Minilua

Incríveis fatos históricos #2

A história da humanidade é fascinante, cheia de reviravoltas, descobertas, guerras e fatos incríveis, que você vai conhecer um pouco mais agora:

Dinamite e paz

O Prêmio Nobel, uma das maiores honrarias que uma pessoa pode ganhar, foi criado por Alfred Nobel. Ele foi o inventor e engenheiro químico, que criou a dinamite. Graças a esse trabalho, Alfred ficou milionário, mas não queria levar para a tumba a fama de assassino, por causa de sua grande invenção, assim ele criou o prêmio Nobel da Paz.

Nazista americano

Henry Ford é uma das figuras mais importantes do século XX, pois ele, apesar de não ter inventado o automóvel nem a linha de montagem, foi o primeiro empresário a colocar em prática tal processo na fabricação de carros, fazendo com que o automóvel virasse algo acessível a todos.

Seu grande feito foi reconhecido por Hitler, que cedeu ao influente americano a medalha Grand Cross of the Supreme Order of the German Eagle (Grã-Cruz da Ordem Suprema da Águia Alemã). E foi com a ideia de Ford que os nazistas criaram suas fábricas de guerra, que depois acabaram sendo usadas contra os americanos.

Cumprimento militar

Praticamente no mundo todo, as pessoas envolvidas com o exército se cumprimentam da mesma maneira: Levando a mão até a testa. Mas de onde será que isso surgiu?

Essa forma de saudar as pessoas vem de outro movimento, que era usado para a identificação de amigos. Antigamente, os soldados usavam armaduras de corpo inteiro, o que incluía um elmo fechado. Para que pessoas do mesmo “time” se reconhecessem, eles levantavam a viseira, em um movimento de levar a mão até a testa, e foi dessa maneira que surgiu o cumprimento militar moderno.

Vida

Os seres humanos, que hoje em dia conseguem viver mais de 80 anos, com certa facilidade, nem sempre tiveram uma vida tão longa assim.

Contando alguns dos primeiros registros de humanos no mundo, ainda no período chamado Paleolítico Superior, a expectativa de vida era de 33 anos. Depois disso, a coisa foi piorando e, na Roma Antiga, ela ficava perto dos 20 anos de idade.

Na Idade Média era normal alguém viver até os 30, mas quem conseguia chegar aos 21 tinha boas chances de ter mais 43 anos de vida, totalizando 64. Ainda no início do século XX, a expectativa de vida era de 30 anos. Somente após o fim das grandes guerras e os avanços da medicina que, em 2010, a expectativa de vida de um ser humano médio chegou aos 67 anos (e continua aumentando).