Minilua

Incríveis fatos sobre baratas #1

Barata é um bichinho feio e nojento, capaz de fazer grandes estragos, principalmente na reputação das pessoas, afinal quem nunca viu um machão virar “moça”, quando a barata começou a voar… Esses insetos, apesar de odiados, possuem algumas histórias interessantes para contar:

Concurso de barata

Você comeria baratas vivas para ganhar algum prêmio? Acho meio difícil, mas, nos EUA, alguns concursos do gênero já foram realizados.

No parque Six Flags Great America, ocorreu uma disputa de Dia das Bruxas, onde o desafio era comer o maior número de baratas vivas no menor tempo possível. Vários médicos pediram o cancelamento da disputa, mas muitas pessoas se candidataram. Depois, a comilança de barata ficou suspensa por alguns anos, porém, devido a um grande número de pedidos, o campeonato voltou.

Em um concurso do mesmo tipo na Flórida, as coisas ficaram bem piores. Por lá, durante a disputa, Edward Archbold comia freneticamente as deliciosas baratas, mas acabou se engasgando com os pedaços do animal e morreu! O concurso foi cancelado e o prêmio, que era uma cobra Python, continuou no pet shop.

Comendo barata

Queira ou não, em algum momento você come baratas e não sabe. O FDA, órgão responsável pela qualidade e segurança dos alimentos e remédios nos EUA, é extremamente rígido e preocupado com seu trabalho, mesmo assim, eles permitem que um alimento tenha até 60 partes de inseto em sua composição! Isso ocorre pois não há como se livrar totalmente deles. Uma barra de chocolate tem, em média, 8 pedaços de inseto.

O problema dos insetos não é causado na produção, mas no cultivo dos alimentos. Nas fazendas, os insetos fazem parte do ecossistema e, no final, eles acabam sendo trazidos para a produção. Infelizmente, nem todos são despachados na limpeza, podendo estar dentro dos alimentos. Assim, quase todo tipo de comida tem pedaços de inseto, inclusive baratas.

Dinheiro de barata

Muitos países do mundo comem barata frita, assada ou de qualquer outro jeito, por isso, o negócio das baratas está se tornando lucrativo. Além de ser muito barato produzir baratas, os cuidados são simples e o alimento delas pode ser comida velha de restaurante. Os produtores desse inseto falam em um lucro de 650% sobre a produção.

Na China, existem fazendas com mais de 10 milhões de baratas, que são vendidas para empresas de alimentos e também para as de cosméticos, que usam as proteínas desses animais para criação de produtos para pele.

Outro uso importante das baratas são os remédios. Os cientistas andam estudando baratas para usá-las como remédio antibacteriano, pois as células do sistema nervoso desses insetos são incrivelmente eficazes em matar bactérias, algo meio óbvio, afinal quem vive no meio do lixo precisa de uma boa proteção contra esse tipo de problema.

Qualquer dia desses você por ir na farmácia e pedir um Baratozil para tomar.