Minilua

Incríveis fatos sobre as girafas #3

Além de simpáticas, as girafas são uns dos seres mais interessantes do mundo, com seus pescoços grandes e suas características únicas.

Boquinha de girafa

As girafas possuem línguas surpreendentemente longas, tendo até 50 centímetros. E como ela fica a maior parte do tempo fora da boca, sua coloração é azul escura, o que ajuda na proteção contra os raios solares.

O lábio superior da girafa, combinado com a super língua, consegue criar uma espécie de mão, dando ao animal a capacidade de pegar coisas com a boca, o que é de extrema importância na hora da alimentação. O interior da boca da girafa também é diferente, possuindo uma camada extra, que a protege contra espinhos e outros possíveis problemas, como gravetos e insetos.

Cores e cheiro

Uma das mais chamativas características das girafas são seus pelos, que formam padrões em tons amarelos e marrons, numa espécie de quebra cabeça. Em cada ser dessa espécie o padrão é diferente, por isso as manchas podem ser consideradas impressões digitais. Outro fato legal é que esses padrões variam de região para região, dessa maneira é possível saber de onde determinada girafa veio, apenas observando suas manchas.

Por ser muito grande, a girafa é vulnerável ao ataque de insetos e outros bichos. Por isso a natureza criou uma defesa interessante e diferente. Toda girafa expele uma grande quantidade de substâncias químicas, responsáveis por manter seres indesejáveis longe, só que essas substâncias são extremamente fedorentas. Uma girafa velha pode ter seu cheiro sentido a uma distância de 250 metros! Melhor ficar longe.

Antenas

Depois de muitos pedidos, eis a explicação para as famosas antenas das girafas: Elas não são antenas! Isso mesmo, aquelas duas coisas na cabeça da girafa são, na verdade, ossos cobertos de pele. Os biólogos não sabem exatamente para o que eles servem, mas sabem que são herança dos antepassados das girafas, que possuíam uma galhada, semelhante aos veados. Com o passar do tempo, os chifres foram diminuindo, até o tamanho atual, dando a impressão de que elas possuem antenas.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/