Minilua

Incríveis fatos sobre os buracos negros #2

Os buracos negros são algumas das coisas mais estranhas de todo o Universo, pois, além de serem invisíveis, eles também são capazes de destruir tudo que passa por perto! Nem mesmo a luz consegue escapar desses monstros gravitacionais.

Quem quiser saber mais como eles funcionam pode clicar aqui ou conferir algumas curiosidades:

Um sol ao avesso

Muitas pessoas acreditam que os buracos negros são, de fato, buracos, mas eles se parecem mesmo com estrelas. Assim como a maior parte dos corpos celestes no Universo, os buracos negros são redondos, como bolas, e giram como um planeta. Eles dão a impressão de serem buracos para o nada, por não emitirem luz, porém eles são corpos que ocupam espaço tridimensional.

Pais do Universo

Com o crescimento da tecnologia, cada vez mais, nós podemos estudar os buracos negros e entender como eles funcionam. Por isso, muitos cientistas acreditam que eles possam ser a resposta para um dos maiores mistérios da humanidade: De onde vem o Universo?

Algumas teorias modernas acreditam que os buracos negros possam ser pequenos universos, ou seja, cada um deles, quando surge, cria um novo universo. Mas, obviamente, essas teorias ainda precisam de mais estudos e provas, mesmo sendo promissoras para explicarem muitas coisas.

Adeus, leis da física

Podemos dizer que existem duas certezas nesse mundo: A morte e as Leis da Física. Mas a morte provavelmente será burlada no futuro. Contudo, dentro de um buraco negro, acredita-se que as leis da física, como conhecemos, parem de funcionar.

Lá dentro existe matéria tão compactada que as forças gigantescas da gravidade e o tamanho infinitesimal dos objetos criam um distúrbio tão grande que é capaz “anular” as leis da física. Pode ser que lá dentro, até mesmo o tempo pare de fluir.

Morrendo no buraco

Claro que ninguém se atirou em um buraco negro para testar, mas os astrofísicos acreditam que uma morte causada por um deles pode ser uma das coisas mais malucas de todo o Universo observável.

Se uma pessoa “cair” com os pés virados para o buraco negro, ela poderá ver seu corpo sendo esticado ao infinito, antes de morrer. Segundo o conhecimento atual, o tempo passa de maneira muito mais lenta perto dos buracos negros, por isso, depois que as pernas de uma pessoa passam pelo horizonte de evento, ela pode ver seu corpo sendo esticado, até ser apenas uma carreira de átomos. Contudo, esse processo seria muito, muito lento, afinal o tempo se “arrasta” perto de grandes gravidades. Assim, qualquer pessoa tragada pelo buraco teria a chance de ver seu corpo sendo destruído lentamente, enquanto os segundo se esticam também.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/