Minilua

A ilusão de popularidade nas redes sociais

Você já deve ter notado que, no mundo de redes sociais, qualquer acontecimento parece ficar maior e mais popular do que o esperado. Um dos bons exemplos é quando um famoso morre. De repente, todo mundo parece ser fã da pessoa, mesmo que ela não seja tão conhecida assim. Mas porque será que isso acontece?

Ilusão da maioria

Nós usamos a média de algo como uma boa referência para quase tudo, porém, em alguns casos especiais, a média simples, aquela que soma todos os valores e o divide pelo número de fontes, pode criar mais problemas do que uma solução.

Por exemplo, caso medíssemos a altura de todos os homens de uma sala de aula, a média ficaria em torno de 1,7 metro. No geral, essa média consegue representar claramente o tamanho médio das pessoas. Mas o mesmo cálculo não se aplica em redes sociais.

Nas redes online, existe um paradoxo, conhecido como ilusão da maioria. Em geral, seus amigos sempre vão ter mais amigos do que você. Isso ocorre porque existe um desequilíbrio na média. Seria como ter 20 alunos na sala de aula medindo perto de 1,7 metro, porém ter mais um medindo 100 metros. Tal discrepância faz com que a média simplesmente seja inválida, porque um dos medidos é totalmente desproporcional.

Esse fenômeno ocorre em redes sociais por um simples motivo: muitas pessoas têm poucos amigos, e poucas tem muitos amigos. Isso transforma a média em um número totalmente inválido e aí coisas estranhas acontecem.

Popular pelos populares

Olhe a imagem acima. Ela mostra duas redes separadas. A primeira revela três pontos que possuem mais de 20 ligações. Já na segunda, que possui a mesma ligação entre os pontos, tem 3 pontos laranjas que nem chegam a possuir dez ligações. Isso revela o problema da ilusão da maioria e nos mostra claramente como algumas coisas, mesmo que não sejam tão populares, podem ganhar uma grande repercussão.

Levando a imagem de exemplo em conta, podemos notar que três pessoas com poucos amigos, podem ter seu post alcançando poucos usuários. Porém, se o mesmo número de pessoas que compartilham algo têm um número elevado de amigos, uma simples postagem pode atingir todas as pessoas da rede, criando um movimento muito maior, tendo a mesma quantidade de fontes. Ou seja, pelo fato de existirem algumas pessoas com muito amigos nas redes sociais, essa distorção pode transformar uma postagem tosca ou insignificante em algo popular, do dia para a noite e criar a impressão de que algo é mais famoso do que realmente é.