Minilua

Incríveis fatos sobre a África

A África é onde existem as maiores desigualdades e problemas sociais no mundo e tudo isso não é por acaso. A história desse continente demonstra claramente de onde vieram todas essas dificuldades.

Colonização

A história de colonização da África é muito mais antiga do que você imagina, remontando o século X a.C., quando os fenícios iniciaram suas colônias na costa do continente. Depois disso, vieram os gregos, os romanos, seguidos pelo Império Bizantino, depois foi a vez dos árabes e, somente no século XIV, tivemos o domínio das potências europeias.

Após os portugueses terem tomado as Ilhas Canárias no século XIV, uma corrida para domínio deste continente se iniciou. Junto com ela, surgiu o tráfico de escravos, onde alguns líderes locais deixavam os estrangeiros levarem milhões de homens e mulheres para fazerem trabalhos forçados nos mais diversos lugares do mundo. Assim, o que havia se iniciado apenas como uma rota comercial com o Oriente, tornou-se um lucrativo negócio.

Com todas as grandes potências europeias tomando o continente africano, diversos conflitos e guerras de interesse se iniciaram. Até que, em 1884, houve uma reunião de colonizadores, chamada Conferência de Berlim, onde ficou decidido como o território africano seria dividido entre os dominadores. Essa divisão não levou em conta a existência de tribos e regiões que deveriam se manter unidas, o que ocasionou muitos conflitos e problemas, que persistem até os dias atuais.

O domínio dos países europeus sobre a África durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Antes disso, apenas a África do Sul e a Turquia já haviam conquistado sua liberdade. A partir dos anos 50, diversos países conseguiram, muitas vezes através de maneiras não pacíficas, sua liberdade. Os últimos países a conquistarem isso foram a Namíbia e a Eritreia nos anos 90.

Muitos países

Antes das grandes colonizações, a África era dividida em 10 mil pequenas tribos. Cada uma com seu idioma e tradições. Tanto que duas mil línguas ainda sobrevivem por lá, mas, hoje em dia, os idiomas dominantes são o árabe, inglês, suali, francês, berbere, hausa e português.

População

A África é o segundo continente mais populoso do mundo, tendo 16% da população mundial. O mais incrível é que mais da metade de todas essas pessoas, que totalizam 1,1 bilhão, tem menos de 25 anos de idade. E se tudo continuar do jeito que está indo, em 2050 nós teremos 2,3 bilhões de africanos.

Dinheiro

Apesar de ter uma grande população, a África tem sérios problemas econômicos, representando apenas 2,4% de todo o PIB mundial.

Educação

Os problemas educacionais são graves nesse continente. Lá, 40% dos adultos são totalmente analfabetos.