Minilua

Incríveis fatos sobre o cérebro humano

O cérebro humano é uma das estruturas mais complexas e estranhas do Universo, que possui algumas características surpreendentes:

Gordura

Pelas capacidades do cérebro, todo mundo deve pensar que ele é uma máquina bem afiada e em ótima forma, mas não. O cérebro humano é, basicamente, uma bola de banha!

Segundo neurocientistas, o cérebro tem 60% de sua massa composta de gordura, sendo um problema quando o corpo não consegue fornecer isso. Algumas doenças mentais estão ligadas diretamente a quantidade de gordura no cérebro.

Abrindo a cabeça

Quando batemos em alguma coisa, automaticamente sentimos algo, mas como se diz por aí “a dor é psicológica”. A dor é uma reação do cérebro respondendo as terminações nervosas onde houve o impacto. Porém, o mais estranho disso é que se a impacto for no cérebro, a pessoa não sente nenhuma dor.

Apesar de ser o responsável pela criação da sensação de dor, o cérebro não possui os receptores nervosos necessários para senti-la.

Energia

O cérebro humano é um devorador de recursos, apesar de representar apenas 2% do peso humano, ele consume 20% do oxigênio corporal.

A capacidade de geração de energia do cérebro é tão boa, que ele é capaz de acender uma lâmpada de 25 watts sem problema.

O poder

Muito se fala que as pessoas tendem a mudar quando chegam a posições de poder. Isso não é história, é algo provado cientificamente.

Segundo Sukhvinder Obhi, neurocientista da Wilfrid Laurier University, em Ontário, quando alguém ganha uma posição de mais poder, mesmo que seja uma pequena mudança, o cérebro começa a mudar sua maneira de agir. O resultado do estudo feito por Obhi mostrou que pessoas mais poderosas tem um senso de empatia menor. Isso acontece sem que a pessoa se quer note, é algo que o cérebro faz automaticamente.

Experiências pessoais

Quando algum cientista faz uma descoberta, ele precisa criar algum teste para demonstrar seu achado para os outros. Isso ocorre pois nosso cérebro é extremamente suscetível a erros.

Um erro clássico do cérebro são ilusões como essa:

As linhas horizontais parecem curvadas, mas elas são perfeitamente retas. Isso ocorre devido a uma falha de interpretação do cérebro. Por isso, experiências pessoais não demonstráveis não são levadas a sério na ciência, afinal se uma simples imagem pode enganar um cérebro, diversas outras coisas também.