Incríveis adaptações do mundo animal

Sobreviver na Terra não é uma missão tão simples assim. Para que uma criatura passe por todos os estágios da vida sem problemas, ela precisa ser esperta, resistente, contar com a sorte e, principalmente, ser capaz de se adaptar as mais diferentes situações:




Cortiçol

corticol-de-barriga-branca-xxx10d707

O cortiçol é uma espécie de pássaro europeu, que normalmente vive em lugares áridos. Ele se alimenta de sementes e, por isso, precisa estar constantemente bebendo água para manter-se hidratado. Mas é aí que surge um grande problema. Como vive em locais desérticos, o pássaro nem sempre tem água por perto. Isso é um problema grande, principalmente para o cuidado com os filhotes que ainda não são capazes de voar.

Para resolver esse problema, a evolução deu um poder incrível a essa espécie. Os machos, perto da barriga, possuem penas especiais, que são capazes de absorver e carregar água. Assim, basta o macho encontrar uma poça encostar a barriga na água e levar o líquido da vida para seus filhotes.




Membracidae

ant mimicking treehopper Cyphonia clavata 1

Quem olha essa imagem acima pode pensar que viu uma formiga, mas está enganado. Esse animal na verdade é uma espécie de cigarra que possui uma grande arma para enganar seus predadores.

heteronotus18.250a

Essa cigarra possui uma espécie de chifre gigante, que sai da cabeça e se espalha para trás do corpo. Mas nessa espécie ela se assemelha muito com uma formiga. Assim, os predadores ficavam afastados, achando que encontraram uma formiga em vez de uma cigarra.




Salamandra ET

salamander1_4611

Esse animal, além de ser conhecido devido a sua “feiura”, também é bem famoso por possuir uma característica única no que diz respeito a capacidade respiratória. Ao contrário da grandíssima maioria dos seres vivos complexos, esse animal simplesmente não possui pulmões!

Para respirar, ele usa a própria pele e alguns tecidos da boca. Isso deixa os cientistas perplexos, pois ninguém faz ideia como ele se adaptou até ficar desse maneira. Algumas mudanças bem drásticas devem ter ocorrido para que o animal abandonasse o método tradicional de obtenção de oxigênio.




Coast horned lizard

018234_coast_horned_lizard

Se defender no mundo animal nem sempre é algo muito simples. Certos animais simplesmente não desenvolveram armas boas o bastante para afugentar ou mesmo derrotar predadores. Por isso, em algum desvio estranho na sua evolução, armas bizarras podem ser criadas para aumentar a chance de sobrevivência.

Um dos casos mais estranhos de arma de defesa é do Coast horned lizard, um lagarto que vive na Califórnia. Para afugentar inimigos, ele consegue disparar sangue e o mais estranho ainda está por vir. O sangue sai do olhos do animal, ou seja, ele é como se fosse um Ciclope do mundo animal.




Osedax

osedax

O osedax, também conhecido como minhoca zumbi, é um ser que se alimenta do resto de baleias mortas. Para isso, ele se deposita em ossos de seres mortos, fazendo buracos até chegar ao centro, onde retira os nutrientes para sua vida. Tudo isso parece normal, mas seu método é bem diferente.

Ao contrário da maioria dos outros animais, esse ser simplesmente não possui boca ou nenhum instrumento que possa ser descrito como o local por onde ingere os alimentos. Para conseguir o que precisa, esse animal solta uma espécie de ácido na pele e a pele absorve os nutrientes, sem que haja necessidade de uma boca.

  1. Kuzan

    3 de abril de 2015 em 07:51

    Essa última é digestão extracelular que ocorre em fungos e outros animais, não?

  2. Blue

    1 de abril de 2015 em 23:53

    Estranhos mesmo somos nós, para sobreviver em um ambiente selvagem e perigoso nós desenvolvemos inteligência fora do comum, aprendemos a fazer armas, ferramentas, aprendemos a viver em sociedade organizada politicamente, aprendemos a pensar e ter senso crítico (será que alguns animais também tem senso crítico? Eu gostaria de ver o ponto de vista de um corvo sobre a sociedade humana), nenhum outro animal evoluiu da mesma forma que nós, é incrível.

    • Neko-san

      2 de abril de 2015 em 23:22

      Isso me lembrou o paradoxo de Fermi

  3. o exterminador de minilunáticos

    1 de abril de 2015 em 20:55

    Já, já a população de São Paulo vai evoluir para não precisar mais de água. Que dizer se a evolução fosse verdade. E uma dica pros evolucionistas: se vcs se importam com suas decadência, porque vcs não começam a se suicidar? Talvez daqui a algumas gerações os seus filhos sejam imortais

    • João Rodrigues

      6 de abril de 2015 em 10:12

      não fala merda fera

    • Blue

      2 de abril de 2015 em 00:43

      Arrumar treta desse jeito não funciona, arrume argumentos melhores.

      • o exterminador de minilunáticos

        2 de abril de 2015 em 02:52

        Não estou tentando causar treta, estou apenas comentando, mas infelizmente minha forma de expressar opinião se assemelha ao da grande maioria dos neo-ateístas.

        • Willian Reis

          2 de abril de 2015 em 09:33

          Só uma dúvida… Neo-ateístas, pelo que sei são ateus que falam abertamente que são contra, e afirmam que não existe Deus, e blá, blá, blá, já no seu caso, neo-ateísmo não se enquadra, e muito menos sua opinião, acredito que você tem uma grande vontade de ser do contra, mas sem argumentos não funciona! pois ao afirmar que você é contra o evolucionismo automaticamente você defende o criacionismo, e sinceramente nunca vi um criacionista ateu! Parabéns!

          • o exterminador de minilunáticos

            2 de abril de 2015 em 14:05

            Hããh?… Eu disse que a minha forma de comentar era para parecida cm a dos neo-ateistas; uma forma arrogante.
            Para mim ateus deveriam apenas dizer “não acredito” invés de “não existe”.e admito que minha forma de expressar

    • Tolerância Zero

      2 de abril de 2015 em 00:25

      Burro.

      • o exterminador de minilunáticos

        2 de abril de 2015 em 02:44

        Sou

  4. Jeff Dantas

    1 de abril de 2015 em 19:31

  5. Rodrigo Duarte

    1 de abril de 2015 em 19:19

    Esse seu disfarce vai funcionar até você cruzar com um tamanduá.http://cdn.minilua.org/wp-content/uploads/2015/03/heteronotus18.250a.jpg

  6. Wayne Griffin

    1 de abril de 2015 em 18:16

    Cada dia eu acho esse processo de seleção natural mais bizarro…
    Fiquei muito tempo sem entrar, aconteceu algo de bom por aqui?????

    • Blue

      1 de abril de 2015 em 23:47

      Sim, mas é útil, alguns morrem e outros ficam vivos e se reproduzem, mas ainda assim é estranho.
      Piorou tudo, agora você entra no MDS com 5 curtidas em um comentário merda, tem cada vez menos gente, todo mundo reclama, espero que seja só um período.

      • Adriano Saadeh

        6 de abril de 2015 em 07:59

        Esperamos…

  7. Stark Tony

    1 de abril de 2015 em 17:34

    Daí você diz:” Uaaaaaaaau ! Como isso ocorreu não sabemos, mas essa “evolução” é mesmo fantástica han !”
    É…inteligência é um dom pra poucos…

17 Comentários
mais Posts
Topo