Incríveis fatos sobre a África

A África é onde existem as maiores desigualdades e problemas sociais no mundo e tudo isso não é por acaso. A história desse continente demonstra claramente de onde vieram todas essas dificuldades.




Colonização

escravidão[1]

A história de colonização da África é muito mais antiga do que você imagina, remontando o século X a.C., quando os fenícios iniciaram suas colônias na costa do continente. Depois disso, vieram os gregos, os romanos, seguidos pelo Império Bizantino, depois foi a vez dos árabes e, somente no século XIV, tivemos o domínio das potências europeias.

Após os portugueses terem tomado as Ilhas Canárias no século XIV, uma corrida para domínio deste continente se iniciou. Junto com ela, surgiu o tráfico de escravos, onde alguns líderes locais deixavam os estrangeiros levarem milhões de homens e mulheres para fazerem trabalhos forçados nos mais diversos lugares do mundo. Assim, o que havia se iniciado apenas como uma rota comercial com o Oriente, tornou-se um lucrativo negócio.

Com todas as grandes potências europeias tomando o continente africano, diversos conflitos e guerras de interesse se iniciaram. Até que, em 1884, houve uma reunião de colonizadores, chamada Conferência de Berlim, onde ficou decidido como o território africano seria dividido entre os dominadores. Essa divisão não levou em conta a existência de tribos e regiões que deveriam se manter unidas, o que ocasionou muitos conflitos e problemas, que persistem até os dias atuais.

O domínio dos países europeus sobre a África durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Antes disso, apenas a África do Sul e a Turquia já haviam conquistado sua liberdade. A partir dos anos 50, diversos países conseguiram, muitas vezes através de maneiras não pacíficas, sua liberdade. Os últimos países a conquistarem isso foram a Namíbia e a Eritreia nos anos 90.




Muitos países

PEOPLE_OF_AFRICA

Antes das grandes colonizações, a África era dividida em 10 mil pequenas tribos. Cada uma com seu idioma e tradições. Tanto que duas mil línguas ainda sobrevivem por lá, mas, hoje em dia, os idiomas dominantes são o árabe, inglês, suali, francês, berbere, hausa e português.




População

african people

A África é o segundo continente mais populoso do mundo, tendo 16% da população mundial. O mais incrível é que mais da metade de todas essas pessoas, que totalizam 1,1 bilhão, tem menos de 25 anos de idade. E se tudo continuar do jeito que está indo, em 2050 nós teremos 2,3 bilhões de africanos.




Dinheiro

South-African-money.preview1

Apesar de ter uma grande população, a África tem sérios problemas econômicos, representando apenas 2,4% de todo o PIB mundial.




Educação

finger

Os problemas educacionais são graves nesse continente. Lá, 40% dos adultos são totalmente analfabetos.

  1. Joaquim Vicente

    1 de março de 2014 em 22:20

    “Turquia” na África?! Deus me livre!… Brasileiros, sempre com uma ideia distorcida de África.

  2. Joao Melchior Casimiro

    1 de março de 2014 em 16:30

    eu moro em Angola(Africa), não vejo quase nada do q vcs falaram, a cada dia fico mais irritado co a ideia q vcs brasileiros têm de Africa, vcs generalizam tudo o q vêm de mau em Africa e têm informações muito desatualizadas!

    • Erick Renan

      9 de março de 2014 em 22:18

      A África não é só o seu país.

  3. Death

    1 de março de 2014 em 15:48

    Ouvi dizer que la eles não assistem Globo Esporte,pois o Globo Esporte passa depois do almoço.

    • Ryuuku (o shinigami troll)

      2 de março de 2014 em 01:38

      que engrassado

  4. Ultra

    1 de março de 2014 em 13:59

    [img]https://imageshack.com/i/1qchcm2j[/img]

  5. Gabriel Schultz

    1 de março de 2014 em 12:54

    Desde quando Turquia faz parte da África? ‘-‘

  6. Azia lampiona

    1 de março de 2014 em 07:00

    Turquia não faz parte de África!

  7. Dale

    1 de março de 2014 em 02:27

    o fato é q o homem so evoluiu quando saiu da africa, foi pra europa e asia e construiu grandes civilizaçoes,( explica a riqueza desses continentes) ainda hoje na africa se encontra pessoas vivendo de modo tribal( talvez explique a pobreza, posso ta errado), entao isso é a prova de q o povo na africa nao evoluiu o suficiente mentalmente e nem socialmente para acompanhar o outros povos para bater de frente e defender seus interresses. #minha opniao

    • Leandro Gomes

      3 de março de 2014 em 12:03

      é fato que o QI africano MEDIO é inferior ao do europeu e dos asiaticos, mas só isso não é suficiente pra deixar eles tão pobres, o principal motivo foi a colonização.

    • Li Syaoran

      1 de março de 2014 em 09:20

      Você está errado por apenas duas coisas: existem sociedades tribais em todo o mundo e a África já gerou grandes civilizações, é só pesquisar pelo Reino do Congo.

      • Ismael Siqueira

        1 de março de 2014 em 09:37

        e o Antigo Egito fera? foi muito maior e contribuiu muito para a civilização atual.

        • Li Syaoran

          1 de março de 2014 em 16:28

          Sim, mas eu queria enfatizar as civilizações sub-saarianas pois muita gente nem sabe que elas existiram.

          • Dale

            1 de março de 2014 em 19:59

            Mas os Africanos subsaarianos viviam primitivamente, muitas tribos sequer entraram na idade do metal e não sabiam a escrita, até hoje é assim em algumas tribos q os europeus não chegaram. entao acredito q seja um processo de evoluçao social e intelectual ,uns povos evoluiram mais, outros nem tanto..
            obs: uma parte do egito fica no oriente, e sendo assim recebeu muita influencia deste.

  8. Nameless

    28 de fevereiro de 2014 em 23:45

    Disputas entre membros da mesma tribo é foda.
    [img]http://www.8balls.com.br/wp-content/uploads/2014/02/IRM%C3%83.gif[/img]

  9. Lakter X

    28 de fevereiro de 2014 em 23:16

    E ainda tem a corrupção que é forte por lá. O problema que aqui na América do Sul só Uruguai e Chile se ”salvam”.

  10. jeff zika Mc

    28 de fevereiro de 2014 em 22:38

    [img]http://i.imgur.com/NwJg1Zk.jpg[/img]

    • Android

      1 de março de 2014 em 05:47

      [img]http://i47.tinypic.com/2ebbbs9.jpg[/img]

    • Allen Walker

      28 de fevereiro de 2014 em 23:16

      kkkkkk eu ri dessa.

  11. Raul Seixas

    28 de fevereiro de 2014 em 22:37

    porque o papai noel não passa na africa? “criança que não come não ganha presente” rçrçrçr

    • Marvelunatico

      28 de fevereiro de 2014 em 23:27

    • Allen Walker

      28 de fevereiro de 2014 em 23:19

      meu deus cara pqp kkkkkkkkkkkkkkkk

      [img]https://imagizer.imageshack.us/v2/261x195q90/546/f0io.jpg[/img]

      • Gato Endiabrado

        1 de março de 2014 em 00:18

        Essa minha foto bebo nunca vai ser legal :T

      • SiegfriedWS

        28 de fevereiro de 2014 em 23:35

        Faz minha reserva ai também KKK(risada maligna).

    • Apenas um Ninguem

      28 de fevereiro de 2014 em 23:15

      Maldade kkkkkkkkk

    • Kairos

      28 de fevereiro de 2014 em 23:12

      HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE

  12. Garota Infernal

    28 de fevereiro de 2014 em 21:47

    Eu fiquei pensando e cheguei a algumas conclusões: A primeira culpada é a Europa, os países de lá sempre tiveram a certeza de que eram os donos do mundo(Além do preconceito ao dar de cara com outros povos, houve uma época em que a igreja afirmou que os negros não tinham alma, por tanto, eram animais e podiam ser usados como cavalos.) e acabaram se metendo nas coisas dos outros, além de roubar muito o que é dos Africanos. Acredito que se os africanos não fossem brutalmente saqueados,assassinados, estuprados, espancados e agredidos moralmente pelos brancos hoje eles teriam uma África melhor, talvez fosse uma potencia mundial levando em consideração toda a sua riqueza. Foram-se os anéis e não ficaram nem mesmo os dedos, afinal o homem branco roubou as riquezas naturais da África, roubou os tesouros das tribos da África e por fim roubou as pessoas e tomou-as como objetos não dignos de respeito e condições humanas para viver e viajar(Navios negreiros e as condições dos escravos nas casas.).
    Penso também que a África é um lugar com tantas culturas e religiões diferentes(Muitos, muitos dialetos!) que ela se fecha em si mesma. A rivalidade entre tribos e religiões já foi usada pelos brancos em mais manobras para colocar o povo africano um contra o outro(É essa a resposta para a clássica pergunta: “Por que os negros não lutaram contra os brancos?” os brancos separaram tribo por tribo de forma que um exercito grande não pudesse ser criado e o povo fosse facilmente dominado pelo armamento europeu.). Os rituais grotescos, desumanos e até sanguinários fecham as possibilidades de união por causa do conceito(Conceito mais idiota que eu já vi na minha vida) de que não se deve interferir nas religiões e suas tradições. (Isso me lembrou o caso dos índios que enterram crianças vivas por nascerem doentes e ninguém faz nada…)
    A agora eis a questão: África tem solução?
    Defina solução…

    • Emmanov Kozövisck

      1 de março de 2014 em 00:28

      Na verdade as tribos africanas muitas vezes não foram separadas, e sim misturadas. Uma tribo com um número significativo de pessoas seria algo extremamente pavoroso para os escravistas; assim, eles misturavam membros de tribos rivais para que eles não se relacionassem de forma unida. Devemos ressaltar também que o colonizador dava algumas “vantagens” para certos escravos enquanto outros ficavam sem nenhuma, o que causava conflitos internos entre eles e desunia-os (há toda uma psicologia na colonização).
      Porém, o mais importante a ser dito é que alguns negros não eram contra a escravidão, pois certas vezes eles se acostumavam tanto com a vida escrava que não sabia como seria um vida livre. Ou seja, existiam escravos que preferiam ser escravos.

      • Litzen Vampiro

        1 de março de 2014 em 03:17

        A escravidão ja existia lá, geralmente eles escravizavam os das outras tribos rivais…

        • Emmanov Kozövisck

          1 de março de 2014 em 14:10

          Sim, e as tribos vencedoras faziam negociações com os europeus. Eu estou ciente disso.

          • Litzen Vampiro

            1 de março de 2014 em 17:05

            Sim, eu li um texto muito bom sobre isso, ano passado…

    • Iron Man

      28 de fevereiro de 2014 em 23:38

      Se por algum motivo os africanos tivessem construído um exercito e uma ciência mais forte do que a da europa , a africa dominaria a europa e colonizaria ela … assim são os humanos .

    • Jabuscrêison

      28 de fevereiro de 2014 em 22:04

      Infernal, o Lucas falou para eu te avisar que ele mudou o visual do blog dele. 🙂

      • Garota Infernal

        28 de fevereiro de 2014 em 22:17

        Obrigado por me avisar… Quem é essa na sua foto? Ela é aquela do Cão De Andaluz? Parece…

        • Jabuscrêison

          28 de fevereiro de 2014 em 22:46

          É a Brigitte Helm, a Maria do Metropolis. Não conta para ninguém, mas eu acho ela linda. u.u

          • Garota Infernal

            28 de fevereiro de 2014 em 23:04

            ‘-‘Eu não gosto dessa carinha parece que você tá brigando comigo…

          • Apenas um Ninguem

            28 de fevereiro de 2014 em 23:14

            O seus imbecis, aqui não é chat flw? vão ciscar em outro canto.

          • SiegfriedWS

            28 de fevereiro de 2014 em 23:33

            Pela primeira vez concordo com o AM, vai criar chat na PQP caralho.

          • Apenas um Ninguem

            28 de fevereiro de 2014 em 23:36

            essa imbecil acha que aqui é chat da uol, Vai tomar no cu.

          • SiegfriedWS

            28 de fevereiro de 2014 em 23:45

            Antes ela não era assim, mas de repente ela resolveu virar essa vadia com ego inflado ai.

          • Garota Infernal

            28 de fevereiro de 2014 em 23:20

            Sua mãe disse que o milho aqui é bom.

          • Apenas um Ninguem

            28 de fevereiro de 2014 em 23:29

            As galinhas se merecem afinal não é?

          • Kairos

            28 de fevereiro de 2014 em 23:51

            huehueheuheuhuehuehuehhue

          • Apenas um Ninguem

            28 de fevereiro de 2014 em 23:21

            Legal, ta fazendo companhia a ela?

    • O Mentalista

      28 de fevereiro de 2014 em 21:50

      Realmente todos os países mamaram na teta da mãe África,e ela terminou sem nada.

      • Vayne, A Cupida Mortal

        1 de março de 2014 em 16:36

        Vc mamou na teta de baixo

        • Moonlight Wins

          1 de março de 2014 em 16:51

          kkkkkkkk curtria 1000x

  13. Jabuscrêison

    28 de fevereiro de 2014 em 21:18

    Não acho que a África vai mudar. O maior problema é que o resto do mundo não está nem aí para a África, embora todo mundo fale de ajudar e etc.

    • Apenas um Ninguem

      28 de fevereiro de 2014 em 23:21

      Pra que que o resto do mundo vai ajuda-los? meu, o brasil nem sequer arruma o problema dele… como quer que ele arrume o dos outros?

    • O Mentalista

      28 de fevereiro de 2014 em 21:24

      Esse não é o único problema, como eu disse, lá é um país muito preconceituoso com sigo mesmo, em alguns países foi aplicada agora uma lei que proíbe o homossexualismo, com pena de MORTE!Antes do mundo tentar salvar a África ela mesma tem que fazer um pequeno esforço humanitário.

      • Roy Mustang, Führer

        1 de março de 2014 em 00:55

        a áfrica é um país? deixa de ser doente

    • Repede

      28 de fevereiro de 2014 em 21:20

      Essas fotos que vc usa tem algum significado?

      • Jabuscrêison

        28 de fevereiro de 2014 em 21:24

        Não, são fotos de pessoas cujo das quais eu gosto.

  14. Lucas Lozano

    28 de fevereiro de 2014 em 21:03

    A África infelizmente nn vai mudar tão cedo,infelizmente,as desigualdades sociais,preconceito,educação precária,etc… ultrapassam os limites

    • Repede

      28 de fevereiro de 2014 em 21:19

      Eu espero que eles possam ter vidas dignas um dia …:)

  15. Allen Walker

    28 de fevereiro de 2014 em 20:56

    Não sei o que comentar então veja essa menininha conhecendo o irmão gêmeo do pai dela.

    [img]http://i.imgur.com/m7uW1wa.gif[/img]

    • Marvelunatico

      28 de fevereiro de 2014 em 21:05

      Concordo com vc, então veja esse impressionante assalto:
      Ibagens, eu quero ibaagens:
      http://i.ahnegao.com.br/2013/10/pika.jpg

      • Moonlight Wins

        1 de março de 2014 em 02:48

        ashuashuashu

      • Gato Endiabrado

        1 de março de 2014 em 00:22

        Ou se não tiro em dobro

  16. Zé Gotinha

    28 de fevereiro de 2014 em 20:53

    A africa não vai pra frente pq eles fazem voo doo

    • Ryuuku (o shinigami troll)

      2 de março de 2014 em 01:34

      vudu é pra jacu

  17. O Mentalista

    28 de fevereiro de 2014 em 20:49

    A África não vai para frente é porque lá eles praticam preconceito contra eles mesmos.

    • Ismael Siqueira

      1 de março de 2014 em 09:33

      Um bom exemplo é a Guerra de Ruanda, onde morreu mais de 1 milhão de africanos por causa do preconceito. Mas esse preconceito foi imposto durante o imperialismo das potências europeias, lá eles tem pouquíssima educação, o que faz eles não tenham censo crítico e seguem apenas o que foi colocado a eles, No Brasil onde tem “educação”(é uma merda, mas tem mais educação do que na Africa) faz que tenha mais pessoas que possa lutar contra isso, a questão é complexa, mas culpa-los é a pior das opções.

    • Android

      1 de março de 2014 em 05:39

      Verdade!!

  18. Paçoca, O herói mercenário

    28 de fevereiro de 2014 em 20:39

    aki no Brasil tem mais alnalfabetus qi lá

    • Bru ~

      28 de fevereiro de 2014 em 21:22

      Aqui no Minilua tem mais analfabetos que lá.

      • Android

        1 de março de 2014 em 05:40

        [img]http://2.bp.blogspot.com/-qS9PyeUM-B4/UWbk4AFSoAI/AAAAAAAALs0/pBrKYZAvfBE/s1600/nao+pode+se.jpg[/img]

      • Paçoca, O herói mercenário

        28 de fevereiro de 2014 em 21:41

        Coun cordo kon todus

        • Allen Walker

          28 de fevereiro de 2014 em 21:45

          aqui nesse post tem mais analfabetos que lá.

          • SiegfriedWS

            28 de fevereiro de 2014 em 21:53

            vridradri.

          • Apenas um Ninguem

            28 de fevereiro de 2014 em 23:19

            curcondu

          • Gato Endiabrado

            1 de março de 2014 em 00:22

            Tambhiem

    • Lucas

      28 de fevereiro de 2014 em 20:41

      Verdade….

74 Comentários
mais Posts
Topo