Minilua

Os incríveis animais negros

No mundo existem pessoas mais claras, mais escuras e com os animais não é diferente, afinal, apesar de sermos diferentes, ainda assim compartilhamos diversas características com eles e uma delas são as cores.

Melanina

Uma pessoa branca e uma negra possuem apenas uma simples diferença: Uma tem mais melanina do que a outra. E isso acontece com quase todos os seres vivos, desde animais até plantas. A melanina é um pigmento, como se fosse uma espécie de tinta, que dá cor aos seres vivos.

Ela serve, além de embelezar as coisas, para nos proteger dos raios solares que podem fazer muito mal. Mas felizmente a evolução cuidou disso, fazendo com que nosso corpo seja capaz de gerar mais melanina em pessoas que ficam mais tempo expostas ao Sol, criando uma proteção contra os seus raios que fazem mal. Por isso normalmente quem vive em lugares com muito Sol tende a ter a pele mais escura, enquanto quem vive em lugares frios e com pouco Sol acaba sendo mais branco, tudo isso graças a variação de melanina do corpo, que é causada pelo Sol.

Exagerando na cor

Conforme a necessidade, o corpo produz determinada quantidade de melanina, para que tudo funcione bem. Só que as vezes, a parte que cuida dessa produção acaba não funcionando direito e pode haver uma falta dessa pigmentação, é uma doença chamada albinismo. E o contrário também ocorre, em um distúrbio chamado melanismo.

Algumas vezes essa super produção de melanina acaba atingindo alguns animais, criando os animais negros:

Curta o lado negro da força animal!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/