Inacreditáveis habilidades animais

A grande diferença entre o homem e os animais é sua capacidade de pensar, porém alguns animais conseguem realizar coisas tão inacreditáveis, que sua inteligência não parece assim tão distante da nossa:




Corvo e o fio

noe-solta-um-corvo

Os corvos são extremamente inteligentes, tanto que eles são capazes de fazer algo que é totalmente humano: utilizar ferramentas. Durante algum tempo, os cientistas observaram esses animais usando pedaços de madeira como extensão do bico para pegarem ou mesmo derrubarem coisas. Mas uma fêmea em especial conseguiu dar um passo a mais. Usando um fio, ela foi capaz de dobrá-lo e criar um gancho e assim pôde pegar a comida que estava dentro de um vidro!

O acontecimento surpreendeu a todos, pois esse comportamento, onde algum material é modificado para ajudar a realizar uma tarefa, só é visto em primatas:




Macaco e a memória

chimpa

Memória de curto prazo é uma habilidade humana relativamente boa, mas aparentemente os macacos são muito melhores do que nós. Um estudo feito pela Kyoto University’s Primate Research Institute mostrou que os chimpanzés são incrivelmente bons em decorar números e lembrar ordem em que eles aparecem.

Para realizar os testes, eles mostravam a humanos uma tela com números sequenciais aparecendo em uma ordem aleatória. O mesmo era mostrado para o macaco e, em todas as vezes, o primata acabou apresentando um resultado melhor:




Macaco e o fogo

o-BONOBO-ROASTS-MARSHMALLOWS-facebook

Os seres humanos, no passado distante, tiveram um ancestral em comum com os macacos atuais. Um dos principais motivos dos seres humanos terem desenvolvido a sua inteligência foi o fato de dominarmos o fogo, pois com alimentos cozidos, sobra mais energia, que por sua vez permite ao corpo sustentar um cérebro maior. Por isso, o domínio do fogo é um grande divisor de água na história da inteligência.

E o mais incrível de tudo isso é que os macacos atuais podem dominar essa técnica. Kanzi é um macaco da espécie dos bonobos e tem 31 anos de idade. Ele vive no Great Ape Trust, nos EUA, e fica aos cuidados do Dr. Sue Savage-Rumbaugh. Durante a infância, o animal começou a aprender a dominar o fogo e, hoje em dia, é capaz de cozinhar marshmallows para comer.

Esse fato, por si só, já é incrível, porém o extraordinário ainda está por vir. Kanzi tem um filho chamado Teco e o macaco mais velho está ensinando o novo a fazer fogo! Ou seja, o conhecimento está sendo transmitido para uma nova geração, mostrando que os macacos não estão tão longes dos humanos:

  1. VanDrak SubZero

    17 de abril de 2015 em 11:55

    Que massa :p
    Planeta dos macacos… aí vamos nós :p

  2. WJ

    17 de abril de 2015 em 09:01

    No texto: “Um dos principais motivos dos seres humanos terem desenvolvido a sua inteligência foi o fato de dominaremo fogo, pois com alimentos cozidos, sobra mais energia, que por sua vez permite ao corpo sustentar um cérebro maior.”

    Ta aí… um bom motivo pra minha preguiça….

  3. Blue

    16 de abril de 2015 em 22:43

    Amo corvos, são animais incríveis, tão inteligentes.
    O macaco está usando um isqueiro ¬_¬, tá me zoando?

    • André Silva

      18 de abril de 2015 em 02:53

      Cara, recomendo que tu dê uma olhada no post ”Os corvos e eu”, do blog ‘Aves, quadrinhos e arte’, é só procurar no google. Foi depois de ler esse post dele que passei a admirar a inteligência dos corvos, e tu vai admirar ainda mais, achei incrível, vale a pena sentar e dar uma lida.

  4. Romulo Augusto

    16 de abril de 2015 em 19:53

    O macaco ta virando humano kkkkk que coisa incrivel!!! planeta dos macacos virando realidade.

  5. Wayne Griffin

    16 de abril de 2015 em 18:24

    Mas com um isqueiro até meu gato faz fogo.

  6. Greengineer

    16 de abril de 2015 em 16:15

    [img]http://imagens.mdig.com.br/semana/sem290/sem290_10.gif[/img]

  7. chapolim do mal

    16 de abril de 2015 em 16:11

    Sim, eles estão próximos mas nós estamos cada vez mais longe, sim ficou meio sem sentido mas nós estamos cada vez mais longe dos outros animais, com nossa super inteligencia( nem todos).

8 Comentários
mais Posts
Topo