Minilua

Incríveis fatos sobre as corujas

As corujas são alguns dos animais mais legais do mundo, com seus olhos grandes, sua cabeça que vira para todos os lados e aquela carinha bonitinha. Por isso vamos conhecer um pouco mais esses bichos interessantes:

Virando a cabeça

Existem corujas de todos os tipos, tamanhos e cores nesse mundo, mas uma caraterística que todas tem é a capacidade de virar a cabeça 270º. Para realizar isso, elas tem um sistema especial de vertebras no pescoço, que totalizam 14, o dobro de outras aves. Além disso, elas tem um esquema de veias diferente, pois quando viram a cabeça totalmente, pode faltar sangue no cérebro, por isso elas podem armazenar sangue em compartimentos especiais.

Canibalismo

Aposto que você jamais imaginou, mas as corujas praticam o canibalismo, ou seja, comem outras corujas. Claro que elas não comem suas companheiras da mesma espécie, porém as corujas grandes comem as menores e acredita-se que algumas espécies podem acabar sendo extintas devido a isso.

Olhos travados

Aquele negócio de virar a cabeça para todos os lados tinha que ter alguma explicação e aqui está ela: Os olhos das corujas não se mexem.

Os olhos das corujas são tubulares, o que não deixa que eles se movam, mas dá a elas um foco melhor, como se fosse uma luneta, e ajuda na caça. Só que isso tem seu problemas, pois sua visão fica limitada ao movimento da cabeça.

Caçando com corujas

Você já deve ter ouvido falar do esporte chamado falcoaria, onde pessoas criam falcões enormes para caçarem por eles (não sei porque chamam isso de esporte, afinal é a ave que faz o esforço). O mesmo treinamento dado aos falcões pode ser feito com as corujas. Uma delas bem treinada é capaz de capturar e trazer até seu dono coelhos e diversos outros animais de pequeno porte.

A arte do silêncio

As corujas são, em geral, aves caçadoras e para realizar bem essa tarefa, sua maior arma é o silêncio.

As corujas conseguem ficar paradas em total silêncio por muito tempo e seus ouvidos são apuradíssimos. Elas possuem penas especiais que fazem o barulho do ar não afetar sua audição, além disso, elas possuem um design de asas que permite o voo sem fazer barulho, criando a oportunidade de chegarem até as presas sem serem ouvidas.

Até mesmo os ouvidos das corujas são especiais. Em algumas espécies, eles ficam em alturas e posições diferentes na cabeça, dando a elas a capacidade de ouvir em várias dimensões.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/