Minilua

Incríveis curiosidades sobre a água

Sem a água nós não estaríamos por aqui, afinal ela é o ingrediente mais básico para a vida e faz parte de quase tudo nesse planeta. Esse elemento faz tantas coisas e está aqui há tanto tempo, que existem muitas curiosidades sobre ele:

Menos do que parece

Quando pensamos em toda a água que existe no mundo, logo visualizamos os oceanos e nos parece que existe uma infinidade desse elemento por aqui. Só que a verdade é outra, pois existe bem menos do que aparenta.

A água, que compõe os oceanos e rios, é apenas uma fina camada em volta do Globo. Se pudéssemos tira-la de lá e formarmos bolas para comparar com o tamanho da Terra, é isso que veríamos:

De onde veio

Nem sempre o planeta Terra foi cheio de água. Na época de sua formação, há bilhões de anos atrás, quando tudo aqui ainda era rocha incandescente, a água não se mantinha em forma líquida e acabava evaporando, fugindo para fora da atmosfera em formação.

Depois que o planeta começou a esfriar, foi que a água que temos aqui hoje chegou, através de meteoros que naquela época acertavam a Terra diariamente. Assim nossa água é na verdade extraterrestre.

Carregando meteoros

Todos os dias, o planeta Terra é bombardeado por várias toneladas de pedras vindas do espaço, mas felizmente nossa atmosfera faz um bom trabalho em incinerar esses objetos, não criando problemas com seu impacto. Só que algumas dessas pedras acabam sobrevivendo e se juntando as nuvens.

Essas pequenas partículas extraterrestres ficam nas nuvens e depois despencam com a água. Sendo assim, quando estiver chovendo na sua cidade, na verdade, pode ser uma chuva de meteoros disfarçada.

Bebendo com os dinossauros

A água tem uma vida agitada. Ela evapora, condensa, vira gelo, volta a ficar líquida e assim vai. Tirando algumas reações químicas bem especificas, suas moléculas tendem a se manter estáveis por muito e muito tempo. Por isso, a água que você está bebendo hoje em dia pode ter sido exatamente a mesma que dinossauros beberam há milhões de anos, afinal as moléculas de água daquele tempo são as mesmas de hoje em dia.

Gostou dessas curiosidades? Então não deixe de curtir logo abaixo!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/