Minilua

Incríveis fatos sobre as girafas #1

Além de simpáticas, as girafas são alguns dos seres mais interessantes do mundo, com seus pescoços grandes e suas características únicas.

Acasalando

A vida de um “girafo” não é nada fácil, pois as fêmeas dessa espécie não acasalam durante a gravidez, que dura 15 meses, além disso, elas só ficam no cio em um período muito curto, a cada duas semanas.

É na hora de saber se a fêmea está pronta para acasalar que as coisas ficam realmente estranhas. O macho precisa beber o “xixi” dela! Dependendo do gosto dessa bebida nada comum, ele sabe se pode acasalar ou se bebeu urina por nada.

Girafas e a NASA

Essa dupla improvável é muito importante para nossas viagens espaciais. Quando um astronauta fica muito tempo longe da Terra, seu corpo sofre com a falta de gravidade. Isso acarreta problemas de circulação, principalmente nas pernas, pois, com a falta de gravidade, as veias de lá acabam ficando preguiçosas.

As girafas bebês conseguem, quase que imediatamente, ficar em pé. Isso ocorre pois elas tem um sistema de inflação das veias que gera uma firmeza. Vendo isso, a NASA criou uma máquina que coloca as pernas dos astronautas em vácuo, esticando as veias e depois as apertando. Assim elas não ficam preguiçosas e tudo dá certo na volta à Terra.

Bebendo

Um ser com um pescoço e as pernas tão grandes, obviamente, teria grandes problemas para beber água. Por isso as girafas tiveram que passar por uma grande adaptação, pois ir até a beira de um lago, abrir as pernas e dobrar o pescoço, lhes deixava em uma posição totalmente vulnerável. Por isso, as girafas tiram todo o líquido que precisam das plantas que comem, tendo que beber água no máximo uma vez por dia. Só que para sobreviver com tão poucos líquidos, elas tiveram que abrir mão de algumas coisas, como por exemplo: elas não suam e seu corpo se adapta sozinho a temperatura do ambiente, não importando qual seja.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/