Minilua

Qual é a idade do seu cão?

Se você tem ou já teve um cachorro de estimação, em alguma ocasião, certamente já deve ter se perguntado qual a idade do animalzinho.

Como estamos habituados a tratar o tempo das coisas baseado no nosso próprio tempo de vida, acabamos convertendo a idade canina para a idade humana para que o ciclo faça mais sentido para nós.

Acontece que por muito tempo, inclusive atualmente, as pessoas tem disseminado o mito de cada ano de vida de um cão corresponde a 7 anos de vida das pessoas, mas isso não é verdade, já que o tempo de desenvolvimento e crescimento das espécies difere muito, tornando o cálculo de 1:7 uma coisa muito genérica.

Para se ter uma ideia, um cachorro amadurece consideravelmente muito mais do que uma criança já no seu primeiro ano de vida. Além disso, o porte e a raça do cachorro são determinantes no processo de envelhecimento do seu cãozinho, cachorros pequenos acabam vivendo bem mais do que aqueles de grande porte, mesmo que os pequenos se desenvolvam mais depressa nos primeiros anos de vida.

De acordo com um estudo feito pala BBC do Reino Unido, para sabermos a idade de um determinado cão devemos considerar vários fatores, pois cada raça possui um ciclo de tempo diferente durante o passar dos anos, além de se diferenciarem também na velocidade das etapas de desenvolvimento (juventude, maturidade, velhice).

Fora isso, também devemos levar em conta que animais de raças pequenas tem um período curto de juventude e uma longa vida adulta, ao passo que nos cães de raças maiores aconteça justamente o oposto, já que eles tem uma juventude bem mais prolongada mas acabam vivendo menos tempo.

 

Veja a tabela com a idade estimada:

 

 

Faça você mesmo o cálculo!