Minilua

O incrível vulcão de lava azul

Os vulcões são algumas das manifestações mais belas e perigosas da natureza. Mas como se isso não bastasse, eles ainda tem mais segredos para nos surpreender:

O vulcão azul

Depois que a noite cai na Indonésia, mais precisamente em East Java, uma das coisas mais estranhas já vistas em nosso planeta acontece. O vulcão local continua despejando seus dejetos, porém, sem a luz do Sol, ele mostra sua verdadeira cara:

Esse fenômeno estranho e belo ocorre, pois o vulcão é, na verdade, uma mina de puro enxofre, que acaba sendo lançado para fora a altas temperaturas, criando essa cloração azul brilhante.

O dinheiro

Enxofre é algo muito usado na indústria de alimentos, por isso esse espetáculo da natureza também é uma fonte de trabalho para muitos homens. No meio da noite, vários indonésios sobem o morro, se arriscando em meio aos gases tóxicos, para retirar alguns quilos de enxofre e vender para as empresas. Cada quilo vale 0,04 centavos de dólar, mas, com muito esforço, eles tiram alguns centenas de quilos por dia, dobrando seu miserável salário.

As fotos desse vulcão, que parece ser de outro planeta, foram feitas por Olivier Grunewald, em um trabalho que levou trinta noites e gerou essas belas imagens, além de um documentário chamado KAWAH IJEN Le Mystère des Flammes Bleues (você encontra ele no Youtube, mas sem tradução).

Confira um pouco mais do resultado desse grande trabalho: