Minilua

Incríveis fatos sobre a Europa

O Velho Continente é o lugar mais influente da história moderna. Muitos das coisas que fazemos ou temos são de origem europeia, afinal foi lá que as civilizações modernas nasceram. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais desse extraordinário continente.

O continente

Teoricamente, a Europa e a Ásia são apenas um continente, pois não existe uma separação clara entre os dois. Essa ideia de divisão surgiu com alguns geógrafos gregos, que enxergavam o Velho Mundo como estando a parte da Ásia. A ideia sobreviveu pelos séculos seguintes, apesar dos limites entre os dois terem sofrido diversas mudanças. Somente no século XIX que tudo ficou decidido e as fronteiras foram definidas.

Lugares mais visitados

A Europa é o lar da história. Foi lá que aconteceram alguns dos fatos mais marcantes da história recente da humanidade. Por isso, o mundo inteiro adora vistar o Velho Continente e absorver um pouco do passado. Contudo, a atração turística mais visitada da Europa não é uma cidade clássica ou local histórico, mas sim o parque da Disney em Paris.

Mesmo assim, dos 10 países mais visitados do mundo, a Europa aparece nas sete primeiras posições, sendo a dona da primeira posição com a França e a terceira com a Espanha. Um dos destaques de visitação da Europa é a Escócia. Segundo o governo local, todos os anos 7 milhões de pessoas vão ao país apenas para visitar o famoso Lago Ness, na esperança de verem o misterioso monstro que vive por lá…

A cidade de dois continentes

A Europa faz divisa com a Ásia e também a África, mas essas divisões são tão tênues, que a famosa cidade de Istambul está em dois continentes ao mesmo tempo. A cidade ocupa as duas margens do estreito de Bósforo, sendo a única do mundo a ter tal característica multicontinental.

O maior e o menor

A Europa tem desde países pequenos, até a gigante Rússia que, apenas em sua parte europeia, ocupa 40% desse continente. Ao mesmo tempo, a Europa é lar de pequenos países, como Luxemburgo. Mas o menor de todos é a famosa Cidade Estado do Vaticano. Esse local histórico possui 0,44 quilômetros quadrados e tem apenas 800 habitantes.

A cidade do Vaticano é o que restou do grande Império que a Igreja Católica possuía na Idade Média. Tanto que até 1929, a Igreja simplesmente se negava a aceitar algo tão pequeno para ter como sua sede. Mas naquele ano, o Papa Pio XI acabou se acertando com o ditador Mussolini e aceitou o pequeno pedaço de chão para ser a sede do Cristianismo católico.

Países

França, Itália, Inglaterra, Holanda, enfim, existem muitos países conhecidos na Europa, mas esse continente possui um grande número de países menores, que muitas pessoas desconhecem. Ao total, existem 47 países no Velho Continente, com destaque para alguns nomes poucos lembrados: Liechtenstein, Letônia, Andorra, Malta e Luxemburgo.

Religião

A Europa é o berço do cristianismo. Foi ali que essa religião ganhou força e se tornou a mais popular do Ocidente. Mesmo assim, em países do leste Europeu, o predomínio é islâmicos. Apesar de ter grande influência religiosa, atualmente a Europa é o continente mais secular do mundo, ou seja, a maior proporção de pessoas ateias ou sem religião ficam na Europa.