Incríveis fatos sobre o Brasil

O Brasil é um país extremamente conturbado. Ele é amado internacionalmente por diversas qualidades, mas odiado por seus problemas. Ao mesmo tempo em que consegue organizar uma das maiores festas do mundo e trazer milhões de turistas, não consegue manter nenhum serviço público funcionando decentemente. Ao mesmo tempo em que consegue ser uma potência em diversos esportes, não consegue educar seu povo.

Mesmo assim, o Brasil tem suas histórias e fatos interessantes:




A origem do nome

pau-brasil-1

Pensando bem, o nome Brasil é meio bizarro. Mas a origem desse nome parece ser bem clara. Acredita-se que o nome de nosso país tenha vindo do famoso pau-brasil, uma árvore que é muito utilizada na tinturaria, devido a coloração vermelha que ela é capaz de produzir.

Acredita-se que o nome do pau-brasil tenha relação com a palavra portuguesa ‘brasa’. Ou seja, devido sua cor que lembra brasa e fogo, a árvore ganhou essa denominação e depois nosso país acabou herdando o mesmo nome.

Mas antes de sermos o Brasil, nosso país foi chamado de diversos nomes, entre eles: Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália, Império do Brasil e Estados Unidos do Brasil.




A floresta

luciabarreiross@bol.com.br

Além do futebol, do carnaval e das bundas, o Brasil é mundialmente famoso por causa da grande floresta Amazônica. Além de ser a principal produtora de oxigênio do mundo, sendo responsável por quase 1/3 do que respiramos desse gás, a Amazônia ainda é uma das principais fontes de água doce do planeta. O rio Amazonas tem 20% de toda a água doce do mundo, sendo uma reserva invejável.




Escravidão

escravos_brasil

O Brasil foi um dos principais mercados escravistas do mundo. Acredita-se que 4 milhões de escravos tenham sido importados da África para o Brasil quando isso era permitido por aqui.




Religião

papa_francisco_0

Apesar do crescimento do número de evangélicos e de pessoas que não possuem nenhuma filiação religiosa, o Brasil ainda é o maior país católico do mundo. Em torno de 130 milhões de pessoas se declaram católicos e vivem sob a jurisdição do Papa.




Capital fora da Europa

corcovado-mountain-and-christ-redeemer-statue-half-day-tour-in-rio-de-janeiro-128058

Uma das coisas mais estranhas da história do mundo político ocorreu no Brasil e não estamos falando do Mensalão nem da Lava-Jato. Em 1763, a capital do Brasil era Salvador, mas acabou sendo movida para o Rio de Janeiro. Até aí tudo bem, mas foi em 1808 que as coisas ficaram estranhas.

Portugal estava sendo invadido por Napoleão e a família real portuguesa precisava se esconder. Nessa fuga, eles escolheram o Brasil, mais precisamente a cidade do Rio de Janeiro e transferiram a capital de Portugal oficialmente pra cá. Entrando para a história como a primeira e única capital Europeia fora da Europa.

  1. Lynn Rock

    3 de janeiro de 2016 em 05:01

    essa última bugou meu cérebro..

  2. Jose Carlos

    1 de janeiro de 2016 em 18:03

    130 milhões de católicos, mas a metade nunca foi a uma missa,rs.

  3. Jeff_Silveira

    31 de dezembro de 2015 em 10:33

    O oxigenio que a amazonia produz de dia ela consome durante a noite, o verdadeiro pulmão do mundo são as algas dos oceanos

  4. FunkyMiniluaCat

    30 de dezembro de 2015 em 21:58

    HueBR!!!

  5. Franciely de Paula

    30 de dezembro de 2015 em 13:36

    Acho que as pessoas de outros países que não conhece o Brasil deve pensar que o Brasil e uma enorme floresta e todos nois somos índios, olha só no último filme da saga crepúsculo( esqueci o nome) veio pessoas de todo o mundo ajudar e quando apareceu os brasileiros eram índios… Kkkkk

    • Beto Ranger Verde

      26 de janeiro de 2016 em 07:43

      Mas na boa, todos vocês do sul, sudeste e centro – oeste pensam a mesma coisa do Amazonas, serio, isso já cansou, não apenas do Amazonas, mas de outros estados da região norte também, a não ser o Para, que acham o único estado civilizado, nada meu, estamos anos luz a frente deles em desenvolvimento, EM TODAS AS ÁREAS !!!

  6. Luis Paracelos Matarucco

    30 de dezembro de 2015 em 09:55

    ei espera a amazonia não faz diferença alguma pro oxigenio no planeta a maior diferença dele é a chuva pq o que produz oxigenio pro planeta principlamnete é as algas marinhas

  7. Willyam Ricardo

    30 de dezembro de 2015 em 01:15

    O Brasil tbm é conhecido por ser um país muito zuero , (mas tbm só vive na merda , melhor sorrir do que chorar ).

  8. Caciano

    29 de dezembro de 2015 em 23:08

    “produtora de oxigênio do mundo”? a floresta amazônica? não são as algas que produzem maior parte do oxigênio?

    • Alef Rodrigues

      5 de janeiro de 2016 em 13:35

      la no texto so fala que de todas as florestas a amazonica e a que produz mais oxigenio

    • Mary

      30 de dezembro de 2015 em 14:08

      as algas estao espalhadas por todo o oceano,em diferentes continentes.. mas a floresta amazonica esta concentrada em um mesmo lugar,eh uma unica floresta

      • Milbin Kast

        30 de dezembro de 2015 em 16:49

        De qualquer modo as algas que produzem a maior parte do oxigênio do mundo, a amazônia já é uma floresta velha e florestas velhas produzem muito menos oxigênio do que florestas mais jovens.

  9. Gato Endiabrado

    29 de dezembro de 2015 em 21:17

    Me pergunto quais são as primeiras coisas que os gringos pensam do Brasil, depois de Carnaval e do Rio de Janeiro (Cristo Redentor na verdade). Será que eles pensam que aqui é diferente, todo mundo animado? Que somos diferente dos E.U.A. (que muita gente nem sequer se comunica direito por causa de celular etc.) e acabam se decepcionando? Que o Brasil só é mais um país normal?
    Nossa, que viagi.

    • Fulano Ciclano

      30 de dezembro de 2015 em 05:33

      To nos EUA a 6 meses de intercambio. Todos acham que eu sei sambar e falar espanhol. Quando comeca a tocar musica em espanhol na radio me perguntam a letra. Quando eu falo que no Brasil voce nao pode andar com o celular na mao pela rua sem ser roubado, ninguem acredita. Aqui nao se usa senha no cartao de credito, basta entregar o cartao pro garcom que ele mesmo vai ate o caixa e paga pra voce, ninguem te rouba ou altera o valor a ser pago. Mas o pior de tudo… meu Deus, cara… AQUI NAO TEM PASTEL! COMO UM PAIS CONSEGUE VIVER SEM PASTEL? SDDS TIOZAO DA FEIRA E PASTEL DE FLANGO

  10. chapolim do mal

    29 de dezembro de 2015 em 21:10

    O país que serviu de lixeira para Portugal e depois de casa, serviu de lixeira para a França e depois de base para os EUA e depois de experimento militar e agora é um braço do bolivarianismo sulamericano, país conturbado, com certeza é.

    • Carla

      30 de dezembro de 2015 em 18:00

      Só li verdades.

  11. Hitsugaya Toushirou

    29 de dezembro de 2015 em 21:01

    Para enriquecer os seus conhecimentos sobre a origem do nome “Brasil” sugiro que pesquisem no google(Bing, V9, Ask, sei lá) “Hy-Brazil” que é uma ilha mitológica da Irlanda que veio muito antes de 1500. Sugiro ao Minilua também fazer um post sobre o tema(Se já não tiver um, claro), pois é muito interessante.

    • Carla

      30 de dezembro de 2015 em 18:05

      Citaram a teoria que é mais aceita, mas poderiam ter citado isso também e se eu não me engano acho que tem alguma coisa sobre Hy-Brazil aqui no minilua.

      • Carla

        30 de dezembro de 2015 em 18:07

        Não acho que li em outro lugar mesmo kkk faz muito tempo

  12. André Silva

    29 de dezembro de 2015 em 20:49

    Interessante!

20 Comentários
mais Posts
Topo