Minilua

Incríveis fatos sobre a Grande Muralha da China

Quando seu país é ameaçado por inimigos, existem duas opções: lutar bravamente ou fazer um murro gigante e se esconder. Os chineses, que não são nada bobos, escolheram a melhor opção e fizeram a maior construção humana de todos os tempos.

Antiga

A China, desde seus primórdios, teve problemas com povos do norte, que tentavam invadir seu território. Para sanar esse problema de maneira prática, eles iniciaram a construção de uma grande muralha. No início foi tudo muito modesto, mas o projeto cresceu com o tempo, mantido por todos os imperadores que vieram na sequência.

A construção, que iniciou no ano 220 a.C., durou dezoito séculos! Ao final, ela estava com 6276 quilômetros construídos, mas seu tamanho total, que leva em conta montes e outras proteções naturais em certos trechos, tem 8851 quilômetros. Ou seja, percorrer toda a muralha é quase a mesma distância de atravessar o Brasil de norte a sul duas vezes!

Nem tudo é maravilha

Uma construção dessa idade e com todo esse tamanho, gera muitos gastos, por isso a maior parte dela está em total abandono. A coisa ficou tão feia em alguns lugares, que o próprio governo permitiu que os cidadãos pegassem tijolos da muralha para construir sua casa.

Tudo diferente

Como ela levou muito tempo para ser construída, a Grande Muralha tem diversos tamanhos, formatos e materiais. No seu ponto mais alto, ela mede 8 metros e a maior largura chega aos 10 metros.

Construtores

Por diversos séculos, a muralha foi construída e milhares de pessoas trabalharam por lá. A estimativa diz que pelo menos 800 mil trabalhadores participaram dessa construção. São tantos, que o local é chamado de maior cemitério do mundo, pois muitos que morriam durante a construção eram enterrados nas fundações.

Lenda

A Grande Muralha da China é cercada de lendas e mitos. A mais famosa de todas fala de uma dama chamada Meng Jiang Nü, que tinha um marido trabalhando na muralha. Quando foi procura-lo no inverno, a mulher descobriu que seu amor havia morrido. Seus restos mortais, assim como os de muitos outros, foram parar dentro das fundações da muralha.

Reza a lenda, que a lamúria dela foi tão grande, que a muralha cedeu e devolveu a mulher os ossos de seu marido. Essa lenda é tão famosa que existe um monumento em homenagem a esposa que buscou seu marido do meio dos tijolos da Grande Muralha da China.

Outra lenda, bem popular no Ocidente, diz que a Muralha pode ser vista da Lua, mas isso não é a realidade. Na verdade, nem mesmo da órbita de nosso planeta a muralha chega a ser visível Alguns relatos de astronautas na ISS sobre uma suposta visualização da muralha foram desmentidos, pois eram enganos.