BATALHA?
    diego arruma isso aew
    mas o post ta fueda u.u

  23. Valdeir Porto Freire

    3 de abril de 2012 em 12:56

    Curti o post ! 🙂
    Se possível, façam sobre Espártaco (Spartacus).

    Bjos

  24. Renan Silva

    3 de abril de 2012 em 12:15

    fala sobre o Tommy!
    o Primeiro Power Ranger!
    aushauhsuahsuah

    • George Luiz

      3 de abril de 2012 em 22:54

      Tirem esse mirim daqui antes que eu quebre ele!!!!!!!!!! :@@@@@ Como ousa profanar a história de power rangers assim?!

      • Pietro Sgarbosa

        3 de abril de 2012 em 22:57

        Nossa mano, aquele muleke pensa que o tommy foi o primeiro power ranger, MORRE!

        • George Luiz

          3 de abril de 2012 em 23:05

          Vamos lá,Gaudêncio!! o/

          • Pietro Sgarbosa

            3 de abril de 2012 em 23:12

            Cara eu sou o heroi da galera e cara tem que morrer, eu tenho uma nave a jato e uma shotgun que atira no cara e esplode(LOL vejam o blog Ah negao nas tirinhas do gaudencio)!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • Pietro Sgarbosa

            3 de abril de 2012 em 23:12

            Cara eu sou o heroi da galera e cara tem que morrer, eu tenho uma nave a jato e uma shotgun que atira no cara e esplode(LOL vejam o blog Ah negao nas tirinhas do gaudencio)!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • George Luiz

            3 de abril de 2012 em 23:25

            eu vejo auhauhauhauha vamos presevar as memorias dos power rangers!

        • Renan Silva

          3 de abril de 2012 em 22:59

          ah mano, vão caga no mato, eu tava zuando! ¬¬

          • George Luiz

            3 de abril de 2012 em 23:06

            zoando… é…

      • Renan Silva

        3 de abril de 2012 em 22:55

        qebrar? pode vir! ;D

        • Pietro Sgarbosa

          3 de abril de 2012 em 22:58

          Então é 2 contra 1 aqui!

  25. Connor

    3 de abril de 2012 em 11:39

    Legal.
    Pelo menos no video game sou o Assassino mais importante.

    • Isaac Clarke

      8 de abril de 2012 em 22:52

      Cara o Altair é bem mais manero, eo Connor vai te superar lol.

      • Connor

        9 de abril de 2012 em 09:33

        Mas eu comi mas mulher.
        O Altair se fudeu.
        O Connor é um índio.

        • Isaac Clarke

          10 de abril de 2012 em 16:24

          LOL. Uma boa seria botar vcs três num torneio de Parkour ai veriamos o melhor. lol 🙂

    • Serj Tankian

      3 de abril de 2012 em 15:33

      mas no jogo vc só mata os mais importantes,quem fac a chacina msm são os “inferiores” do ezio…

      • Connor

        3 de abril de 2012 em 18:30

        Eu faço a chacina,não uso aqueles apelões.

  26. Larissa Soousa

    3 de abril de 2012 em 11:35

    estou com uma preguiça de ler… D:

    • the kill

      3 de abril de 2012 em 11:38

      E 2 ESTAO

      • Larissa Soousa

        3 de abril de 2012 em 11:39

        quem? ã? ‘ – ‘

        • the kill

          3 de abril de 2012 em 11:44

          SOMOS 2 (DOIS) QUE ESTAO COM PREGUIÇA DE LER… XD

          • Larissa Soousa

            3 de abril de 2012 em 12:16

            aaah kkkkkks Mas é.. Muita coisa kkkkkks Adoro ler, mas dessa vez estou com preguiça kkkkkks

  27. George Luiz

    3 de abril de 2012 em 06:20

    Hoje deve viver feliz em Valhalla (:

  28. It's Free

    3 de abril de 2012 em 02:46

    Otimo parabéns , gostei muito do post.
    bem interessante :B

  29. Pedro

    3 de abril de 2012 em 01:06

    Noruega….*-*

    História Fascinante….

  30. João Ricardo

    3 de abril de 2012 em 00:52

    Harald foi um grande lider,mas teve outros grandes vikings que superam ele de longe como Ivar o sem osso,derrotou o reino dos grandes reinos da Inglaterra que não estava unificada durante a era viking,erik o vermelho,que fez um percuso de barco que ninguem ousaria fazer naquela epoca,Harald o dente azul,que apersa de odiar ele foi um dos grandes generais escandinavos,não sei se pode chamar ele de vinking pq foi converdito ao cristianismo no final da era viking,e lief ericsson,a primeira pessoa europeia a pisar na America,mas o vikings tem muito mais do que apenas grande lutadores,algums barcos do vikings ainda estão com 90% de preservação mesmo dendo passados quase mil anos.

    • Iron Man

      3 de abril de 2012 em 01:06

      Ilustração de  “Ivar ,o sem osso”
      [img]http://i667.photobucket.com/albums/vv34/Jornaladas/BOB.jpg[/img]

  31. Iron Man

    3 de abril de 2012 em 00:48

    Reflitamos…Homem lendário???
    O que ele fez ? matou pessoas por nada?nem por um motivo descente ?
    Os traficantes do RJ também fazem isso¬¬

    • Gabriel Reis

      3 de abril de 2012 em 14:51

      Ele foi lendario extamente por isso. O rio as pessoas matam usando armas de fogo, assim até eu, mas tente matar mais de 20 cabas fodoes com um machado sem tomar um tapa? Morrer só depois de 20 facadas. Aqueles traficante do RJ se tomar uma já morre vei. O cara era um Viking, queria oq? que ele fosse lendario por promover a paz?

  32. Victor Clímaco

    3 de abril de 2012 em 00:29

    Esse cara foi foda o_o
    Vikings *-* 

  33. Iron Man

    3 de abril de 2012 em 00:19

     “porém “1042” ele fugiu da cadeia”
    ” somente em “1945” chegou a sua casa e casou-se ”
    O cara era tão foda que colocou um fim na II Guerra Mundial.

    • Erick Coutinho

      3 de abril de 2012 em 20:08

      Valeu um melhor da semana essa!! hahauhauhauhauhauh

    • Iron Man

      3 de abril de 2012 em 00:23

      Ele venceu as Calibre 50 com seu escudo.
      Matou hitler na machadada.
      Destruiu a Luftwaffe com seus arqueiros.
      Obliterou a Wehrmacht na porrada.

      • Lucas Menchone

        3 de abril de 2012 em 00:29

        É uma mistura de Thor, Homem de ferro e Hulk kkkk

        • Iron Man

          3 de abril de 2012 em 00:33

          E wolverine, pq pelos meus cálculos o cara tinha 930 kkkkkkkkkkkkk…..

          • Lucas Menchone

            3 de abril de 2012 em 00:35

            Matusalém teve um filho viking kkkkk

  34. Lucas Almeida

    3 de abril de 2012 em 00:18

    Amo mitologia nórdica, histórias de berserkers me fascinam, grandes guerreiros eles foram. 

    • Serj Tankian

      3 de abril de 2012 em 15:30

      eles usavam drogas pra conseguirem suas habilidades e sua “fúria”

  35. Lucas Menchone

    3 de abril de 2012 em 00:13

    E a gente só imagina a batalha, mais se pensar bem o cara era um psicótico em batalha, imagina o maluco abrindo os inimigos no meio usando apenas um machado *_* MAAASSAAA

    • JASON VOORHEES

      3 de abril de 2012 em 00:20

      por esse motivo que eu nao uso armas de fogo

    • Shiryu De Dragão

      3 de abril de 2012 em 00:17

      Verdade, isso faz as invasões de favelas ficarem sem graça kkkk

  36. Lucas Nascimento

    3 de abril de 2012 em 00:10

    Muito boa a história. Mas tem um erro aqui.
    Dizem que Harald acabou sendo preso mais tarde por outro Imperador sob a acusação de desviode verbas, porém 1042 ele fugiu da cadeia e retornou para sua Terra Natal onde deveria assumir a coroa. Porém por três anos ele sumiu dos registros da história e ninguém sabe seu paradeiro verdadeiro, somente em 1945(Meio atual demais essa data, não?) chegou a sua casa e casou-se com Elisabeth, filha de Yaroslav e neta do rei Olof Skötkonung da Suécia.

    • Diego Martins

      3 de abril de 2012 em 00:12

      Corrigido ^^

  37. Rocky Jr.

    3 de abril de 2012 em 00:09

    cara mto guerreiro msm, lutou até o fim e tornou-se lendário

  38. Joey Jordison

    3 de abril de 2012 em 00:09

    No livro que eu tenho diz que o exército de Harold se rendeu quando ele morreu de ataque cardíaco na guerra contra a Inglaterra, mas no mesmo livro diz que o poder de Sansão vinha de uma pilula que ele tomava (tipo o Popye), não sei se acredito no livro ou no post o.O

  39. Lucas Menchone

    3 de abril de 2012 em 00:07

    cara esse maluco ta parecendo o Teseu do Imortais, o maluco levava os inimigos no peito kkk

  40. Carol Nukenin

    3 de abril de 2012 em 00:07

    Achei que os Vikings queimavam seus mortos em um barquinho no mar com moedas nos olhos. Vai ver ele foi sepultado porque era o último… 

    • Iron Man

      3 de abril de 2012 em 01:17

      Moedas nos olhos era coisa dos gregos.
      Era para pagar o barqueiro na travessia para o inferno da mitologia grega.

      • Carol Nukenin

        3 de abril de 2012 em 17:52

        Hummm… é mesmo. Confundi. Thank’s.

        • Pedro Sobral

          4 de abril de 2012 em 10:15

          “[…]foi sepultado na Igreja de Santa Maria…”
          Isso me faz crer que,naquela época,eles eram católicos.

    • João Ricardo

      3 de abril de 2012 em 00:55

      Carol sim os vikings queimavam seus grandes guerreiros,mas o negocio da moeda nos olhos não é da cultura nordica não,apesar de que queimavam os mortos com suas armas para eles poderem ir para o Valhalla armados e preparados para luta por Odin….e algumas vezes eram queimados com seus barcos no mar,e alguns podia ser queimado com seus barcos mas na terra mesmo,não sei se mudava de região pra região isso,mas bem provavel

      • Carol Nukenin

        3 de abril de 2012 em 17:57

        Acho muito interessante a cultura deles. Podia ter mais posts sobre isso… 🙂

  41. Shiryu De Dragão

    3 de abril de 2012 em 00:06

    Machados *-*

    • Carol Nukenin

      3 de abril de 2012 em 00:08

      Shiryu *-*

  42. Lucas Henrique

    3 de abril de 2012 em 00:05

    concerteza deve ser o homem + velho do mundo!!!!!!

  43. JASON VOORHEES

    3 de abril de 2012 em 00:04

    pow muito bom, depois dizem que nao tem cultura aqui

  44. Altaïr

    3 de abril de 2012 em 00:04

    Preguiça de ler T-T

  45. Juste belmont

    3 de abril de 2012 em 00:02

    sempre achei interessante vikings e mitologia nórdica.

  46. From Hell

    3 de abril de 2012 em 00:01

    Olaf II Haraldsson da NoruegaHARALDSSONah esse bixo não é Norueguês coisa nenhuma,é Brasileiro com certeza

    • Juca da Silva

      17 de novembro de 2014 em 01:08

      Lixo de série, deveriam postar homens (e mulheres tbm!) que realmente mudaram o mundo, como médicos que descobriram curas e tal.. Nada de merda de guerreiros egocêntricos e genocidas nem porcaria de samurais…

    • Iron Man

      3 de abril de 2012 em 00:29

      Se fosse brasileiro não seria “Olaf II Haraldsson”Seria “Olafhy Secondhy Haraldhyyyysson dasylva”( por que “Y” nunca é demais)

  47. Kurt

    2 de abril de 2012 em 23:59

    Adorei o post

    • Kurt Cobain

      3 de abril de 2012 em 21:22

      um fake vagabundo.

88 Comentários
mais Posts
Topo